reprodução automática próximo vídeo em 5s

Democracia do Brasil deve evitar solução extrema, diz professor de Harvard

Michael Sandel, 64, professor de filosofia política na Universidade Harvard, nos EUA, afirma que a democracia brasileira deve olhar para outros países e evitar soluções extremistas para seus impasses.

“Acho que é importante olhar o mundo para observar os erros de algumas sociedades democráticas na direção de soluções extremistas, nascidas de raiva e ressentimento, e tentar resistir a isso no Brasil, tentar criar um tipo de debate forte o suficiente entre os cidadãos para que o Brasil não seja vítima de soluções raivosas e extremistas que vemos brotar em algumas outras sociedades democráticas pelo mundo”, afirmou.

“Eu espero, e acredito, que o Brasil será capaz de vencer esse desafio.”

Um dos professores mais populares de Harvard, Sandel visitou o Brasil em 2014 e no fim do ano passado, quando participou do programa de Luciano Huck, visitou favelas e palestrou no Supremo Tribunal Federal.

Ele também é autor de livros como “Justiça” e “O Que o Dinheiro Não Compra”, e um de seus cursos em Harvard pode ser visto gratuitamente na internet.

A entrevista faz parte da série Diálogos que Conectam, produzida pela Um Brasil, plataforma de conteúdo idealizada pela FecomercioSP (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo) em parceria com a Brazil Conference, evento realizado por alunos brasileiros da Universidade Harvard e do MIT (Massachusetts Institute of Technology), nos EUA.

A edição deste ano, da qual participou Sandel, foi realizada nos dias 7 e 8 de abril.