Topo

A guerra civil americana ontem e hoje

09/04/2015 19h04

As comemorações das grandes datas nacionais sempre dão lugar a debates. Mas raros são os eventos do passado que continuam suscitando controvérsias ao longo dos séculos. A guerra civil americana (1861-1865) é justamente um desses episódios históricos que gera constantes polêmicas.

Há exatos 150 anos, no dia 9 de abril de 1865, o general Lee, comandante das forças confederadas, rendeu-se ao general Grant, o chefe do Exército da União, em Appomattox, na Virginia.

Terminava uma das guerras civis mais sangrentas da história contemporânea. Segundo novas estimativas, cerca de 750 mil homens morreram em ação ou em consequência de ferimentos sofridos nas batalhas que opuseram sulistas e nortistas. Conforme o estudo publicado no jornal "The New York Times", tal número corresponde a um em cada dez homens brancos em idade de prestar o serviço militar.

Nos últimos quatro anos tem havido nos Estados Unidos debates intermitentes sobre a guerra de Secessão. O "The New York Times", que apoiou a candidatura de Lincoln e cobriu de perto toda a guerra civil, tem um blog intitulado Disunion. Nesta seção do jornal, são publicados estudos de especialistas sobre as diferentes etapas do conflito.

Há também, entre outros elementos de informação, um aplicativo de um dos canais americanos de história que permite seguir o dia a dia da guerra num tablet, incluindo fotos, mapas e extratos de jornais da época. Mas a memória do drama ocorrido há 150 anos traz também à tona as esperanças de igualdade racial e social que o final da guerra prometia, e que os Estados Unidos ainda não cumpriram.

Num longo e meditado artigo publicado nesta semana na revista online The Atlantic, David W. Blight, historiador da universidade de Yale e grande especialista da guerra da Secessão, dá atualidade ao evento.

Intitulado "A guerra civil não acabou", o ensaio de Blight, referindo-se às desigualdades da atual sociedade americana, inicia-se com essas considerações: "As questões centrais da guerra ainda concernem a nação... Os grandes problemas da guerra não foram resolvidos naquela manhã de abril [de 1865] em Appomattox. Neste sentido, não somente a guerra civil não acabou, como também ela pode ser perdida".