Processo de impeachment

Ao VivoProtestos de 16 de agosto pelo Brasil

  • Protestos de 16 de agosto 76917

Fim da cobertura

A cobertura do UOL Notícias sobre os protestos deste domingo (16) termina agora. Agradecemos a audiência. Leia Mais

Protesto contra Dilma reuniu 135 mil em São Paulo, mostra Datafolha

A manifestação contra a presidente Dilma Rousseff realizada na tarde deste domingo (16) na avenida Paulista, em São Paulo, reuniu cerca de 135 mil pessoas, segundo contagem feita pelo Datafolha, entre 13h e 17h30. De acordo com a Secretaria da Segurança de São Paulo, a Polícia Militar calculou que o protesto na Paulista reuniu 350 mil pessoas no horário de pico, às 16h. No Estado de São Paulo, segundo a PM, o total foi de 465 mil pessoas.   Leia Mais

Santa Catarina teve quase 75.000 pessoas nas manifestações, segundo PM

A Polícia Militar de Santa Catarina estima que 74.795 pessoas estiveram nos protestos em todo o Estado neste domingo (16). Em Florianópolis, a estimativa é de que 26 mil pessoas tenham participado dos atos. A segunda cidade com mais manifestantes foi Blumenau, com 20 mil pessoas em protestos.

Em 2 horas, PM mineira reduz número de participantes de protesto em BH quase pela metade

A PM de Minas Gerais, em um intervalo de menos de duas horas, reduziu a sua estimativa do número de participantes do protesto deste domingo (16), na praça da Liberdade, em Belo Horizonte, em 40%. A estimativa de público passou de 10.000, por volta de 12h, para 6.000, às 14h. De acordo com a assessoria da PM, a mudança de avaliação foi devido ao fato de haver "números contraditórios" entre três comandantes da PM, que participaram das operações no protesto, que envolveram 2.000 mil policiais.Por volta de 12h, quando os manifestantes iniciaram passeata até o bairro Savassi --região central da cidade--, deixando a praça da Liberdade, o Comando de Policiamento Especial da PM e o Comando de Polícia da Capital informaram que o público foi estimado em 10.000. Minutos depois, o major Gilmar, por voz da corporação, confirmava a estimativa. Por volta de 14h, o major Gilmar convocou novamente os repórteres e divulgou a nova estimativa: 6.000 manifestantes.

PM confirma 3.500 manifestantes em Sorocaba (SP)

Em Sorocaba (SP), o protesto contra o governo Dilma levou 3.500 manifestantes às ruas na tarde deste domingo (16), segundo a Polícia Militar. Os ativistas se reuniram na Praça do Canhão e seguiram em passeata até a Praça da Amizade --região central da cidade, onde o ato foi encerrado com o Hino Nacional, por volta das 18h.Em Praia Grande, no litoral de São Paulo, cerca de 100 pessoas fizeram uma caminhada pela orla da praia neste domingo (16). Vestidos com as cores verde e amarela, os manifestantes gritaram palavras de ordem contra a presidente. O número foi confirmado pela Polícia Militar no fim do ato. 

Criança participa de manifestação contra o governo Dilma na avenida Paulista, em São Paulo

Criança participa de manifestação contra o governo Dilma na avenida Paulista, em São Paulo - Eduardo Knapp/Folhapress

Termina passeata em Porto Alegre (RS)

Em Porto Alegre, a passeata chegou ao fim no parque Moinhos de Vento, na região central da capital gaúcha.

Manifestantes começam a deixar a avenida Paulista

À medida em que o Sol baixa, os manifestantes começam a se dispersar pelas ruas transversais da avenida Paulista, mas a via continua bloqueada. A PM de São Paulo ainda não divulgou o número de participantes do protesto.

Manifestação reuniu 5.000 pessoas no RN

A Secretaria de Segurança Pública do Rio Grande do Norte informou que o protesto deste domingo reuniu 5.000 pessoas. 

Cerca de 300 pessoas protestam contra o governo em Teresina (PI)

O protesto em Teresina (PI) não contou com muitos participantes. Cerca de 300 pessoas se reuniram em frente à Assembleia Legislativa do Estado e pediram, entre outras coisas, que o TCU (Tribunal de Contas da União) reprove as contas da presidente Dilma Rousseff.

Manifestantes erguem faixa pedido intervenção militar durante protesto na avenida Paulista, em São Paulo

Manifestantes erguem faixa pedido intervenção militar durante protesto na avenida Paulista, em São Paulo - Adriano Vizoni/Folhapress

Porto Alegre (RS) reuniu 30 mil pessoas na passeata, segundo a Brigada Militar

Porto Alegre (RS) reuniu 30 mil pessoas na passeata, de acordo com a Brigada Militar. Em abril, foram 45 mil, o que era a expectativa dos organizadores para este domingo. Em março, na primeira manifestação, cerca de 100 mil pessoas participaram do movimento pelas ruas da capital gaúcha.

Manifestantes se fantasiam de presos do mensalão durante protesto

Manifestantes se fantasiam de presos do mensalão durante protesto - Sebastião Moreira/EFE

Curitiba encerra manifestação

Na capital paranaense, cerca de 60.000 pessoas participaram dos atos contra a presidente Dilma Rousseff e contra a corrupção, de acordo com a Polícia Militar. Ao mesmo tempo, o ato serviu para dar apoio ao juiz federal Sergio Moro em razão de sua atuação na operação Lava Jato. Em um primeiro momento, os manifestantes se concentraram na Praça Santos Andrade e seguiram até a Praça Osório em uma caminhada de aproximadamente um quilômetro pelo centro de Curitiba.Em Londrina, cerca de 20.000 pessoas participaram do protesto. Os manifestantes se concentraram no colégio Estadual Vicente Rijo e seguiram até a Praça da Bandeira. As informações são do jornal Folha de Londrina.

