Topo

Qualquer negócio pode e deve promover a boa saúde

Shutterstock
Imagem: Shutterstock

Richard Branson

07/06/2012 00h01

Pergunta: Eu concordo que uma companhia não deve apenas ganhar dinheiro. Ele precisa também ajudar a sociedade. Eu estou querendo criar uma rede de academias de ginástica. Como é que eu poderia ajudar a minha comunidade e o meio ambiente com este tipo de negócio? (Frederik Mogensen, Dinamarca)

Resposta: Bem, Frederik, os clubes de saúde da nossa rede internacional, a Virgin Active, têm sido muito eficientes em ajudar as comunidades locais nas quais eles se inserem. Portanto, vejamos o que eles estão fazendo e talvez você possa desenvolver ideias e projetos voltados para o seu negócio.

O objetivo principal da Virgin Active é melhorar a saúde da comunidade, ajudando os seus clientes a ficarem em forma e a adotarem um estilo de vida ativo. Com o aumento do índice de obesidade e do número de pessoas diagnosticadas todos os dias com doenças vinculadas ao excesso de peso, como a diabetes, o nosso foco em um estilo de vida mais saudável é compartilhado por governos e grupos comunitários.

Assim, os nossos clubes têm como objetivo tornarem-se pontos centrais nas suas comunidades, encorajando os seus membros a comer melhor e a fazer exercícios. Os clubes ajudam os membros a assumir controle sobre a própria saúde e a adotar programas para ficar em forma, oferecendo acesso a outras companhias da Virgin como a HealthMiles (que ajuda companhias a promover a boa saúde no local de trabalho) e a Life Care (que avalia a saúde das pessoas). Esses programas ajudam os membros a monitorar o seu progresso rumo a metas de saúde personalizadas e também oferecem incentivos para que essas metas sejam alcançadas. E, por meio do nosso website, todo mundo, inclusive indivíduos que não são membros, podem acessar dicas diárias sobre a boa forma física e conselhos sobre uma alimentação nutritiva. Além disso, eles podem também fazer um check-up de saúde online.

Na África do Sul, a Virgin Active está trabalhando em conjunto com a fundação Virgin Unite para criar um programa de boa forma física e esportes para crianças sul-africanas em idade escolar. Ela pretende fornecer às escolas técnicas mentores e, em certos casos, equipamentos. Tudo isso é crucial para inspirar os jovens a se exercitarem mais.

Além disso, a Virgin Active doou equipamentos para uma academia de ginástica em uma comunidade de baixa renda na África do Sul e para uma unidade de jovens delinquentes em uma prisão australiana. A empresa também começou a criar vários clubes em mercados em desenvolvimento, nos quais as principais operadoras geralmente não abrem franchises, como, por exemplo, o distrito de Soweto na periferia de Johannesburgo. Nós abrimos um clube de saúde lá no ano passado, adaptando-o às necessidades da comunidade local ao incluirmos uma barbearia administrada por um empresário local e aumentando o número de computadores que oferecem acesso à Internet aos nossos membros.

Os nossos clubes Virgin Active precisam também minimizar os impactos negativos que eles provocam sobre o meio ambiente. Embora a Active tenha dedicado bastante esforço à construção de instalações modernas e bonitas, ela também prioriza a redução do consumo de energia elétrica e de água em cada prédio, provando desta maneira que viver de forma sustentável não significa reduzir o padrão de vida.

A Virgin Active reduz constantemente a sua utilização de eletricidade e água ao implementar medidas novas: sistemas de recuperação de calor, iluminação que economiza energia, painéis solares, temporizadores em bebedouros, e sistemas para a reutilização da água de piscinas para em descargas de vasos sanitários. A atenção para com os detalhes é excepcional. Uma experiência que chamou a minha atenção foi a tentativa da equipe de utilizar novas pinturas nos telhados, a fim de reduzir a absorção de calor pelos prédios.

Eles também não perdem de vista iniciativas básicas: desligar aparelhos e equipamentos quando estes não estiverem sendo utilizados e monitorar o seu uso. A Virgin Active envia à noite equipes de engenheiros aos seus clubes, para que eles identifiquem onde a energia elétrica está sendo desperdiçada. E, na África do Sul, nós possuímos um sistema de controle do uso de energia baseado na Internet na maioria dos nossos 99 clubes de saúde. Os monitores são tão fanáticos quanto à redução do uso da energia que, se os diretores dos clubes esquecerem-se de colocar as coberturas sobre as piscinas na noite anterior, eles poderão esperar um telefonema de reclamação pela manhã. A diferença aparece no gráfico de uso de eletricidade!

Essas iniciativas fazem grande sentido empresarial, já que os preços da energia elétrica estão aumentando rapidamente em todo o mundo, e um clube ou rede capaz de controlar esses custos contará com uma vantagem competitiva e apresentará um melhor desempenho.

Portanto, Frederik, o seu clube de saúde poderá ter muito a oferecer à sociedade. Talvez nem todos os projetos da Virgin Active sejam aplicáveis à sua situação. Mas se você se concentrar na sua meta de ajudar a sua comunidade e o meio ambiente, e pedir conselhos aos seus clientes e às lideranças comunitárias, em breve você próprio terá várias ideias. A sua abordagem é excelente: uma empresa liderada por uma pessoa comprometida com tais metas terá muito mais chance de prosperar e de superar a concorrência.

* Richard Branson é o fundador do Virgin Group e de companhias como a Virgin Atlantic, a Virgin America, a Virgin Mobile e a Virgin Active. Ele escreve e mantém o blog www.virgin.com/richard-branson/blog