Direto da redaçãoNovos prefeitos tomam posse neste domingo (1º)

Fim da transmissão

O UOL encerra agora a transmissão das posses dos prefeitos e vereadores dos principais municípios brasileiros no início de 2017. Obrigado!

Vereador falta à posse e é encontrado morto no interior de MG

O vereador eleito de Tocos do Moji (MG) Vanderlei Carlos Silva (PR), o Lau Chico, 43, foi encontrado morto neste domingo (1º), após sua ausência na cerimônia de posse realizada na Câmara Municipal ter causado estranheza entre amigos e familiares. O corpo de Lau Chico foi encontrado dentro da casa onde morava sozinho. A Polícia Militar suspeita que ele se matou. De acordo com os policiais, um tio do vereador eleito foi até a sua residência para saber o motivo dele não ter comparecido à cerimônia de posse. Ao abrir a janela da casa, o parente viu o corpo de Lau Chico pendurado pelo pescoço por uma corda. Ainda de acordo com a PM, familiares disseram que o vereador do PR tinha depressão. O corpo de Lau Chico foi levado para o IML (Instituto Médico Legal) de Pouso Alegre, município próximo de Tocos do Moji. Ele trabalhava como fiscal da prefeitura e foi eleito pela primeira vez, nas últimas eleições, para a Câmara Municipal do município.

Marchezan diz que vai arrancar tudo aquilo que não gerou frutos em Porto Alegre

No discurso de posse na Câmara, o prefeito empossado de Porto Alegre, Nelson Marchezan Júnior (PSDB), afirmou que irá arrancar da administração pública tudo aquilo que não gerou frutos. A declaração foi interpretada como uma referência indireta às empresas públicas que podem ser privatizadas, entre elas a Companhias Carris, de transporte coletivo, e a Empresa Pública de Transporte e Circulação. "A realidade da vida das pessoas está pior. Mas a consciência está maior. Uma boa parte da sociedade não aceita mais discursos vazios, de uma certa racionalidade. Não é possível que nós continuemos discutindo ideologias, discutindo aquilo que durante muito tempo não gerou frutos. Na prefeitura, posso me comprometer: tudo aquilo que foi plantado e que não gerou frutos durante anos será arrancado", disse. 

Crivella prevê corte 50% dos comissionados e 25% dos contratos

Antes mesmo de tomar posse, o novo prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella (PRB), assinou 78 decretos sinalizando os rumos de sua gestão da prefeitura. O bispo licenciado na Igreja Universal cortou pela metade (de 24 para 12) o número de secretarias municipais e estabeleceu duas metas para o início do seu governo: cortar 50% do gasto da administração municipal com funcionários comissionados e 25% do gasto com contratos em vigor. Leia Mais

Fruet não participou da transmissão de posse a Greca

O agora ex-prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet (PDT), não participou da transmissão do cargo a seu sucessor, Rafael Greca (PMN). Fruet assinou documento em seu gabinete, no início da tarde, e dali foi para casa. A vice-prefeita dele, Mirian Gonçalves (PT), com quem o pedetista teve atritos nos últimos dias de gestão, esteve na Câmara acompanhando a posse de Greca, que assinou o termo às 16h55. Tradicionalmente, os prefeitos de Curitiba entregam o cargo a seus sucessores em evento na prefeitura. A pedido de Greca, porém, essa etapa da solenidade foi transferida para um prédio público no Largo da Ordem, centro histórico da capital.

Crivella canta clássico de Cartola diante da neta do cantor, secretária de Cultura

Durante seu discurso na cerimônia de transmissão de cargo de prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella (PRB) cantou versos da música "As Rosas Não Falam", do cantor e compositor Cartola. Ele citava a nova secretária municipal de Cultura, Nelcimar Nogueira, que é neta do sambista e havia cantarolado versos de "O Sol Nascerá", também do avô, em seu pronunciamento, minutos antes. Crivella, que é cantor gospel, quebrou o protocolo ao reclamar, em tom de brincadeira, da escolha da canção por Nelcimar. Essa não foi, entretanto, a primeira vez que o prefeito cantou um trecho de "As Rosas Não Falam" em público. Em outubro, durante ato de campanha, Crivella soltou a voz ao ver Nelcimar entre os militantes.