Manifestante ergue faixa contra os presidentes da Câmara e do Senado durante protesto em Brasília

Manifestante ergue faixa contra os presidentes da Câmara e do Senado durante protesto em Brasília - Gustavo Uribe/Folhapress

Jovens seguram cartaz onde se lê "Dilma decida: Jânio ou Getúlio"

Jovens seguram cartaz onde se lê "Dilma decida: Jânio ou Getúlio" - Marcio Ribeiro/Brazil Photo Press/Estadão Conteúdo

Protesto leva 25.000 às ruas de Campinas (SP)

Cerca de 25.000 manifestantes foram às ruas de Campinas (SP) neste domingo (16) para protestar contra o governo Dilma. O número da Polícia Militar é o mesmo do divulgado pelos organizadores. Após passeata, o ato terminou por volta das 16h30, no Centro de Convivência, no Cambuí, com a execução do Hino Nacional. Segundo Ronald Tanimoto, um dos organizadores, as expectativas foram superadas. "Foi muito bom ver tanta gente na rua em busca de uma solução para o País", disse. 

Milhares protestam em municípios do interior de Minas Gerais

Municípios do interior de Minas Gerais reuniram milhares de manifestantes em protestos contra o governo da presidente Dilma Rousseff e o PT, neste domingo (16). Em Juiz de Fora, na Zona da Mata, foram 6.000 pessoas, de acordo com a PM, e, 12.000, para os organizadores; em Governador Valadares, também na Zona da Mata, foram mil manifestantes, segundo a PM; Montes Claros, no Norte de Minas, 700 para a PM; Uberlândia, no Triângulo Mineiro, 3.500 para a PM e, 6.000, para os organizadores; Patos de Minas, no Alto Paranaíba, foram 500 pessoas, de acordo com a PM; e, finalmente, em Pouso Alegre, no sul de Minas, foram 3.000 pessoas, para a PM, e, 4.000, para os organizadores.

PM sobe para 60 mil o número de manifestantes em Curitiba

A Polícia Militar informou que o número de manifestantes na capital paranaense atingiu 60 mil pessoas. A passeata iniciou na praça Santos Andrade e seguiu pelo Centro de Curitiba até a praça Osório.

Manifestação está perto do encerramento em Taubaté

Em Taubaté (SP), manifestantes saíram da avenida Independência, no bairro Independência, e seguem pelas ruas Emílio Winther, Visconde do Rio Branco até a praça Dom Epaminondas, no centro da cidade, onde o ato será encerrado. A Polícia Militar ainda não informou os números.

Manifestantes aplaudem e chamam policiais de "heróis" em Porto Alegre (RS)

Em Porto Alegre (RS), manifestantes passam em caminhada em frente ao prédio da Superintendência da Polícia Federal, no centro da capital gaúcha. Eles aplaudem a instituição, enquanto, no carro de som, agentes são chamados de heróis.Em Santa Maria, pessoas rezam o Pai Nosso ao passarem em frente à Basílica da Medianeira, no centro da cidade. Ao passar em frente à casa da avó do menino Bernardo Boldrini, assassinado em abril de 2014, público grita por Justiça. 

Cerca de 300 pessoas se concentram para protesto em São Luís

Em São Luís, cerca de 300 pessoas estão reunidas na avenida Litorânea, de acordo com a PM. Os grupos "Eu te amo meu Brasil" e "Brasil Livre" gritam palavras de ordem contra a presidente Dilma Rousseff e o PT. Não há ainda registro de participação de políticos e artistas no ato. O percurso do protesto em São Luís tem a extensão de 1,8 km.

Manifestantes se reúnem na Beira-Mar norte, região central de Florianópolis (SC), para protestar

Manifestantes se reúnem na Beira-Mar norte, região central de Florianópolis (SC), para protestar - Orlando Godoy/via Whatspp

Manifestantes gritam "Fora Renan" em Fortaleza (CE)

Em Fortaleza, os manifestantes poupam Eduardo Cunha (PMDB-RJ) e atacam o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), e gritam em coro: "Fora Renan."

Cerca de 15.000 pessoas participaram de protestos em Florianópolis (SC), segundo a PM

A Polícia Militar de Santa Catarina afirma que pelo menos 15 mil pessoas participam das manifestações em Florianópolis. Em Blumenau, o número até agora é de 11 mil. Em Balneário Camboriú são 1.500 pessoas. Em Itajaí, são 1.000. Durante a manhã, a PM confirma a participação de 7.450 pessoas em atos por todo o Estado.

Multidão toma as ruas de Campinas (SP)

Uma multidão lota as ruas do centro de Campinas (SP) em direção ao Centro de Convivência Cultural, no Cambuí, onde o ato será encerrado com o Hino Nacional. A Polícia Militar ainda não divulgou o número de manifestantes. De acordo com a advogada Bruna Néspoli, que participa do ato contra o governo federal, a multidão nas ruas é mais uma prova da insatisfação com o governo. “É muita gente insatisfeita. Alguma coisa precisa mudar”, disse a advogada.

