reprodução automática próximo vídeo em 5s

Em tempos de crise, mesada e cofrinho ajudam a educar os filhos

Dar mesadas é uma maneira eficaz de educar os filhos em relação ao dinheiro, mas é apenas uma delas. A afirmação, da especialista em educação financeira Cássia D’Aquino, ganha importância em tempos de crise econômica no Brasil.

Tema de transmissão da TV Folha, essa educação dos pequenos com o dinheiro pode contemplar também as semanadas, segundo Cássia, mas sempre havendo um comum acordo entre os pais.

Quando bem dosado, o ato de dar mesada pode ser muito bom, completa a especialista, que ainda recomenda a idade certa da criança começar a ganhá-la: por volta dos 6 anos, pois nessa fase elas têm um interesse especial em aprender as coisas, é um momento psíquico bastante propicio para que comecem a se organizar.

Cássia ressalta, no entanto, a importância de se anunciar o porquê do início da mesada ao filho.

É preciso que a criança entenda que há uma intenção didática no ato, diz.

A mesa, transmitida ao vivo nesta segunda-feira (9), também teve a participação das repórteres de Mercado Danielle Brant e Deise Oliveira.

Outro método educacional citado por Cássia é o uso de cofrinhos. Segundo ela, o importante item precisa ter uma saída, um acesso à parte interna, para que a criança possa controlar as quantias acumuladas, além de aprender a hora certa de trocar moedas por cédulas.