Vereador tucano critica escolha de Doria para a presidência da Câmara em SP

No discurso em que defendeu a própria candidatura à Presidência da Câmara, o vereador Mário Covas Neto (PSDB) disparou farpas ao prefeito recém-empossado, João Doria, pelo fato do vereador Milton Leite (foto), do DEM, ser o candidato do Executivo --ainda que de forma velada. "Não posso me calar diante dessa posição equivocada", criticou, sobre a não defesa de um nome do PSDB. Leite assumiu o posto de presidente da Câmara com um discurso de se "estar ao lado do povo" e "cortar na própria carne" no que se refere aos gastos públicos. Sobre isso, o vereador cobrou de casa um "pequenos gestos" e afirmou que renunciará, pessoalmente, ao aumento de salários dos parlamentares --medida em que ele mesmo votou a favor no final da legislatura passada. Por outro lado, Leite prometeu "liderar a defesa deste parlamento", de forma institucional, a quem insistir no reajuste. "Mas defenderei todo e qualquer vereador que queira manter esse direito constitucional", afirmou. A Câmara deve ser notificada amanhã (2) sobre a liminar que suspendeu o aumento. Só a partir disso a Casa pode recorrer.

Vereador tucano critica escolha de Doria para a presidência da Câmara em SP - Janaína Garcia/UOL

Em discurso de posse, Greca promete "boas notícias todos os dias"

"Ergueremos a cidade acima das dificuldades", afirmou o novo prefeito Rafael Greca (PMN) em seu discurso de posse na Câmara Municipal, encerrado há alguns minutos. "Iremos às UPAs (unidades de pronto-atendimento) de madrugada, às escolas para ver se as professoras fazem mesmo a tal hora-atividade. Iremos a todas as obras inacabadas, para retomá-las. É chegada a hora do renascimento. Não mais uma notícia ruim depois da outra. Agora, todos os dias, boas notícias", falou. Greca fez menção à sua saúde durante o discurso. ""Minha cabeça, e meu coração, que passa bem --ontem tive que tirar um retrato dele-- estará a serviço da causa da cidade", falou, para risos da plateia. No sábado, o prefeito sentiu falta de ar e chegou a ser hospitalizado.

Em discurso de posse, Greca promete "boas notícias todos os dias" - Rafael Moro Martins/UOL

Doria recebe de Haddad cargo de prefeito de São Paulo

O prefeito eleito de São Paulo, João Doria (PSDB, 5º da esq. para dir.), chega ao Theatro Municipal para cerimônia de transferência de cargo. Também está presente o agora ex-prefeito Fernando Haddad (PT, 3º da esq. para dir.). O maestro João Carlos Martins vai reger a execução do Hino Nacional brasileiro. Leia Mais

Doria recebe de Haddad cargo de prefeito de São Paulo - Nelson Antoine/Estadão Conteúdo

Vereadores de São Paulo começam a escolher seu presidente

Começa a votação para a presidência da Câmara de Vereadores de São Paulo. Concorrem Milton Leite (DEM), Mario Covas Neto (PSDB) e Janaina Lima (Novo).