Duas pessoas foram agredidas em Curitiba

Por estarem vestidas com camisetas vermelhas durante os atos deste domingo, duas pessoas foram agredidas na Praça Santos Andrade, em Curitiba. Conforme a Polícia Militar, elas sofreram escoriações leves e foram atendidas pelo Siate, mas passam bem. Ninguém foi preso na ocorrência.

Paraíba tem protestos em João Pessoa e Campina Grande

Na Paraíba, os protestos estão ocorrendo em João Pessoa e em Campina Grande neste domingo (16). Em Campina Grande, localizada na região da Serra da Borborema, a manifestação está concentrada na Praça da Bandeira, centro da cidade. Manifestantes devem seguir em passeata pelas ruas Marquês do Herval, Maciel Pinheiro e Venâncio Neiva, quando retornam para a Praça da Bandeira. Um carro de som está no local enquanto os manifestantes distribuem panfletos e fazem cartazes. A PM (Polícia Militar) acompanha o ato, mas ainda não divulgou o número de manifestantes.

Polícia de MG retifica para 6.000 o número de participantes em Belo Horizonte

A Polícia de Minas Gerais retificou para 6.000 o número de participantes na manifestação que ocorreu na Praça da Liberdade, na região centro-sul de Belo Horizonte. Mais cedo, a corporação havia dito que eram 10.000 manfestantes.

Diversas cidades do Paraná em protesto

Diversas cidades do Paraná realizam manifestações no momento. De acordo com a Polícia Militar, os municípios de Paranavaí, Umuarama e Campo Mourão (todos na região Noroeste do estado) reúnem, respectivamente, 150, 200 e 150 pessoas em protesto. Ponta Grossa e Londrina, que incorporam o grupo das cinco maiores cidades do Estado, também contam com atos.

Ato em solidariedade a Lula reúne 1.500 pessoas em SP, segundo PM

Cerca de 1.500 pessoas, segundo a Polícia Militar, participam de um ato em solidariedade ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva neste domingo na frente do Instituto Lula, no Ipiranga, zona Sul de São Paulo. Vestindo camisetas vermelhas do PT e da Central Única dos Trabalhadores, os manifestantes entoam gritos de guerra em defesa do ex-presidente e da presidente Dilma Rousseff. A bateria da escola de samba Acadêmicos do Brás anima os manifestantes que também usaram sinalizadores com fumaça vermelha, a cor do PT.

Cerca de 300 pessoas participam do protesto em Aracaju (SE)

Em Aracaju, cerca de 300 pessoas participam do protesto no mirante localizado na Avenida Beira Mar, no bairro 13 de Julho. A concentração começou às 15h. Cruzes com as indicações  "educação", "propriedade", "segurança", "justiça", "saúde" e "Brasil", entre outras, foram fincadas no gramado do mirante em protesto contra o governo federal.

Curitiba (PR) conta com mais de 40 mil manifestantes

A Polícia Militar anunciou que houve aumento no número total de manifestantes em Curitiba, superando as 40 mil pessoas. No momento, a multidão se concentra na Boca Maldita, tomando parte do calçadão da rua XV. 

Secretário de Segurança é saudado com gritos de "Viva a PM" na Paulista

O secretário de Segurança do Estado de São Paulo, Alexandre de Moraes, esteve na avenida Paulista, mas não para protestar. Ele estava dentro de um veículo da tropa de choque da Polícia Militar e foi saudado pelos manifestantes com gritos de "Viva a PM". O deputado federal Bruno Covas (PSDB-SP) também foi à manifestação. As informações são do repórter Rodrigo Bertolotto.

Maringá reúne 20 mil pessoas, segundo a PM

Manifestação já está acontecendo em Maringá, na região Noroeste do Paraná, e reúne 20 mil pessoas, de acordo com a Polícia Militar, segundo informações da rádio CBN. Uma das cinco maiores cidades do Estado focou na luta contra a corrupção e no apoio ao juiz federal Sergio Moro, pela sua atuação na operação Lava Jato. 

Porto Alegre tem 20 mil pessoas em protesto contra governo federal

Começou na tarde deste domingo (16) uma passeata em Porto Alegre. Os manifestantes saíram do parque Moinhos de Vento, o Parcão, e seguem em direção ao parque Farroupilha, na Redenção. Dados preliminares da Brigada Militar apontam que 20 mil pessoas participam da manifestação na capital gaúcha. 

Ato em Natal tem bonecos de Dilma e Lula vestidos de presidiários

Em Natal, manifestantes se reúnem nos arredores do Midway Shopping na tarde deste domingo (16). Uma caminhonete chama a atenção com bonecos da presidente Dilma Rousseff (PT) e do ex-presidente Lula com roupas de presidiários dentro de uma cela. 

Cerca de 600 pessoas protestam em Santos (SP)

Em Santos, no litoral de São Paulo, cerca de 600 pessoas se concentram, na tarde deste domingo (16), na praça da Independência, no Gonzaga, para um ato contra a presidente Dilma Rousseff (PT) e contra a corrupção no Brasil. Policiais militares e guardas municipais acompanham a movimentação.

Grupo protesta contra governo federal em Paris

Cerca de 30 pessoas participam na tarde deste domingo (16) de um protesto contra o governo da presidente Dilma Rousseff (PT) em Paris, segundo informações da rádio BandNews FM. Os participantes vestem camisas da seleção brasileira de futebol e seguram bandeiras do Brasil.

Protesto em Campinas (SP) é transferido do Largo do Rosário para a Praça da Catedral Metropolitana

Por conta do grande número de manifestantes, os organizadores de Campinas (SP) transferiram o ato do Largo do Rosário para a Praça da Catedral Metropolitana, no centro da cidade. Os manifestantes devem seguir em passeata até o Centro de Convivência Cultural, onde a previsão é de que o ato seja encerrado com o Hino Nacional, por volta das 16h. A Polícia Militar ainda não divulgou o número de manifestantes.

