reprodução automática próximo vídeo em 5s

Para especialistas, banco central americano deve subir juros só em dezembro

O adiamento do aumento de juros nos Estados Unidos, decidido na reunião desta quinta-feira (17) do comitê de política monetária do Federal Reserve (Fed, banco central americano), jogou as apostas de elevação para dezembro. Essa é a avaliação de André Perfeito, economista-chefe da Gradual Investimentos, e de Raphael Figueredo, analista da Clear Corretora.

Segundo os especialistas, embora a economia americana já esteja mostrando fortes sinais de recuperação, o exterior preocupa, com a desaceleração da China na mira dos membros do Fomc (Comitê Federal de Mercado Aberto, na sigla em inglês). O aumento dos juros nos EUA, quando ocorrer, deve atrair investimentos hoje alocados em países emergentes.

Para perfeito, os economistas esperam que a elevação seja gradual e que o Fed avalie os impactos da alta antes de aumentar novamente a taxa.

Enquanto isso, com o cenário político instável no Brasil, os investidores em busca de uma remuneração maior podem migrar para emergentes como a Índia, como avalia Figueredo.

Mesmo pagando atualmente juros acima de 14% ao ano, o Brasil só se tornaria novamente uma opção atraente quando resolvesse os impasses entre o Congresso e o Executivo.