Greca cumpre promessa e vai à posse de ônibus elétrico em Curitiba

O prefeito eleito de Curitiba, Rafael Greca (PMN), cumpriu a promessa de ir à cerimônia de posse de ônibus elétrico. "É uma alegria ir nesse carro que não faz barulho e não gera câncer, porque não tem fumaça poluidora. Ele raramente usa propulsão a óleo diesel, só em caso de extrema necessidade. A sua bateria carrega até quando o ônibus freia. É o futuro começando a entrar em Curitiba. Quis ir à posse nesse veículo de ponta para homenagear a Volvo, que emprega 4.200 chefes de família", disse em vídeo postado em seu perfil do Facebook

Greca cumpre promessa e vai à posse de ônibus elétrico em Curitiba - Reprodução/Facebook

Doria será recebido em teatro por protesto de taxistas contra a Uber

Cresce a movimentação na praça Ramos de Azevedo e no Theatro Municipal, em São Paulo, onde o prefeito eleito, João Doria (PSDB), deverá participar da cerimânia de transmissão do cargo. Taxistas trouxeram faixas pedindo apoio de Doria contra a Uber, serviço de transporte por aplicativo. Dentro do teatro, os convidados já ocupam o hall.

Doria será recebido em teatro por protesto de taxistas contra a Uber - Wellington Ramalhoso/UOL

Crivella "rouba" chapéu do próprio secretário durante posse no Rio

Minutos depois de se despedir do ex-prefeito Eduardo Paes (PMDB), o prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella (PRB), assinou o termo de posse dos seus 12 secretários, na tarde deste domingo (1º). O secretariado foi empossado durante a cerimônia de transmissão de cargo, no Palácio da Cidade, em Botafogo, zona sul da capital fluminense. Os novos secretários foram chamados um a um para cumprimentar Crivella. Um desses encontros provocou risos entre os presentes. Conhecido por usar um chapéu preto, o secretário de Relações Institucionais, Luiz Carlos Ramos (PTN), teve a peça "roubada" por Crivella, que a pôs na cabeça, antes de devolvê-lo.

Doria toma posse em SP e promete ir à Câmara uma vez por mês

O prefeito João Doria fez um discurso hoje de promessa de "humildade" e de "respeito" aos poderes Legislativo e Judiciário. O tucano fez um discurso breve no qual afirmou que despachará na Câmara uma vez por mês, a partir de janeiro --conforme defendera em campanha --e lembrou que abrirá os trabalhos na cidade "vestido de gari", amanhã, "antes de o sol raiar". Leia Mais

Governar é abrir mão de empregos públicos, diz Kalil durante posse em BH

O empresário Alexandre Kalil (PHS) tomou posse na tarde deste domingo (1º) para seu primeiro mandato como prefeito de Belo Horizonte, acompanhado do vice-prefeito, Paulo Lamac (Rede), e dos 41 vereadores eleitos em cerimônia realizada no Teatro Francisco Nunes, no Parque Municipal Américo René Gianetti, centro da capital mineira. "Governar para quem precisa, meus colegas vereadores, é governar abrindo mão de empregos e gastos desnecessários. O dinheiro dessa prefeitura não será canalizado para empregos desnecessários, não será canalizado para coisas que não tem a menor significância", disse Kalil.

Governar é abrir mão de empregos públicos, diz Kalil durante posse em BH - Telmo Ferreira/Framephoto/Estadão Conteúdo

Após receber cargo, Crivella diz que Paes "vai voltar em breve"

Depois de fazerem breves discursos, em que trocaram elogios, Eduardo Paes (PMDB) e o novo prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella (PRB), deixaram o salão nobre do Palácio da Cidade, onde acontece a cerimônia de transmissão de cargo, na tarde deste domingo (1º). Crivella "fez questão" de acompanhar Paes e sua mulher, Cristiane, até o carro. Pouco antes, o peemedebista havia entregado a chave da cidade ao sucessor. Em sua fala, que abriu a solenidade, Paes lembrou que foi apoiado por Crivella em suas duas eleições, lhe desejou sorte nos próximos anos e disse estar "morrendo de inveja de vossa Excelência". Contou ainda que Crivella, "homem de fé que é", o levou para rezar um Pai Nosso no gabinete do prefeito no primeiro encontro entre os depois das eleições, no mesmo Palácio da Cidade, em Botafogo, zona sul do Rio. Crivella, por sua vez, disse que Paes "vai voltar em breve", referência à pré-candidatura do peemedebista ao Governo do Rio em 2018.