Manifestação em Brasília tem boneco gigante de Lula

Sindicalistas entoam gritos de defesa do governo em frente ao Instituto Lula

Dezenas de pessoas ligadas à CUT e aos sindicatos dos metalúrgicos e dos bancários entoam gritos em defesa do governo em frente ao Instituto Lula, no bairro do Ipiranga --zona sul de São Paulo. Um palco foi montado e entrevistados ligados a estes movimentos fazem uma roda de debates.Sindicalistas seguem acampados em frente ao instituto. O acampamento foi montado pelo Sindicato dos Metalúrgicos do ABC na última terça-feira (11). É a "Vigília em Defesa da Democracia", que permanece no local até a próxima segunda-feira (17). Há duas semanas uma bomba foi atirada em frente à sede do Instituto Lula. Até agora não há novidades sobre a autoria do atentado. 

Manifestantes protestam em ao menos 13 cidades em MG

Minas Gerais registrou manifestações em ao menos 13 cidades, na manhã deste domingo (16), contra a corrupção e contra o governo da presidente Dilma Rousseff (PT). O maior número de participantes foi registrado em Belo Horizonte, onde 10 mil pessoas estiveram na praça da Liberdade, na região centro-sul da cidade. O senador Aécio Neves (PSDB-MG), candidato derrotado nas últimas eleições para a Presidência da República, esteve no local e discursou para a multidão. Segundo a assessoria do político, ele permaneceu no local por cerca de 45 minutos.

Grupo de cem pessoas protesta em João Pessoa

Grupo de manifestantes, formado por cerca de cem pessoas, concentrado em frente ao Grupamento de Engenharia, na avenida Epitácio Pessoa, em João Pessoa, começa a se organizar para sair em caminhada em direção ao Busto de Tamandaré na tarde deste domingo (16), em protesto contra o governo federal. Eles vão percorrer cerca de 4 km.

Jair Bolsonaro participa de protesto em Fortaleza

O deputado federal Jair Bolsonaro (PP-RJ) chegou na tarde deste domingo (16) ao local onde protesto é promovido em Fortaleza. Ele foi ovacionado pelo público presente com os gritos de "Bolsonaro, guerreiro do povo brasileiro." O ato na capital cearense é realizado na praça Portugal e está marcado para as 15h. 

'Melô da mandioca' embala protesto em Brasília

Do Hino Nacional à paródia “Melô da mandioca”; da clássica “Que país é esse”, da Legião Urbana, ao “Tema da vitória”, utilizado pela TV Globo para comemorar as conquistas dos pilotos brasileiros na Fórmula 1. Essas foram algumas das músicas usadas pelos manifestantes durante os protestos contra o governo Dilma e o PT em Brasília, neste domingo (16). Leia Mais

População vai às ruas para protestar em Santa Maria (RS)

Em Santa Maria (RS), manifestantes começam a chegar à praça Saldanha Marinho, local que ficou conhecido pelas homenagens às vitimas do incêndio da Boate Kiss. 

Manifestantes dão início a protesto em Campinas (SP)

Dezenas de manifestantes começam a chegar ao centro de Campinas (SP) para protestar contra o governo da presidente Dilma Rousseff (PT). Vestindo verde e amarelo e munidos de cartazes, os participantes pedem o impeachment da presidente, o fim da corrupção, além de reforma política. 

Curitiba tem protesto com cerca de 20 mil pessoas

Cerca de 20 mil pessoas estão reunidas na tarde deste domingo (16) na praça Santos Andrade, em Curitiba, de acordo com a Polícia Militar. Eles devem caminhar até a praça Osório, em um percurso de aproximadamente um quilômetro pela Marechal Deodoro. 

Manifestantes começam a chegar a concentração de protesto em Porto Alegre

Em Porto Alegre, manifestantes se concentram na tarde deste domingo (16) nas proximidades do parque Moinhos de Vento. Camisetas da seleção brasileira de futebol dividem espaço com cartazes contra o PT, pelo impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT) e contra o comunismo. O grupo deve sair em caminhada pelas ruas da região central da capital gaúcha. 

Protesto reúne 8.000 pessoas em Piracicaba (SP)

Em Piracicaba (SP), 8.000 manifestantes participaram de protesto contra o governo Dilma Rousseff (PT)  na manhã deste domingo (16). O protesto começou na praça José Bonifácio e percorreu as principais ruas do centro. Antes da saída, a população cantou o hino nacional duas vezes. O número de participantes foi confirmado pela Polícia Militar.  

Manifestantes se dispersam após ato em Copacabana

Três horas após o início do protesto em Copacabana, na zona sul do Rio de Janeiro, os carros de som continuam se deslocando em direção ao Leme, mas a maioria dos manifestantes que estavam no ato já se dispersaram. Os restaurantes, bares e quiosques do bairro estão lotados de pessoas com camisas amarelas e com mensagens aos temas da mobilização. A Polícia Militar não informou a estimativa de público.

Cerca de 2.000 pessoas protestam em Foz de Iguaçu (PR)

Cerca de 2.000 pessoas pessoas foram às ruas de Foz do Iguaçu (PR) neste domingo (16) para protestar contra o governo federal, de acordo com estimativa da Polícia Militar. Os manifestantes pediram a saída da presidente Dilma Rousseff (PT) e, no fim do ato, cantaram o hino nacional na Praça da Paz. De acordo com a PM, não foram registradas ocorrências durante o ato.

