reprodução automática próximo vídeo em 5s

Pais deveriam estar felizes com reorganização da escola, diz ex-secretária

A reorganização das escolas estaduais, ação em curso pelo governo paulista, permitirá atendimento melhor aos alunos da rede, afirma a ex-secretária de Educação do Estado Rose Neubauer.

O governo Geraldo Alckmin (PSDB) pretende em 2016 diminuir o número de escolas que atendem a mais de uma etapa de ensino. A ideia é que o colégio abrigue, sempre que possível, alunos do 1º ao 5º ano, outro do 6º ao 9º ano, outro do ensino médio.

Para isso, alunos terão de mudar de escola, o que tem causado protestos de estudantes, pais e professores. Um dos temores é que haja fechamento de unidades ou que os alunos tenham de se deslocar muito para chegar ao novo colégio.

Neubauer, titular da Educação na gestão Mario Covas (PSDB), afirma que a escola dá melhores condições aos alunos se for especializada em uma etapa. Se tem alunos pequenos, pode deixar trabalhos expostos, materiais de alfabetização na sala, o que ajuda muito os estudantes. Se em outro turno vêm estudantes mais velhos, o material pode ser danificado.

As escolas particulares também têm essa separação. Entendo que os pais com filhos na rede estadual deveriam estar felizes com a mudança.

Saiba Mais