Após receber cargo, Crivella diz que Paes "vai voltar em breve" - Alex Ribeiro/AGIF/Estadão Conteúdo

Vereadora leva cachorro à cerimônia de posse em Curitiba

Eleita para o primeiro mandato como vereadora com 7.538 votos, Fabiane Rosa (PSDC) levou Benjamim, um de seus cães, para o plenário da Câmara Municipal. O cachorro acompanhou a vereadora até a mesa diretora, onde ela assinou o termo de posse. Em seguida, foi entregue a um assessor, que o retirou do plenário. Fabiane teve a proteção de animais como principal plataforma de campanha. Benjamim, de nove anos, foi o primeiro cachorro a ser resgatado da rua pela agora vereadora, segundo uma assessora. A solenidade de posse dos novos vereadores terminou por volta das 15h10. A posse do prefeito Rafael Greca (PMN) está prevista para as 16h. Ele, que passou mal e chegou a ser hospitalizado no sábado (31), ainda não chegou à Câmara.

Vereadora leva cachorro à cerimônia de posse em Curitiba - Rafael Moro Martins/UOL

Acompanhe ao vivo a posse do prefeito eleito de São Paulo, João Doria

O prefeito eleito de São Paulo, João Doria (PSDB), e os vereadores da capital paulista tomam posse na tarde deste domingo (1º) na Câmara Municipal de São Paulo. O UOL transmite a cerimônia ao vivo; assista aqui. Leia Mais

Acompanhe ao vivo a posse do prefeito eleito de São Paulo, João Doria - Nelson Antoine/Framephoto/Estadão Conteúdo

Militantes de prefeito foragido de Embu das Artes mostram cartazes de apoio

Um ato em apoio ao prefeito eleito Ney Santos (PRB) ocorreu na posse dos vereadores em Embu das Artes (SP). A justiça decretou a prisão de Santos, mas ele está foragido desde o último dia 9 de dezembro, quando houve a deflagração da Operação Xibalba. A Justiça Eleitoral suspendeu a posse dele e do vice e determinou que a prefeitura seja assumida pelo próximo presidente da Câmara Municipal.

Militantes de prefeito foragido de Embu das Artes mostram cartazes de apoio - Everaldo Silva/Futura Press/Estadão Conteúdo

Cerimônia de posse de Doria atrasa e "queima" meta do prefeito eleito

A solenidade de posse do prefeito de São Paulo na Câmara de Vereadores já queimou o primeiro dos principais protocolos do eleito, João Doria (PSDB): a pontualidade. Doria costuma cronometrar a duração das ações oficiais da prefeitura e uma promessa de campanha dizia que ele seria um prefeito madrugador. Às 15h10, apenas parte dos vereadores eleitos estava no plenário 1º de Maio, onde acontecia o ensaio do coro da Guarda Civil Metropolitana. O horário oficial era 15h.

Colisão de carro contra ônibus mata prefeito eleito de cidade do Piauí

O prefeito eleito de Santana do Piauí, Francisco Raimundo de Moura, o Chico Borges (PTB), 42, morreu na manhã deste domingo (1º), quando o carro que dirigia colidiu com um ônibus numa rodovia estadual que liga o município de Picos ao de Santana do Piauí. A colisão foi frontal e o prefeito eleito morreu no local. A cerimônia de posse de Chico Borges estava marcada para as 15h deste domingo. Ele foi eleito prefeito em Santana do Piauí com uma diferença de nove votos sobre o segundo colocado, Ricardo Gonçalves (PMDB), que buscava a reeleição. Leia Mais

Colisão de carro contra ônibus mata prefeito eleito de cidade do Piauí - Polícia Militar do Piauí/Divulgação