Cem pessoas participam de ato em João Pessoa

Em João Pessoa, manifestantes que participam de ato contra o governo federal começam a se concentrar na avenida Epitácio Pessoa. A Semob (Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana) informou que agentes de trânsito estão no local para orientar os motoristas a trafegar por vias alternativas. O trânsito está parcialmente interditado no sentido bairro-praia. A PM informou que cerca de cem pessoas estão no local no momento.

Ato reúne mil pessoas em Indaiatuba (SP)

Em Indaiatuba (SP), cerca de mil pessoas participaram da manifestação contra o governo federal neste domingo (16). Eles se reuniram na praça José Bonifácio e percorreram as principais vias do centro da cidade. O ato começou por volta das 9h e foi encerrado duas horas depois.

Manifestação é encerrada no Recife; PM não divulga estimativa de público

A manifestação contra o governo federal, realizada neste domingo (16) no Recife, foi encerrada por volta das 13h na avenida Boa Viagem, na zona sul da capital. A Polícia Militar informou que não vai se pronunciar sobre a estimativa de participantes do ato. Leia Mais

Manifestação é encerrada no Recife; PM não divulga estimativa de público - Jefferson Ted/via WhatsApp

"Apoio de Renan a Dilma é mero fato político", diz Aloysio Nunes

Único líder tucano presente no ato contra Dilma, em Brasília, o senador Aloysio Nunes (PSDB-SP) criticou o apoio do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), a presidente. Segundo ele, os efeitos da chamada “Agenda Brasil” são efêmeros. “Esse apoio é um mero fato político e teve um efeito de curto prazo. O povo não aguenta mais essa roubalheira”, disse o tucano. Ao contrário do colega tucano Aécio Neves (PSDB-MG), que discursou em uma manifestação contra a presidente em Belo Horizonte, Nunes teve uma passagem discreta durante o protesto em Brasília e não discursou. Ele acompanhou, a pé, o trajeto feito por boa parte dos manifestantes que se reuniram em frente ao Museu da República e foram até a Alameda dos Estados, em frente ao Congresso Nacional. Sobre o apoio público dado pelo partido às manifestações e à mudança de comportamento de Aécio Neves (que participou dos protestos pela primeira vez), Aloysio disse que o PSDB “subiu o patamar” em relação às manifestações.  “O PSDB apoia essas manifestações. Nas anteriores, eu participei pessoalmente. E nas últimas inserções que tivemos na TV, o partido subiu de patamar, apoiou, manifestou apoio institucional à manifestação. Essas manifestações são sinal de saúde cívica do país”, afirmou.

Protesto tem 40 mil participantes em Ribeirão Preto (SP)

Em Ribeirão Preto (SP), 40 mil manifestantes saíram às ruas na manhã deste domingo (16) para protestar contra o governo federal, segundo estimativa da Polícia Militar. O grupo se reuniu por volta das 10h na praça 15, no centro, e seguiu até a avenida Presidente Vargas, na zona sul da cidade, onde o ato foi encerrado. Genival Silva, um dos organizadores do ato, considerou a manifestação um feito histórico, já que, a exemplo das duas manifestações anteriores, voltou a reunir uma multidão nas ruas. “Vivemos uma situação crítica e, pela multidão que foi às ruas, percebemos a grande insatisfação com o governo atual continua”, disse. O ato foi encerrado com o Hino Nacional, por volta das 13h15. 

Manifestação em Salvador chega ao fim

A manifestação contra o governo federal realizada em Salvador foi encerrada no Farol da Barra por volta das 13h30 deste domingo (16). A PM (Polícia Militar) contabilizou 5.000 pessoas durante o ato e informou que o movimento foi pacífico. Cerca de 300 policiais atuaram no monitoramento do ato.

Protesto em Maceió reúne 5.000 pessoas, segundo a PM

A manifestação contra o governo federal chegou na tarde deste domingo (16) à avenida Silvio Carlos Vianna, na Ponta Verde, onde o ato deverá ser encerrado em Maceió. Por volta das 10h30, participantes saíram do Corredor Vera Arruda, na Jatiúca, pela avenida Álvaro Otacílio em direção ao antigo Alagoinhas Iate Clube. Segundo o CPC (Comando de Policiamento da Capital), 5.000 pessoas participaram do ato e não houve registro de tumultos ou brigas. Durante todo o trajeto, manifestantes cantaram o hino nacional e gritaram frases contra a corrupção.

Após protesto, manifestantes se dispersam em BH; ato reuniu 10 mil

Manifestantes deixam na tarde deste domingo (16) a praça da Liberdade, na região centro-sul de Belo Horizonte, segundo a Polícia Militar. No momento, parte dos participantes está na praça da Savassi, também na região centro-sul da capital mineira. A maioria, no entanto, já deixou a região. No auge da manifestação, a PM estimou em 10 mil o número de participantes no ato.

Manifestantes começam a chegar a local de protesto em Curitiba

Cerca de 500 pessoas estão reunidas na praça Santos Andrade, em frente à Universidade Federal do Paraná, na tarde deste domingo (16). Elas exibem cartazes com mensagens com cobranças ao governo Dilma Rousseff (PT) e frases de apoio ao juiz federal Sérgio Moro em relação às investigações a respeito da operação Lava Jato. O início oficial da manifestação está marcado para as 14h.

