UOL Últimas NotíciasUOL Últimas Notícias
UOL BUSCA

Selo
Selo
ARQUIVOS

 

08/10/2007 - 15h08
Japonês de 16 anos é campeão mundial de cubo mágico

Um adolescente japonês ganhou o campeonato mundial de cubo mágico em Budapeste, na Hungria, depois de montar o quebra-cabeça em menos de 13 segundos. Yu Nakajima, de 16 anos, foi campeão ao conseguir ordenar por cor as seis faces do modelo clássico de 3x3 e recebeu o prêmio de 5 mil euros.

Em segundo lugar, ficou o americano Andrew Kang, e o japonês Mitsuki Gunji ficou na terceira posição. Niguém conseguiu bater o recorde do francês Thibaut Jacquinot, de 9 segundos e 86 centésimos.

A competição, que durou três dias, contou com a participação de 300 candidatos que usaram mãos e até os pés para montar os cubos de seis cores com nove quadrados em cada lado.

O arquiteto húngaro Erno Hubik inventou o jogo do cubo mágico em 1974 e desde então, 300 milhões de cubos já foram vendidos. A competição marcou o 25º aniversário do primeiro campeonato, que também aconteceu em Budapeste, em 1982.

Erno Hubik fez uma rara aparição no campeonato para distribuir os prêmios.

Mesmo tendo sido inventado em 1974, o cubo mágico só foi comercializado fora da Hungria a partir de 1980. O jogo inspirou uma peça de teatro, uma serie de TV e, de acordo com a empresa de Rubik, também teria contribuído para a reforma econômica que aconteceu na Hungria no início dos anos 80.

ÍNDICE DA BBC BRASIL   IMPRIMIR   ENVIE POR E-MAIL

Folha Online
Brasil está mais resistente a choques externos, diz FMI
UOL Esporte
Vasco decide, enfim, demissão de Lopes; Tita deve ser o substituto
UOL Economia
Dólar sobe pelo quinto dia seguido
e volta a valer mais de R$ 1,60

UOL Tecnologia
Fãs do iPhone promovem encontro no Brasil; veja mais
UOL News
Silêncio marca início de
três dias de luto oficial

UOL Vestibular
Fatecs-SP prorrogam prazo para pedido de isenção da taxa
UOL Televisão
Novelas "Os Mutantes"
e "Chamas da Vida" vivem "inferno astral"

UOL Música
The Police toca para 19 mil pessoas em show de despedida
UOL Diversão & Arte
MinC e Petrobras anunciam R$ 28 mi em editais
UOL Cinema
John McCain escolhe presidente negro como seu favorito