Antes da posse de Doria, protesto critica aumento de salário de vereadores de São Paulo

Antes da posse do prefeito de São Paulo, João Doria (PSDB), um grupo de jovens do coletivo Juntos realiza um protesto na porta da Câmara de Vereadores, no centro de São Paulo, contra o reajuste dos salários dos parlamentares. A medida foi a última ação tomada pela legislatura passada e elevou em 23% o subsídio dos vereadores, mas acabou suspensa, liminarmente, pela Justiça. "Nosso objetivo é constranger e mostrar aos vereadores que a voz das ruas é diferente da voz deles", afirmou a estudante Camila Souza, 26, do coletivo.

Antes da posse de Doria, protesto critica aumento de salário de vereadores de São Paulo - Janaína Garcia/UOL

Aos gritos de "Fora Temer", vereadora mais votada de BH chega em carro emprestado

Vereadora mais votada de Belo Horizonte com 17.420 votos, Áurea Carolina (PSOL), chegou para sua posse por volta de 13h30 deste domingo (1º) dirigindo um carro emprestado pela mãe. "Não tenho carro. Tive de pegar emprestado. É sempre assim. Na campanha foi assim", afirmou a vereadora. Cientista política e egressa do movimento hip hop, ela chegou por uma entrada lateral do Parque Municipal Américo Renné Giannetti. Cerca de 100 militantes de movimentos sociais a esperavam aos gritos de "Fora Temer", "Lacerda é só caô" (prefeito Marcio Lacerda (PSB), que deixa o cargo", e Sai Lacerda, Isidora fica".

 Aos gritos de "Fora Temer", vereadora mais votada de BH chega em carro emprestado - Carlos Eduardo Cherem/UOL

Estradas de São Paulo têm situação tranquila neste domingo

A grande maioria das estradas de São Paulo apresenta trânsito tranquilo neste domingo, feriado de 1º de janeiro. Em situação mais intensa encontram-se Tamoios (sentido São José dos Campos), Anchieta (sentido litoral), Imigrantes (nos dois sentidos, SP e litoral), Dutra (sentido Rio) e Fernão Dias (sentido SP). Acompanhe a situação das estradas na volta do feriado. Leia Mais

Estradas de São Paulo têm situação tranquila neste domingo - Márcia Ribeiro/Folhapress

Prefeito eleito de Campinas é recebido com protestos e homenageia vítimas de chacina

O prefeito reeleito de Campinas, Jonas Donizette (PSB), o vice-prefeito, Henrique Magalhães Teixeira (PSDB), e 33 vereadores eleitos em outubro assumiram seus mandatos na manhã deste domingo (1º) na Câmara Municipal. Durante a cerimônia, Donizette pediu um minuto de silêncio pelas mortes na chacina que vitimou 12 pessoas na cidade. A cerimônia foi marcada pela presença de servidores no plenário com usavam faixas e palavras de ordem, como "Jonas, caloteiro, cadê meu salário" e "Jonas: inimigo do serviço público".

Prefeito eleito de Campinas é recebido com protestos e homenageia vítimas de chacina - Denny Cesare/Código19/Estadão Conteúdo

Eleição da Câmara dos Vereadores em Ipojuca termina em confusão

A eleição do novo presidente da Câmara dos Vereadores de Ipojuca (PE), que aconteceu na manhã deste domingo (1), terminou em confusão. Quando o vereador Irmão Ricardo (PTC) venceu Albérico Souza (PMDB), diversos integrantes da militância contrária a Ricardo atiraram cadeiras de plástico contra os candidatos. A movimentação foi contida pela guarda municipal com uso de spray de pimenta. Apesar de eleito para ocupar a Câmara, Irmão Ricardo assumirá o cargo de prefeito do Ipojuca, pois o candidato mais votado à época das eleições, Romero Sales (PTB), teve a candidatura indeferida pelo Tribunal Superior eleitoral (TSE). Leia Mais

