Democratas no poder

Como será a posse de Joe Biden nos EUA

Por Carolina Marins

Novos rostos

Joe Biden e Kamala Harris tomam posse como novos presidente e vice-presidente dos EUA ao meio-dia desta quarta-feira (horário local, 14h de Brasília), momento em que Biden faz seu primeiro discurso. Mas, assim como as eleições de 2020 foram completamente atípicas, a posse segue o mesmo roteiro.
Olivier DOULIERY / AFP

Washington sitiada

Diferentemente de todos os anos, a posse acontece sem público. As medidas de distanciamento para contenção do novo coronavírus já determinariam isso. Mas, após a recente invasão ao Capitólio, a capital federal foi sitiada.
Andrew Kelly/Reuters

Presença da Guarda Nacional

Pelo menos 25 mil soldados da Guarda Nacional fazem a segurança em Washington hoje. O FBI (Polícia Federal americana) também está alerta para possíveis ataques inesperados. Até mesmo congressistas temem problemas --até vindos dos colegas.
Caitlin Ochs/Reuters

Ausência de Trump

O agora ex-presidente Donald Trump não participa da posse de seu sucessor, quebrando uma tradição de 150 anos. O último a estar ausente na cerimônia foi Andrew Johnson, em 1869. Trump se despediu ontem da Casa Branca e disse "rezar" pelo sucesso de Biden.
Saul Loeb/AFP

Mas tem Anitta

Quem vai marcar presença --musical-- é a brasileira Anitta. A playlist da posse inclui músicas de Led Zeppelin, Kendrick Lamar, Dua Lipa, Bob Marley, Mac Miller, Tame Impala, Vampire Weekend, Beyoncé, Marvin Gaye... e Anitta, com a canção "Make It Hot" em parceria com Major Lazer.
Reuters
Publicado em 20 de janeiro de 2021.