Multidão ocupa a avenida Paulista

Uma multidão ocupa a avenida Paulista, na área central da capital, na tarde deste domingo (16). Os manifestantes começaram a chegar ao local pela manhã. Nem a Polícia Militar nem a organização do ato divulgaram até o momento estimativa de participantes. Um bandeirão com as cores verde e amarelo foi estendido em frente ao Masp (Museu de Arte de São Paulo). Os dois sentidos da avenida estão interditados. 

Multidão ocupa a avenida Paulista - Werther Santana/Estadão Conteúdo

Em dia de protestos, Dilma Rousseff parabeniza atletas paralímpicos

Em dia de protestos contra o governo federal em diversas cidades brasileiras, neste domingo (16), a presidente Dilma Rousseff (PT) usou sua conta no Twitter para parabenizar os atletas paralímpicos brasileiros. A presidente não fez comentários sobre as manifestações. O Brasil ficou em primeiro lugar no quadro de medalhas nos Jogos Parapanamericanos de Toronto (Canadá).  Leia Mais

Manifestantes protestam contra Dilma em Lisboa

Cerca de 30 pessoas realizam manifestação na tarde deste domingo (16) contra o governo da presidente Dilma Rousseff (PT) em frente à embaixada brasileira em Lisboa, de acordo com rádio BandNews FM.

Dilma vai se reunir com ministros para avaliar manifestações

A presidente Dilma Rousseff (PT) deve se reunir por volta das 17h com seus ministros da articulação política para avaliar os protestos de rua deste domingo (16) e definir se haverá ou não um pronunciamento oficial do governo. Vão participar do encontro, no Palácio da Alvorada, os ministros Aloizio Mercadante (Casa Civil), Jaques Wagner (Defesa), Edinho Silva (Comunicação Social) e José Eduardo Cardozo (Justiça). Leia Mais

Jornalistas da "TV Globo" são hostilizados em protesto no Rio

Incitados por representantes do MBL (Movimento Brasil Livre) que falavam em cima de um trio elétrico, manifestantes cercaram e xingaram jornalistas da "TV Globo", que saíram do local escoltados por policiais militares. A equipe foi abordada no momento em que o repórter Paulo Renato Soares entrevistava manifestantes favoráveis à intervenção militar no país. Segundo os críticos, a fala dos entrevistados não representaria o movimento anti-Dilma e seria editada a favor da "causa esquerdista do governo".

Boneco inflável de Lula é colocado na Esplanada dos Ministérios

Boneco inflável de Lula é colocado na Esplanada dos Ministérios - Alan Marques/Folhapress

Grupo faz ato contra governo federal em Londres

Um grupo formado por cerca de 200 pessoas protestou contra o governo federal em Londres na tarde deste domingo (16). Vestidos com roupas nas cores verde e amarelo e segurando bandeiras do Brasil, eles cantaram o hino nacional e bateram panelas em frente à embaixada brasileira. As informações são da rádio BandNews FM.

Ato vai chegando ao fim em Brasília

Em Brasília, o ato contra o governo federal vai chegando ao fim logo após uma multidão em frente ao Congresso Nacional cantar o hino nacional. Milhares de pessoas já estão deixando o local em direção à rodoviária do Plano Piloto. As duas vias do Eixo Monumental continuam fechadas nas proximidades da Esplanada dos Ministérios.

Grupo faz ato em apoio a Dilma e Lula em SP

Manifestantes começaram a chegar, no começo da tarde deste domingo (16), ao Instituto Lula, no Ipiranga, na zona sul da capital paulista. O evento está marcado para as 13h. Eles vão realizar ato em apoio à presidente Dilma Rousseff (PT) e ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Manifestantes entoam refrões contra Dilma em Brasília

Manifestantes em três trios elétricos estacionados em frente ao Congresso Nacional entoam refrões contrários a presidente Dilma Rousseff (PT). Milhares de manifestantes ainda ocupam a Esplanada dos Ministérios e se concentram, principalmente, no gramado em frente ao Congresso. Alguns manifestantes já começam a deixar o local.

Cerca de 5.000 pessoas protestam em Belém

Em torno de 5.000 pessoas participam de ato contra o governo federal em Belém neste domingo (16), de acordo com a Polícia Militar. Os manifestantes saíram pela manhã da Estação das Docas e passaram pela avenida Visconde de Souza Franco. Segundo a PM, os participantes do protesto retornam no começo da tarde de hoje à escadinha da Estação das Docas.

Manifestantes protestam contra governo federal em Ribeirão Preto (SP)

Manifestantes saíram às ruas na manhã deste domingo (16) para protestar contra o governo federal em Ribeirão Preto (SP). Segundo os organizadores do ato, os participantes seguem em passeata desde a praça 15, no centro, até a avenida Presidente Vargas, na zona sul da cidade. A Polícia Militar, que acompanha o protesto, ainda não informou o número de manifestantes.

Cerca de 5.000 pessoas protestam em Jundiaí (SP)

Cerca de 5.000 pessoas protestaram contra a presidente Dilma Rousseff (PT) na manhã deste domingo (16) na avenida Nove de Julho, em Jundiaí (SP). Segundo os organizadores, o grupo seguiu em caminhada até a avenida União dos Ferroviários, onde o ato foi encerrado.

Atos contra governo federal estãos previstos para 21 cidades no Paraná

No Paraná, manifestações contra o governo federal devem ocorrer em 21 cidades neste domingo (16). Em praticamente todas elas, incluindo Curitiba, os atos estão marcados para o período da tarde. Os atos devem ser realizados na capital e em cidades como Londrina, Cascavel, Maringá e Ponta Grossa.