Quatro meses após escândalo, prefeito de Ribeirão Preto diz não temer tempos difíceis

O deputado federal Duarte Nogueira (PSDB-SP) assumiu neste domingo a Prefeitura de Ribeirão Preto (SP) dizendo não temer os problemas que a cidade enfrenta, em um período de grandes dificuldades financeiras, políticas e administrativas. "Pela imprevidência e irresponsabilidade de alguns, não devemos e nem iremos temer os desafios que teremos pela frente. O futuro nos será recompensador", afirmou. Nogueira assume em meio a uma das maiores crises da cidade, considerada um dos principais pólos do agronegócio brasileiro. Em setembro, a "Operação Sevandija", coordenada pelo Ministério Público (MP) e pela Polícia Federal (PF), prendeu secretários e afastou vereadores suspeitos de envolvimento em uma série de esquemas que pode ter desviado mais de R$ 200 milhões dos cofres públicos. Leia Mais

Crivella: "É proibido gastar"

"É proibido gastar, o tempo é de crise", disse Crivella, ao explicar a redução do número de secretarias e de cargos de comissão na prefeitura. 

Crivella cita Guarda Municipal para combater corrupção

"No campo político, vamos ser firmes no combate à corrupção", afirmou Crivella, elencando em seguida ações referentes a segurança pública, como parceria da Guarda Municipal com a Polícia Militar e a For;a Nacional de Segurança.

Crivella promete creches em período integral no Rio

"O maior patrimônio do Rio é o seu povo, e o maior patrimônio do povo é a saúde e a educação", afirmou Crivella, dizendo que irá investir nessas duas áreas durante sua gestão. Ele acrescentou ainda que haverá creches em período integral para crianças cuja mãe trabalha.

"Cuidar da família", diz Crivella

"Nosso lema é cuidar das pessoas. Isso representa, acima de tudo, cuidar da família", disse o prefeito eleito do Rio.

Crivella discursa após tomar posse

O prefeito do Rio, Marcelo Crivella (PRB), inicia o discurso de posse agradecendo a Deus: "Agradeço a Deus por esse momento. Nenhum de nós o recebe como mérito pessoal, mas como graça. Agradeço muito pela bondade infinita e pelo amor inexplicável que Deus tem por cada um de nós".

Crivella discursa após tomar posse - Alex Ribeiro/AGIF/Estadão Conteúdo

Presidente da Câmara comete gafe e chama Crivella de vereador

O presidente da Câmara do Rio, Jorge Felippe, foi reeleito para mais uma legislatura no comando da Casa. Ao anunciar a chegada do prefeito eleito Marcelo Crivella (PRB), Felippe cometeu uma gafe e o chamou de "vereador eleito". A chapa formada pelo peemedebista venceu em pleito com 45 votos, sem concorrentes.

Presidente da Câmara comete gafe e chama Crivella de vereador - Flickr/Câmara Rio

Crivella chega à Câmara para posse

O prefeito eleito do RIo, Marcelo Crivella (PRB), chegou à Câmara dos Vereadores para a cerimônia de posse, que deve começar em instantes.

Crivella chega à Câmara para posse - Hanrrikson de Andrade/UOL

Lupércio encara desafio de melhorar arrecadação e pôr drones em Olinda (PE)

Professor Lupércio (SD), que assumirá neste domingo (1º) a prefeitura de Olinda (PE), se depara agora com as dificuldades da cidade, que vão de baixa arrecadação às obras inacabadas, passando por deficiências nos serviços públicos e manutenção da história na cidade patrimônio. Encontra também o obstáculo de tornar realidade promessas mirabolantes da campanha, como o uso de drones para melhorar a segurança na cidade. Lupércio conseguiu vencer em 2015 o irmão do ex-governador Eduardo Campos, Antônio Campos, além da ex-prefeita Luciana Santos, tirando a hegemonia de 16 anos do partido no terceiro maior colégio eleitoral de Pernambuco. Leia Mais

