reprodução automática próximo vídeo em 5s

Diversificar vira estratégia para investir no turbulento 2016, afirma estra

Investir em 2016 vai exigir mais esforço da pessoa física, que terá que diversificar mais suas aplicações para evitar que seus recursos sejam atingidos por turbulências no mercado financeiro. A avaliação é de Julio Callegari, estrategista e chefe da equipe de renda fixa no Brasil da J.P. Morgan Asset Management.

Essa diversificação passa por alocar parte do dinheiro em ativos no exterior. Hoje, há fundos no Brasil que oferecem essa opção para o pequeno investidor, mas ainda são poucos, diz Callegari. Outra dica é colocar na carteira produtos que se beneficiem do aumento de juros no país, como títulos públicos ou fundos que tenham esses papéis no portfólio. Com a inflação pressionada, a leitura é que o Banco Central terá que promover novos aumentos de juros para conter o aumento de preços.

Por fim, será preciso ficar atento às movimentações de mercado para que qualquer notícia não afete os investimentos feitos. Confira outras dicas e o cenário traçado pelo estrategista da J.P. Morgan Asset Management para 2016.