Topo

Reagindo à burocracia na hora de montar um negócio

Richard Branson

26/04/2014 00h01

Pergunta: Como posso desenvolver uma estrutura organizacional sem burocracia?

–Cuthbert Tembo, Harare, Zimbábue

Resposta: Novas empresas estão tentando desafiar o status quo em quase todos os setores, de saúde ao financeiro. Um dos principais obstáculos para o sucesso delas é a burocracia. Regras, regulações e exigências de conformidade podem matar rapidamente os sonhos dos empreendedores de criar algo realmente diferente.

Apesar de nem sempre haver muito o que fazer em relação à burocracia, exceto encontrar formas criativas de atravessar e contornar a mata, você pode agir para assegurar que sua própria empresa não crie seus próprios obstáculos internos enquanto cresce. Com frequência, quanto  mais uma empresa cresce, menos autonomia e responsabilidade os funcionários têm; no lugar deles, assumem a burocracia e a hierarquia. Se não forem controladas, elas também podem levar à destruição da empresa.

O segredo para combater ambos os tipos de burocracia é manter o espírito de curiosidade em sua empresa –continue questionando a forma como as pessoas fazem seus negócios. Inovação disruptiva faz parte da cultura de uma nova empresa, é inerente ao modo como ela opera, então mantenha isso. Nós, na Virgin, nos orgulhamos de ter acertado isso nas últimas quatro décadas.

Eu falo com frequência sobre a necessidade do fundador de uma empresa delegar o controle cotidiano das operações, de modo que ele ou ela possa se concentrar no futuro do negócio. Você foi a pessoa que teve a visão original para a empresa, de modo que você é quem deve se encarregar da missão de responder perguntas básicas como "Podemos fazer as coisas de um modo melhor?" e "Como o produto pode ser melhorado?" –cujas respostas você precisa saber para conduzir sua ideia à frente.

Delegar também permite liderar pelo exemplo, quando se trata de evitar a papelada e burocracia interna desnecessária. Contrate pessoas que você considere certas para o trabalho, e então deposite sua confiança nelas. Não faça microgestão –permita que elas conduzam as coisas, sem processos burocráticos laboriosos. Isso liberará seu tempo e é uma boa estratégia de administração: com frequência maior do que o contrário, as pessoas desabrocham quando lhes é dada a liberdade para realizarem bem o seu trabalho. Quando seu pessoal tem autoridade para resolver os problemas criativamente, você estará em melhor situação para lidar com a burocracia externa.

Um empreendedor que está combatendo as regulações ruins no momento é o presidente-executivo da Tesla, Elon Musk. Ele está travando batalhas em muitos Estados americanos para que sua empresa possa vender seus carros elétricos diretamente ao consumidor, sem a necessidade de concessionárias. Há leis em muitos Estados exigindo que os fabricantes de veículos vendam apenas por meio de revendedoras licenciadas, visando proteger as empresas criadas pelos revendedores. Ele e sua equipe concluíram que as concessionárias não eram uma bom espaço para venda de carros elétricos, porque continuariam dando preferência aos veículos movidos à gasolina, que exigem troca de óleo, regulagens e outras formas de manutenção que são fonte de receita para elas.

O mais recente campo de batalha é o Estado de Nova Jersey, onde uma decisão recente impediu a Tesla de vender diretamente seus carros pioneiros aos compradores. Musk reagiu com um apelo direto à população de Nova Jersey, que ele publicou em seu blog. Acusando o lobby das concessionárias de ter fechado um acordo com o governador Chris Christie, ele escreveu que elas "contornaram o processo legislativo e aprovaram uma regulação que é fundamentalmente contrária à intenção da lei", de modo que pediu aos moradores de Nova Jersey que contatassem seus representantes políticos locais. A equipe dele tem tentado táticas diferentes em outros Estados, desde realizar test drives com políticos até a venda de carros online.

Musk e sua equipe têm conseguido combater toda a burocracia imposta a eles devido ao poder de seu produto. Não há substituto para isso. Se a sua ideia beneficia o consumidor e você trabalha com os órgãos reguladores necessários para provar isso, em algum momento você prevalecerá.

Outra empresa que está tendo sucesso em combater toda a burocracia é a Airbnb, uma empresa que ajuda viajantes a se conectarem com pessoas com acomodação para alugar. O setor hoteleiro tradicional combateu a Airbnb em cada passo de seu desenvolvimento. Para rebater os críticos, a empresa não mediu esforços para pagar as taxas hoteleiras por todos os Estados Unidos e cumprir as regras de cada Estado; em Nova York, ele pediu permissão para coletar os US$ 21 milhões em impostos que seriam devidos. Essa tática é uma marca do sucesso para uma empresa que abriu uma nova forma adaptável e a preço acessível de as pessoas viajarem.

Quando um novo produto ou serviço vira um setor de cabeça para baixo, os reguladores são forçados a correr atrás. Se você é o disruptor, é importante que você mantenha sua posição. Jogue de forma justa, mas esteja preparado para outros que jogarão sujo –e não permita que arrastem você para a lama.

(Richard Branson e Tony Fadell, o fundador do Nest Labs, participarão de um debate em San Francisco, em 9 de maio, examinando o tema "Será que os empreendedores perderam a vontade de inovar?" Eles analisarão o efeito das regulações sobre a capacidade dos empreendedores de continuar inovando. O evento será transmitido ao vivo por streaming no endereço virgin.com/disruptors.)

(Richard Branson é o fundador do Virgin Group e de empresas como Virgin Atlantic, Virgin America, Virgin Mobile e Virgin Active. Ele mantém um blog no endereço www.virgin.com/richard-branson/blog. É possível acompanhá-lo no Twitter em twitter.com/richardbranson. Para saber mais sobre o Virgin Group: www.virgin.com.)

(Perguntas dos leitores serão respondidas em futuras colunas. Por favor, as envie para Richard.Branson@nytimes.com e inclua seu nome, país, endereço de e-mail e nome do site ou publicação onde leu a coluna.)