reprodução automática próximo vídeo em 5s

Adolescente agride professor judeu no sul da França 'em nome de Alá'

Um professor judeu foi ferido nesta segunda-feira (11) em uma rua de Marselha (sul da França) por um adolescente armado com um facão e que reivindicou sua ação em nome de Alá e a organização Estado Islâmico (EI), informou o procurador Brice Robin.

O adolescente, de nacionalidade turca e de origem curda, que completará 16 anos na próxima semana, afirmou que agiu em nome do Daesh (acrônimo em árabe para o EI), afirmou o procurador, acrescentando que essa reivindicação ocorreu no momento da detenção e não da agressão.

Este foi claramente um ataque antissemita, com uma forma de premeditação, disse, indicando que o perfil do jovem parece ser o de uma pessoa radicalizada por meio da internet. A justiça de Marselha abriu uma investigação por tentativa de homicídio por motivos religiosos e apologia ao terrorismo.

O adolescente atacou o professor, que usava um quipá (tipo de chapéu usado por judeus), ferindo-o levemente nas costas e na mão, segundo testemunhas. A vítima é um professor de 35 anos que leciona no Instituto Franco-hebraico, informou Zvi Ammar, presidente do Consistório israelita de Marselha.

O autor do ataque fugiu deixando a arma na cena do crime, mas foi parado dez minutos mais tarde pela polícia. Trata-se de um indivíduo muito perturbado, mas que reivindicou abertamente seu ato, que pode ser descrito como antissemita, declarou uma fonte próxima ao caso. Ele não parece estar em todas as suas faculdades, acrescentou outra fonte próxima à investigação.

O ministro do Interior, Bernard Cazeneuve, e o primeiro-ministro francês, Manuel Valls, expressaram indignação com o ato, que chamaram no Twitter de uma agressão antissemita