reprodução automática próximo vídeo em 5s

Em ano instável, investidor deve aplicar parte em moeda estrangeira

Com o dólar superando R$ 4 na primeira sessão do ano, o investidor que quiser proteger seu patrimônio deve colocar parte de seus recursos em aplicações com exposição a moedas estrangeiras, como fundos cambiais ou multimercados. A orientação é do planejador financeiro Valter Police Junior, que destaca que, apesar das perspectivas de valorização para o dólar e o euro neste ano, esse tipo de investimento deve ser visto como proteção por quem tem algum tipo de gasto previsto no exterior, como viagem ou mesmo estudos planejados.

Para a Bolsa, a projeção é de novo ano ruim. No entanto, quem pensa em comprar ações não deveria se pautar nas expectativas de analistas, destaca Police. Como a aplicação é de longo prazo, a ideia é adquirir os papéis aos poucos, de forma a aproveitar uma eventual valorização no futuro.

A recomendação geral para 2016 é organizar as contas e montar uma reserva financeira. Com a inflação na casa de dois dígitos e o desemprego subindo, é preciso ter dinheiro para enfrentar uma perda da renda de algum membro da família. Confira no vídeo outras orientações do planejador financeiro.

Leia mais reportagens de Mercado