reprodução automática próximo vídeo em 5s

Publicidade com youtubers tem que ser mais focada, diz diretor de agência

As empresas estão focando demais em fazer publicidade através de influenciadores digitais de peso e deveriam dar mais atenção àqueles que têm uma rede menor, mas possuem mais relação com o produto.

A opinião é de Manoel Fernandes, diretor da agência de comunicação Bites, durante a edição da Arena do Marketing que aconteceu na tarde desta quinta (8). O evento é uma parceria com a ESPM.

É a diferença entre fama e prestígio, diz ele. As empresas ainda estão muito orientadas à fama, buscando gente que tem milhões de seguidores. É mais interessante pra marca identificar um grupo que fala sobre um determinado assunto e atuar em cima dele.

Influenciadores digitais, nas palavras de Fernandes, são aqueles que têm capacidade de determinar alguma mudança de comportamento em seus seguidores através de ações na internet. A única diferença deles para os influenciadores do mundo real é que fazem esse convencimento com maior velocidade.

O publicitário diz que é melhor evitar dar tiros de canhão, com marketing feito via youtubers famosos, e planejar melhor a pulverização do conteúdo. Não é preciso gastar mais, é preciso gastar melhor.

Também participou da conversa o professor Vicente Martin Mastrocola, da ESPM. A mediação foi de Vera Guimarães Martins, repórter especial da Folha.