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Inúmeras empresas, e uma visão forte

O bilionário britânico Richard Branson posa em frente a um modelo de aeronave da Virgin Galactic - 11.jul.2012 - AFP/Adrian Dennis
O bilionário britânico Richard Branson posa em frente a um modelo de aeronave da Virgin Galactic Imagem: 11.jul.2012 - AFP/Adrian Dennis

17/04/2014 00h01

Pergunta: Há muitas empresas dentro do Virgin Group. Existe uma única visão geral para o grupo, ou cada empresa tem uma visão separada? Eu estou interessado nisso porque tenho um único conceito de empresa, mas também diferentes subempresas que operam dentro dele.

–Donald Lynn Coates, Baton Rouge, Louisiana

Resposta: Quando a Virgin começou a expandir do ramo musical para outros setores, os especialistas e os nossos concorrentes nos alertaram fortemente contra isso, argumentando que nosso fracasso era inevitável. Nós não apenas carecíamos de experiência, segundo eles, como aquilo não se enquadrava na missão geral da Virgin. Segundo a última contagem, nós abrimos mais de 400 empresas desde então, e como provou o sucesso de nosso grupo, sua visão para sua empresa não deve ser tão restritiva a ponto de limitar a imaginação de sua equipe.

Você precisa desenvolver uma visão geral para sua empresa --uma que seja fortemente apoiada por uma estratégia mais focada em cada negócio dentro dela.  As duas coisas não são mutuamente excludentes, mas sim complementares: uma não deve se sobrepor à outra.

Iniciar um negócio é sempre uma aventura, e nem tudo funciona para todo empreendedor da mesma forma. À medida que você enfrentar os desafios para manter seu negócio funcionando, você poderá descobrir que sua visão para a empresa precisa ser ajustada.

Eu iniciei meu primeiro negócio, a revista "Student", para dar aos jovens nos anos 60 uma voz nos assuntos mais importantes da época. A guerra no Vietnã estava se tornando um grande problema e, aos 16 anos, eu queria criar uma plataforma forte para fazer campanha contra a guerra. A revista gerou um negócio de venda de discos pelo correio, que por sua vez nos levou a criar uma rede de lojas de discos, depois um estúdio de gravação, então uma gravadora --e, assim, nós lançamos a marca Virgin.

Olhando para trás, nossas metas certamente mudaram e expandiram com o tempo, mas havia um elemento chave que era comum em todos esses empreendimentos: eles foram criados para melhorar a vida das pessoas. Nossa estratégia variava na maioria dos casos --ao oferecermos preços melhores, produtos melhores, ótimo serviço ou conscientizando as pessoas sobre assuntos importantes--, mas, no final, nossos negócios eram unidos por esse propósito comum. Como a maioria dos empreendedores, eu estava aprendendo a liderar nosso grupo à medida que ele crescia, e essa fundação me ajudou a criar uma visão geral para nossa empresa.

Isso foi fundamental para obtermos um sucesso contínuo. Quase 50 anos depois, nós permanecemos extremamente focados em nossa visão de melhorar a sociedade, por meio dos setores onde agora atuamos, incluindo companhias áreas, celulares, serviços bancários e turismo espacial, entre muitos outros, e trabalhamos em dezenas de países. Nós também criamos uma fundação sem fins lucrativos, a Virgin Unite, para trabalhar em questões como a mudança climática, conservação, paz e reconciliação, assim como fomentar o empreendedorismo.

Quando você cria e lidera um grupo de empresas, você deve evitar impor um controle do alto. Se você o fizer, você engessará suas equipes de gestão, impedindo que elas estabeleçam negócios realmente diferenciados, cada uma com seu próprio forte senso de propósito e visão distinta.

Em vez disso, você deve aprender a delegar, já que não há como você conseguir se manter no controle de cada desafio particular de cada empresa. Eu sempre deleguei grande parte do controle operacional às minhas equipes. Isso me permitiu focar no quadro maior ou visão para a empresa, enquanto nossas equipes asseguravam a manutenção do foco no fornecimento de maior qualidade, inovação e serviço.

Como você vai saber quando atingiu o equilíbrio certo? Porque haverá semelhanças na forma como suas empresas operam. Um fator que une as empresas Virgin é o senso de humor e a alegria cotidiana que levamos aos nossos empregos, que criam uma experiência agradável para os clientes. Isso deriva de nosso foco em sacudir os mercados e oferecer uma nova forma de fazer as coisas. Independentemente de você estar lidando com a Virgin Atlantic, Virgin Money, Virgin Active ou nossas várias empresas Virgin Mobile ao redor do mundo, você notará essa diferença distinta --nós não nos levamos muito a sério. Que graça teria isso?

Não importa qual seja sua visão para sua empresa: lembre-se de mantê-la clara e cheia de propósito, e você estará no caminho certo.