Lupércio encara desafio de melhorar arrecadação e pôr drones em Olinda (PE) - Divulgação/Facebook Professor Lupércio

Cidade turística de PE vai começar 2017 sem prefeito eleito

Romero Sales (PTB), prefeito eleito de Ipojuca (PE), onde fica a praia de Porto de Galinhas, não assumirá neste domingo (1º). Ele teve a candidatura negada em três instâncias seguidas da Justiça Eleitoral, por causa da Lei da Ficha Limpa. Enquanto ele não consegue reverter a situação e não acontece eleição suplementar, prevista para abril se permanecer o entendimento dos Tribunais Regional e Superior Eleitoral, o município será governado pelo presidente da câmara municipal, que será escolhido entre os 12 vereadores eleitos. Ipojuca é o município da Região Metropolitana do Recife com maior PIB per capita de Pernambuco, pois é onde estão o Porto de Suape, a Refinaria de Petróleo Abreu e Lima e o balneário de Porto de Galinhas. Leia Mais

Vereadores do Rio elegem nova Mesa Diretora

Após tomarem posse, os 51 vereadores do Rio de Janeiro iniciam a eleição da nova Mesa Diretora da Câmara Municipal.

Após 20 anos, Rafael Greca volta à prefeitura de Curitiba

O engenheiro civil Rafael Greca (PMN) assume neste domingo (1º) a prefeitura de Curitivba 20 anos depois de passar o cargo a seu sucessor, Cassio Taniguchi. Em entrevista à TV, Greca anunciou suas primeiras medidas no cargo, reafirmou a prioridade da administração para a área da saúde e explicou suas já polêmicas decisões de cancelar a Oficina de Música e extinguir a Secretaria da Mulher.   Leia Mais

Após 20 anos, Rafael Greca volta à prefeitura de Curitiba - RODRIGO FÉLIX LEAL/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

César Maia "aconselha" austeridade a Crivella

No acesso ao saguão da Câmara, o vereador Cesar Maia (DEM), um dos veteranos da Casa, afirmou que pedirá à Prefeitura do Rio o envio do estudo integral sobre o balanço financeiro favorável na gestão de Eduardo Paes (PMDB). Ele também afirmou que o novo prefeito, Marcelo Crivella (PRB), terá como principal desafio no âmbito do Executivo adotar uma política de austeridade: "Esse era o meu estilo, né? Desde que eu fui secretário de Fazenda do Brizola e, depois, prefeito três vezes. O início é poupança. O gasto vem depois."

Luciana Novaes chega para posse no Rio

A vereadora Luciana Novaes (PT) chega para tomar posse na Câmara Municipal. Deficiente física, Novaes utilizou uma rampa de acesso, localizada na entrada da Casa. Ela ficou tetraplégica ao ser vítima de bala perdida em uma universidade carioca, em 2003. Em outros locais da sede do Legislativo municipal, foram instaladas estruturas adaptadas para receber a nova vereadora. Após passar pelo saguão, Luciana seguiu para o plenário, onde ocorrerá a cerimônia de posse dos parlamentares e do prefeito eleito, Marcelo Crivella (PRB)

Luciana Novaes chega para posse no Rio - Hanrrikson de Andrade/UOL

Não coube todo mundo em Osasco

Muitos amigos e parentes dos políticos de Osasco que tomaram posse neste domingo ficaram do lado de fora da Câmara Municipal da cidade. O local reservado à solenidade tem capacidade para 70 pessoas. Quem conseguiu lugar chegou bem cedo, por volta de 6h --a posse estava marcada para 8h. A rua Rui Barbosa, no centro de Osasco, onde fica a Câmara, foi interditada e isolada e, segundo a assessoria da Câmara, cerca de 40 homens da PM e da GCM fazem a segurança no local.

