Prepare-se para a eleição

O que você precisa saber antes de ir votar

Mudanças

Em meio à pandemia de covid-19, as eleições municipais deste ano enfrentam um grande desafio: diminuir as chances de propagação do coronavírus quando os brasileiros forem às urnas. Veja mudanças adotadas para que a votação ocorra com segurança sanitária no domingo (15/11).
TRE-RJ

Documento obrigatório

Assim como nas eleições anteriores, não será obrigatório apresentar o título de eleitor para votar, embora seja mais fácil localizar a seção eleitoral com o título em mãos. Para votar é preciso ter um documento oficial de identificação com foto.
Joao Wainer/Folhapress

Maiores de 60 anos

O horário das 7h às 10h será prioritário para pessoas com mais de 60 anos. Outros eleitores com menos de 60 anos que cheguem aos locais de votação nesse período não serão impedidos de votar, mas deverão aguardar ao final da fila ou em uma fila separada, respeitando a preferência.
Eraldo Peres/AP Photo

Fim da votação

O encerramento será às 17h. Mas os eleitores que estiverem na fila nessa hora poderão votar, após receberem uma senha, conforme nos anos anteriores. O fim da votação se dará só depois que todas as pessoas no local forem atendidas.
Getty Images

Sem acompanhante

A orientação do TSE é que os eleitores não levem crianças ou acompanhantes ao local de votação.
Sergio Moraes

Máscara obrigatória

Os eleitores deverão usar máscaras para votar. Quem estiver sem não poderá entrar no local de votação. O TSE disponibilizará 3,5 milhões de máscaras em seções eleitorais pelo país para quem não têm condições de comprar ou para aqueles que esquecerem de levar.
Reuters

Sem biometria

Não haverá identificação biométrica neste ano. O eleitor deverá apresentar o documento oficial com foto a 1 metro de distância do mesário e assinar o caderno de votação. Caso o mesário tenha dúvidas sobre a identidade, deverá pedir para que a pessoa dê dois passos para se afastar e abaixe brevemente a máscara. A assinatura do caderno de votação poderá ser auditada para confirmar autenticidade.
Bruno Kelly/Reuters

Higienização

A Justiça Eleitoral fornecerá álcool em gel para que cada eleitor limpe as mãos antes e depois de votar. Nos locais de votação, haverá marcações com fitas para apontar o distanciamento de 1 metro entre os eleitores na fila e também em relação ao mesário.
Rawpixel

Leve sua caneta

O TSE orienta que as pessoas levem, se possível, suas próprias canetas para assinar no caderno de votação. Para quem não fizer isso, os mesários entregarão canetas higienizadas, que deverão ser limpas novamente após a assinatura do eleitor.
Reuters

Comprovante de voto

O comprovante de votação será entregue somente caso o eleitor solicite. Para não ter contato com o papel, outra opção é solicitar a emissão gratuita da certidão de quitação eleitoral por meio do site do TSE.
Dário Oliveira/Folhapress

Justificativa

O eleitor que estiver fora do município em que é registrado para votar não precisará ir a uma seção para justificar a ausência. Ele poderá fazer isso por meio do aplicativo e-Título, disponível para Android e iPhone (iOS).
Willian Moreira/Futura Press/Estadão Conteúdo

Sintomas de covid

Não haverá aparelho de medição de temperatura dos eleitores no local da votação. O TSE orienta que eleitores, mesários ou colaboradores que estejam com febre ou tenham sido diagnosticados com covid-19 nos 14 dias antes das eleições não compareçam à votação. Eles poderão justificar a ausência por esse motivo.
iStock
Publicado em 13 de novembro de 2020.
Edição: Mariana Tramontina