reprodução automática próximo vídeo em 5s

PT falhou ao dar subsídio sem definir metas, diz professor do MIT

O cientista político e diretor do programa MIT-Brazil, Ben Ross Schneider, avalia que as políticas de incentivo econômico das gestões do PT no governo federal (2003-2016), apesar de corretas nas intenções, falharam por terem sido mal implementadas.

Houve uma tentativa dos governos do PT para promover muito a área de tecnologia, pesquisa e desenvolvimento, política industrial, mas a implementação deixou algumas falhas, afirmou. Foram muitos subsídios que foram gastos sem pensar exatamente na meta que iriam alcançar.

Na entrevista, Schneider diz ainda que a desigualdade é um dos principais obstáculos ao desenvolvimento do Brasil. O professor avalia que, mesmo com programas sociais como o Bolsa Família, a redistribuição de renda como proporção do PIB é muito baixa no país.

Como exemplo, cita a Previdência Social. O que chama muito minha atenção é que o gasto total da Previdência é muito maior que nos outros países, então já é fora de um patamar normal. Mas pior que isso é que dois terços de todo o gasto vão para os 20% mais ricos do Brasil. É uma redistribuição perversa.

A entrevista faz parte da série Diálogos que Conectam, produzida pela Um Brasil, plataforma de conteúdo idealizada pela FecomercioSP (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo) em parceria com a Brazil Conference, evento realizado por alunos brasileiros da Universidade Harvard e do MIT (Massachusetts Institute of Technology), nos EUA. A edição deste ano, da qual participou Schneider, foi realizada nos dias 7 e 8 de abril.