reprodução automática próximo vídeo em 5s

Associação defende universidade de graça; professor da Unicamp contesta

Em mais uma edição do Fla-Flu, programa semanal da TV Folha que traz personalidades com opiniões divergentes sobre um mesmo tema, Tamara Naiz, presidente da Associação Nacional de Pós-Graduandos, e Leandro Tessler, físico da Unicamp responsável pelo programa de ação afirmativa da universidade, discutiram o pagamento de mensalidades em universidades públicas.

O debate teve base na declaração do novo ministro de Educação Mendonça Filho (MEC), que, em um de seus primeiros posicionamentos desde que assumiu a pasta, disse que o governo apoia a cobrança de mensalidades em universidades públicas. A afirmação repercutiu no meio acadêmico.

Hoje, as cerca de cem universidades estaduais e federais brasileiras são gratuitas, mas oferecem alguns cursos pagos de extensão e de pós-graduação. A regulamentação dessa cobrança de mensalidades está em discussão na Câmara dos Deputados desde 2014.

Há também um projeto no Senado --de 2005, ressuscitado em 2015-- que tenta estabelecer o pagamento de mensalidades já na graduação por estudantes que tiverem condição de pagar.

O Fla-Flu desta semana foi mediado pela jornalista Sabine Righetti.