Natureza em alerta

Por que o desmatamento na Amazônia é um risco para o planeta

Importância para o mundo

A Floresta Amazônica é responsável por gerar um equilíbrio ambiental no planeta. E dali também que sai a reciclagem de 8% do carbono presente na atmosfera da Terra, através da fotossíntese das plantas que captam o CO2.
Getty Images

Chuvas

Uma árvore com copa de 10 metros de diâmetro, segundo o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, tem capacidade de bombear mais de 300 litros de água para atmosfera.
Divulgação/Jonathan dos Santos

Divisões

A Floresta Amazônica não é exclusiva do território brasileiro: 60% dela está no Brasil, mas há ainda 13% no Peru e trechos distribuídos entre Colômbia, Venezuela, Equador, Bolívia, Guiana, Suriname e Guiana Francesa.
Reprodução

Verde

Maior floresta tropical do mundo, a Floresta Amazônica tem mais de 14 mil espécies de plantas e, desse total, cerca de 76% está no Brasil. A flora tem um elevado potencial medicinal e econômico.
iStock

Animais

A Amazônia é considerada a região de maior biodiversidade do planeta. A fauna é extremamente rica: conta com mais de 30 milhões de espécies e é responsável por cerca de 20% da diversidade animal do planeta.
Bruno Kelly

Povos

Há na Amazônia aproximadamente 33 milhões de habitantes, incluindo cerca 1,6 milhão de indígenas de 370 etnias e mais de 300 comunidades remanescentes de quilombos.
Getty Images

Nunca visto antes

Mas essa potência ambiental corre riscos. O desmatamento na Amazônia brasileira aumentou 25% entre janeiro e junho deste ano: já são 3.069,61 km2. É um número recorde desde o início dos registros, em 2015.
Bruno Rocha /Fotoarena/Folhapress

Em alerta

Com a temporada de secas, os incêndios em áreas desmatadas preocupam tanto por seu impacto ambiental como pelo fato de que a fumaça pode provocar aumento das doenças respiratórias -- e estamos em plena pandemia do coronavírus.
Reprodução

Os 1.034 km² [de desmatamento] em junho equivalem a cem mil campos de futebol em apenas um mês, ou um pouco mais de mil campos de futebol por hora desmatados nesse período. E ocorre, basicamente, para a conversão da floresta para uso agropecuário.

Tasso Azevedo,
Coordenador do MapBiomas

Tragédia

O que aconteceria se toda a Amazônia virasse pasto? Uma simulação feita na Universidade de Princeton, nos EUA, aponta que a temperatura da região subiria até 3°C, e o volume anual de chuvas cairia 800 mm.
Victor Moriyama/Greenpeace

Devastação

As queimadas, desmatamento, caça e pesca ilegal tem contribuído para a extinção de diversas espécies animais. Os vegetais e demais microrganismos de biomas do Cerrado, Caatinga, Mata Atlântica e Pantanal também sofrem com a devastação.
Andréia Lago/eder content/UOL
Publicado em 15 de julho de 2020.
Edição: Mariana Tramontina