Em BH, manifestantes levam caixão do PT; veja

Ato em Salvador reúne 5.000 manifestantes

Após três horas de caminhada, manifestantes em Salvador chegaram ao Farol da Barra na manhã deste domingo (16) em protesto contra o governo Federal. Os participantes vestem verde e amarelo, seguram bandeiras do Brasil e faixas com frases criticando a corrupção. Segundo a PM (Polícia Militar), o ato reúne 5.000 pessoas e está sendo acompanhado por 300 policiais. Até o momento, não há registro de tumultos.

Cerca de 3.000 manifestantes protestam no Recife

Um ato no Recife que pede a saída da presidente Dilma Rousseff (PT) teve início por volta das 11h30 na avenida Boa Viagem, na zona sul da cidade. Cerca de 3.000 pessoas participam da manifestação, segundo a Polícia Militar. Com faixas e carros de som na orla, os manifestantes pedem a renúncia da presidente e até uma intervenção militar no País. Durante a concentração do movimento, diversos políticos de oposição se juntaram aos manifestantes para pedir o impeachment.  Leia Mais

Cerca de 10 mil pessoas participam de ato em Belo Horizonte

Cerca de 10 mil pessoas participam na manhã deste domingo (16) de um protesto contra o governo federal na praça da Liberdade, na área central de Belo Horizonte. A estimativa de público é da Polícia Militar.

População não aceita "tanta impunidade, corrupção e mentira", diz Aécio

O senador Aécio Neves (PSDB-MG) afirmou na manhã deste domingo (16) que a população não aceita mais passivamente "tanta impunidade, corrupção e mentira". "Quem vai tirar o Brasil da crise é o povo brasileiro, se manifestando como está fazendo hoje. Estou feliz e emocionado com essa recepção que estou tendo aqui. Mais do que isso, [estou feliz] com esse despertar dos brasileiros. Os tribunais, sejam de conta ou eleitoral, têm que funcionar, como funcionam o Ministério Público e a Polícia Federal. Só assim nós teremos uma democracia sólida onde todos tenham que cumprir a lei, em especial, a Presidência da República", disse em entrevista à rádio Itatiaia durante protesto contra o governo federal em Belo Horizonte. Ele participou do ato durante cerca de 45 minutos na praça da Liberdade, no centro da cidade. Aécio foi derrotado por Dilma Rousseff, por uma margem estreita de fotos, nas eleições presidenciais no ano passado.

População não aceita "tanta impunidade, corrupção e mentira", diz Aécio - Reprodução/@Cris_duh_123/Twitter

Cerca de 1.500 pessoas protestam em Belém

Com quatro horas de duração, o protesto contra o governo federal em Belém chega à avenida Visconde de Souza Franco no fim da manhã deste domingo (16). Segundo a PM (Polícia Militar), não houve registro de tumultos. Cerca de 1.500 pessoas estão na marcha, segundo estimativa do Corpo de Bombeiros. Em Castanhal (PA), também houve protesto, mas a polícia não informou estimativa do número de participantes. Estão previstos atos em outras três cidades ao longo do dia: Marabá e Paragominas, às 16h, e Santarém, às 16h30. 

Dois protestos são realizados em Uberaba (MG)

Dois protestos estão marcados para este domingo (16) em Uberaba (a 472 km de Belo Horizonte). Um dos atos está sendo realizado em frente à casa que pertenceu a parentes da presidente Dilma Rousseff (PT) e que foi desapropriada recentemente pela prefeitura por R$ 270 mil para se tornar um centro cultural para jovens. O outro protesto está marcado para a tarde de hoje.

Manifestantes bloqueiam totalmente a avenida Paulista, em São Paulo

Manifestantes interditam o tráfego, no fim da manhã deste domingo (16), dos dois sentidos da avenida Paulista, na área central da capital. Um grupo de motociclistas ocupou parte da via em protesto contra o governo da presidente Dilma Rousseff (PT) e depois deixou o local fazendo buzinaço. Eles devem seguir para a praça da República. A Polícia Militar não informa quantas pessoas estão no local no momento. A manifestação na avenida Paulista está marcada para começar às 13h. 

Aécio Neves participa de protesto em Belo Horizonte

O senador Aécio Neves (PSDB-MG) chegou na manhã deste domingo (16) ao edifício Niemeyer, localizado na praça da Liberdade, em Belo Horizonte. Segundo a assessoria do político, ele deverá fazer uma caminhada na praça, onde estão concentradas aproximadamente 4.000 pessoas que protestam contra o governo da presidente Dilma Rousseff (PT).

Em ato no Recife, Jarbas Vasconcelos defende renúncia de Dilma

O deputado federal Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE) defendeu a renúncia da presidente Dilma Rousseff (PT) durante manifestação na praia de Boa Viagem, zona sul do Recife, na manhã deste domingo (16). O ex-governador de Pernambuco afirmou que essa opção é menos traumática do que o impedimento. “A melhor decisão é a renúncia dela. Essa ficha tem que cair”, declarou. Leia Mais

Manifestantes rezam "Pai Nosso" para pedir impeachment

Nas proximidades da Catedral Metropolitana de Brasília, organizadores da manifestação contra o governo Dilma Rousseff rezaram um "Pai Nosso" com o objetivo de "pedir a saída da petista" da Presidência da República. Segundo a Polícia Militar, 20 mil pessoas participam do protesto.

PM: 20 mil protestam em Brasília

Segundo a Polícia Militar do Distrito Federal, pelo menos 20 mil pessoas participam da manifestação que segue em direção ao Congresso Nacional, em Brasília. Até o momento, não há registro de confusão.

