Vacina no Brasil

O vaivém da CoronaVac

Por Lucas Borges Teixeira

Uma longa história

O governo de SP anunciou o contrato com a chinesa Sinovac para a compra e produção da vacina em setembro. De lá para cá, doses chegaram, datas mudaram e ainda não há nada oficial para início da imunização.
Divulgação/Governo de São Paulo

Contrato

Em 30 de setembro, João Doria (PSDB) anunciou a compra de 46 milhões doses da CoronaVac por US$ 90 milhões, num acordo de troca de tecnologia com o Instituto Butantan.
Reprodução/YouTube

Em 2020

A previsão era de entrega das doses até dezembro, também com produção local, e início de vacinação em 15 de dezembro.
Reuters

Melhor janeiro

Mas a vacinação não começou. Segundo o plano estadual, a data para profissionais de saúde e idosos mudou para 25/ de janeiro.
Divulgação/Governo de São Paulo

Sem Anvisa, nada feito

É que falta a aprovação da Anvisa. Sem apresentar resultados do teste de eficácia, o Butantan não pode distribuir a vacina --os números sairiam dia 15 de dezembro.
ADRIANA TOFFETTI/ESTADÃO CONTEÚDO

É eficaz?

De 15 de dezembro, o prazo mudou para 23 de dezembro. E aí mais um adiamento: o Butantan anunciou que a vacina "superou índice de eficácia", mas não forneceu dados.
Felipe Rau/Estadão Conteúdo

Negócio da China

A explicação, disse o instituto, é que a chinesa Sinovac queria analisar os dados da fase 3. O processo duraria estimados 15 dias, até 7 de janeiro.
Governo do Estado de São Paulo

Eficácia, mas...

Em 7 de janeiro, o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), anunciou uma taxa de eficácia de 78% para casos leves. A eficácia global, porém, não foi divulgada.
ALOISIO MAURICIO/ESTADÃO CONTEÚDO

Pedido à Anvisa

Com esses dados, o Butantan pediu, em 8 de dezembro, o pedido de uso emergencial à Anvisa --a análise pode demorar de três a dez dias ou até um mês. Mas a agência pediu mais dados.
Cadu Rolim/Fotoarena/Estadão Conteúdo

Eficácia global

Após questionamentos da comunidade cientifíca e da imprensa, o Butantan, sem a presença de Doria, divulgou o índice de eficácia global em 12 de janeiro: 50,38%.
Divulgação

Vacina quando

O governo de São Paulo mantém o início da vacinação no estado para 25 de janeiro, mesmo ainda sem ter recebido a aprovação da Anvisa.
EFE
Publicado em 05 de janeiro de 2021.
Colaboraram Carolina Marins e
Nathan Lopes
Edição: Clarice Cardoso
(Atualizado em 12/01)