Não coube todo mundo em Osasco - Fabiana Maranhão/UOL

Vereadores chegam à Câmara para posse no Rio

Os vereadores do Rio já ocupam algumas cadeiras da Câmara Municipal, na manhã deste domingo (1º), onde terá início, às 10h, a cerimônia de posse dos 51 parlamentares e do prefeito eleito, Marcelo Crivella (PRB). Crivella deve assumir oficialmente o cargo às 13h, depois da formação da Mesa Diretora, de acordo com a programação da solenidade.

Vereadores chegam para posse no Rio

Os vereadores do Rio já ocupam algumas cadeiras da Câmara Municipal, na manhã deste domingo (1º), onde terá início, às 10h, a cerimônia de posse dos 51 parlamentares e do prefeito eleito, Marcelo Crivella (PRB). Crivella deve assumir oficialmente o cargo às 13h, depois da formação da Mesa Diretora, de acordo com a programação da solenidade.

Prefeito de Osasco (SP) é ovacionado em cerimônia de posse

O prefeito eleito de Osasco, Rogério Lins (PTN), foi muito aplaudido pelos presentes ao entrar no plenário lotado da Câmara Municipal da cidade, localizada na Grande São Paulo. Cerca de 70 pessoas estão na galeria, e dezenas ficaram do lado de fora. Lins deixou a cadeia em Tremembé, no interior paulista, no começo da tarde de sexta-feira (30), depois de conseguir habeas corpus. Ele se entregou à polícia no domingo de Natal (25) ao desembarcar no Aeroporto Internacional de Guarulhos, vindo de Miami (EUA). Investigado por suspetia de envolvimento em esquema de fraude, Lins era considerado foragido desde o começo de dezembro.

Prefeito de Osasco (SP) é ovacionado em cerimônia de posse - Fabiana Maranhão/UOL

Posse de prefeito de Osasco (SP) lota Câmara Municipal

A cerimônia de posse do prefeito eleito de Osasco (SP), Rogério Lins (PTN), é acompanhada por cerca de 70 pessoas que conseguiram lugar no plenário da Câmara Municipal, que ficou lotado em pouco tempo. Do lado de fora ficaram mais de 100 pessoas que não consequiram entrar. A rua Rui Barbosa, no centro de Osasco, onde fica a Câmara, foi interditada e isolada.  Segundo a assessoria da Câmara, cerca de 40 homens da PM e da GCM fazem a segurança no local. 

Posse de prefeito de Osasco (SP) lota Câmara Municipal - Fabiana Maranhão/UOL

Doria terá de cumprir uma meta a cada 12 dias

Eleito no primeiro turno das eleições com 3,1 milhões de votos (53% dos válidos), o empresário e jornalista João Doria, 59, assume a Prefeitura de São Paulo neste domingo (1º) com uma bagagem pesada de compromissos assumidos em sua primeira disputa eleitoral. Foram 118 promessas feitas em debates, sabatinas, programas eleitorais e entrevistas, segundo levantamento feito pela Folha. Para honrá-las integralmente nos próximos quatro anos, o prefeito terá que cumprir, em média, uma a cada 12 dias de mandato. Leia Mais

Doria terá de cumprir uma meta a cada 12 dias - MÁRCIO FERNANDES/ESTADÃO CONTEÚDO

Prefeitos de 5 capitais tomam posse cortando secretarias, mas medida é insuficiente

Os prefeitos eleitos de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba e Porto Alegre tomam posse neste domingo (1º) mirando na redução da quantidade de secretarias diante da atual crise econômica. A ação é justificada pelos governos como uma tentativa de enxugar os gastos públicos, mas sua eficácia é questionável. Movimentos sociais criticaram os cortes porque atingiram pastas que tinham como foco à atenção a minorias, como deficientes e negros. Leia Mais

Prefeitos de 5 capitais tomam posse cortando secretarias, mas medida é insuficiente - Reprodução

UOL Cursos Online

Todos os cursos