Manifestantes se concentram na avenida Paulista, em São Paulo

Marcado para as 13h, o protesto contra o governo federal já reúne participantes na manhã deste domingo (16) no vão do Masp (Museu de Arte de São Paulo), na avenida Paulista, área central da capital. Vestidos com roupas nas cores verde e amarelo e com apitos, manifestantes ocupam a via, no sentido Consolação. O policiamento foi reforçado no local. 

Manifestantes iniciam caminhada em Copacabana; PM se nega a informar público

Os manifestantes que se reuniam ao redor dos carros de som situados na avenida Atlântica, na praia de Copacabana, no Rio, iniciaram a caminhada na altura do posto 5. Eles se deslocam em direção ao Leme. Até o momento, não há estimativa oficial de público. O oficial destacado para chefiar a segurança no local, tenente-coronel Luiz Carlos Segala, informou que "não haverá estimativa de público hoje". "E mesmo que tivesse, eu não poderia dizer", completou ele. Desde as manifestações de 2013, por questões políticas, a corporação não divulga estimativas de público em atos e manifestações. Leia Mais

Batman marca presença em protesto no Rio de Janeiro

Batman marca presença em protesto no Rio de Janeiro - Vanderlei Almeida/AFP

Ato reúne manifestantes no centro de Uberlândia (MG)

Manifestantes se reúnem na manhã deste domingo (16) na praça Tubal Vilela, na região central de Uberlândia (a 557 km de Belo Horizonte). Participantes usam apitos, e um carro de som dá apoio a eles. A PM ainda não tem uma estimativa do público no local.

Manifestantes aplaudem PM na Esplanada dos Ministérios

 O clima é tranquilo na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, onde manifestantes se concentram para os protestos desta manhã que pedem o impeachment da presidente Dilma Rousseff e investigações e punição dos crimes de corrupção no governo federal descobertos pela operação Lava Jato. A expectativa dos organizadores é de que 25 mil manifestantes participem dos protestos na capital federal. A Polícia Militar colocou 2 mil homens na Esplanada dos Ministérios para acompanhar os protestos. Eles foram aplaudidos pelos manifestantes quando chegaram ao local. Leia Mais

Cerca de 5.000 protestam em Brasília, segundo PM; manifestantes marcham em direção ao Congresso

Manifestantes que se concentravam em frente ao Museu da República, em Brasília, iniciaram a marcha em direção ao Congresso Nacional. Pelo menos três trios elétricos animam os participantes do protesto. A Polícia Militar informou que, na última hora, mais de 3.000 se juntaram ao ato. Neste momento, a estimativa de público informada pela corporação é de 5.000 pessoas.

Cerca de 4.000 manifestantes protestam na praça da Liberdade, em BH

Cerca de 4.000 pessoas, segundo estimativa da Polícia Militar, se concentram na praça da Liberdade, na região centro-sul de Belo Horizonte, na manhã deste domingo (16). O tráfego foi interditado ao redor da praça. Alguns manifestantes que protestam contra o governo de Dilma Rousseff (PT) batem panelas. Até o momento, a Polícia Militar não registrou ocorrências no local.  Leia Mais

Manifestantes fazem protesto em Juiz de Fora (MG)

Manifestantes se concentram na região central de Juiz de Fora (a 278 km de Belo Horizonte) na manhã deste domingo (16). Um trio elétrico acompanha o grupo que protesta contra a presidente Dilma Rousseff e contra a corrupção. Segundo os organizadores, a marcha deverá começar em instantes, e a previsão é percorrer vias da região central da cidade.

Cerca de 200 pessoas se concentram para protestar em Salvador

Em Salvador, grupo de manifestantes se aglomera na manhã deste domingo (16) no Porto da Barra, de onde vai sair em marcha em direção ao Farol da Barra. Nesse local, outro grupo se reúne para protestar contra o governo federal e pela saída do poder da presidente Dilma Rousseff (PT). Dois trios elétricos acompanham os manifestantes. A PM (Polícia Militar) está no local e informa que cerca de 200 pessoas se concentram nos dois pontos. Segundo o site "A Tarde", além de Salvador, estão previstas manifestações em outras cidades baianas, como Brumado, Cachoeira, Camaçari, Conceição do Coité, Feira de Santana, Ilhéus, Itabuna, Itapetinga e Vitória da Conquista.  Leia Mais

Aquecimento no Rio tem manifestante vestido de Batman e pedidos de intervenção militar

No Rio de Janeiro, manifestantes se concentram na via da praia de Copacabana, na altura do posto 5. Muitas pessoas vestem camisas amarelas e se posicionam ao redor de carros de som situados ao longo da avenida Atlântica. Por volta das 10h, um jovem vestido de Batman fez um discurso com críticas ao governo e elogios ao juiz da Operação Lava Jato, Sérgio Moro. Um grupo menor, com roupas militares e uma réplica de um jipe, pede a intervenção das Forças Armadas no país.

Cerca de 2.000 pessoas se concentram na Esplanada dos Ministérios

Cerca de 2.000 pessoas, segundo a Polícia Militar, se concentram na manhã deste domingo (16) em frente ao Museu Nacional, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, que teve o trânsito bloqueado desde cedo. O grupo deve seguir em caminhada até o Congresso Nacional ainda na manhã de hoje.

O debate sobre o impeachment de Dilma

Envie para o UOL

Últimas notícias

UOL Cursos Online

Todos os cursos