Liquidação

Black Friday: Como surgiu o dia das promoções

Dia de promoção

A Black Friday é uma ação promocional realizada por lojistas na quarta sexta-feira de novembro para aquecer o consumo e a venda de mercadorias, reforçando as vendas de final de ano e se preparando para o Natal.
Getty Images

Ação de Graças

O nascimento da Black Friday está ligado a outra importante data nos EUA: o Dia de Ação de Graças ("Thanksgiving"), feriado em que as famílias norte-americanas têm a tradição de se reunir, para agradecer, comer e ficarem juntas.
iStock

Popularidade

A liquidação de mercadorias após o feriado de Dia de Ação de Graças se tornou tradicional nos EUA durante o século 20, mas só passou a ser conhecida como Black Friday a partir das décadas de 1980 e 1990.
UOL

Crises na Bolsa

O termo Black Friday (literalmente "Sexta-Feira Negra" em inglês) não tem sua origem bem definida. Mas uma das versões populares diz que a expressão se referia originalmente a crises na Bolsa de Valores e foi usado pela primeira vez em 1869 por dois especuladores: Jay Gould e James Fisk.
Tony Gentile/Reuters

Sair do vermelho

Em português, Black Friday significa "sexta-feira preta". Em inglês, existe a expressão "to be in black" (estar no preto), que corresponde ao que chamamos no Brasil de "ficar no azul", ou "sair do vermelho", um balanço positivo do mercado.
Getty Images

Versão brasileira

O sucesso da Black Friday norte-americana chamou a atenção de lojistas de outros países e passou a ser incluída no calendário comercial locais. No Brasil, lojistas perceberam o potencial de vendas do dia e a Black Friday foi introduzida em 2010.
Estadão Conteúdo
Publicado em 27 de novembro de 2020.
Edição: Mariana Tramontina