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Não descarte nem mesmo uma ideia que pareça impossível

Richard Branson

26/06/2014 00h02

Pergunta: Eu tenho 16 anos e estou estudando administração empresarial nas Filipinas. Você recomenda que meus amigos e eu abramos um negócio agora (nós estamos interessados em moda)? Em comparação aos nossos colegas de classe, nós não somos os melhores alunos, mas queremos tentar e não desistiremos facilmente. Você não aprende tudo no curso de administração, queremos descobrir e nos divertirmos enquanto estudamos.

Eu escrevo para você porque comprei seu livro "Like a Virgin –Os Segredos do Empresário Mais Excêntrico do Mundo". Eu estou na página 58.

Resposta: Muito obrigado por chegar até a página 58 do livro. Eu espero que você chegue até o final!

O momento certo para você começar é agora. Eu tinha a sua idade quando lancei meu primeiro negócio, a revista "Student". Àquela altura eu era velho o bastante para pensar por conta própria, e jovem o bastante para não me intimidar por uma carreira que envolve risco.

Você parece ter encontrado sua paixão, então você já está com um passo à frente. Reconhecidamente, é difícil causar impacto no setor de moda: eu aprendi isso pessoalmente, tendo lançado empreendimentos como o Virgin Brides, Virgin Clothing e Virginware, todos fracassados.

Felizmente, eu consegui algum sucesso quando a Virgin ajudou a lançar uma nova empresa de modelos chamada Storm Model Management. Uma das primeiras modelos contratadas pela fundadora, Sarah Doukas, foi Kate Moss – e o resto é história.

Inicie sua pesquisa escrevendo todas as suas ideias, independente de serem sérias ou triviais. Não descarte nem mesmo uma ideia que pareça impossível. Então olhe para sua lista: há algum item na área que pareça pronto para uma sacudida? Você percebeu uma lacuna em algum setor? Os clientes estão sempre há procura de uma melhor alternativa, de modo que olhe atentamente para ideias que teriam uso prático, mas mesmo assim se destaquem do que os concorrentes oferecem.

Assim que você se decidir por uma ideia, você precisa testá-la. O "Teste da Mamãe" é um método que sempre usei: experimente contar sua ideia para um ente querido –sua mãe, se possível– e peça para que ela seja honesta a respeito do que pensa a respeito do seu plano. Essa pessoa não precisa ser entendida em negócios, apenas que tenha o que seja do seu melhor interesse no coração. Se ela se empolgar, você pode ter uma ideia vencedora.

Em seguida, faça amostras do seu produto ou serviço e comece a mostrá-las para clientes potenciais. Preste atenção no retorno delas e responda –lembre-se, inovação é o nome do jogo na moda.

Pode ser que você e seus amigos não sejam os melhores estudantes, mas é possível compensar isso com uma atitude de "posso fazer" e motivação para ser bem-sucedido. Eu também não fui um bom aluno e larguei a escola aos 16 anos para começar minha carreira. É um caminho tomado por muitos líderes empresariais, apesar de muitos outros empreendedores bem-sucedidos terem diplomas universitários.

Enquanto isso, não deixe que sua idade ou inexperiência o segurem. Mantenha seus olhos abertos. Converse com as pessoas e faça perguntas. Escreva suas ideias assim que surgirem. Quando for avaliá-las, procure por lacunas no mercado e assegure que aquilo que estiver oferecendo é algo de que as pessoas realmente precisem. E não se esqueça de sonhar grande.

Se você seguir esses passos, você terá muitas aventuras e muita diversão. Eu ficarei de olho nos seus modelos no tapete vermelho!