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Como lançar duas startups ao mesmo tempo

Richard Branson

02/10/2014 00h05

P: Eu tenho 25 anos e estou estudando empreendedorismo na Holanda. Alguns colegas e eu lançamos dois novos empreendimentos inovadores e exigentes:

1) Uma solução para prevenir devoluções pelo consumidor, voltada para fabricantes e varejistas;

2) Óculos de terapia de luz controlados por um aplicativo de smartphone, para aliviar o jet leg e problemas de sono.

Nós estamos trabalhando mais de 100 horas por semana cada, fora o tempo dedicado ao nosso curso, e mesmo assim estamos tendo dificuldade para fazer o que é preciso. Você tem algum conselho para nós?

Aleksandar Dimitrov

R: Padeiros fazem pão, contadores cuidam de contas e empreendedores transformam ideias em realidade. Nossa capacidade de gerar novas ideias é uma bênção e uma maldição. É ótimo estarmos constantemente inspirados e otimistas, mas às vezes pode ser difícil nos concentrarmos em uma ideia tempo suficiente para transformá-la em um negócio bem-sucedido.

Suas duas ideias soam intrigantes, especialmente os óculos de terapia de luz: como uma pessoa que voa com frequência e dono de uma companhia aérea, eu tenho certeza que existe um mercado para eles.

Vocês são apaixonados por ambos os negócios? Se vocês estão desfrutando trabalhar em ambos, então sigam em frente e mantenham seus espíritos animados - o que vocês estão tentando é possível. Dirigir um negócio se resume a algumas poucas coisas: engajar seu público alvo, exibir seu argumento de venda singular, ficar de olho no fluxo de caixa e cuidar de sua equipe para que ela possa cuidar de seus consumidores. Assim que você dominar essas habilidades em um de seus empreendimentos, você terá uma maior facilidade de aplicá-las no outro.

Quando meus amigos e eu dirigíamos a revista "Student", que lançamos quando eu abandonei a escola aos 16 anos, nós notamos que nossos leitores estavam interessados em música, assim como nós. Assim, demos início a um negócio de venda de discos pelo correio e colocávamos propagandas na revista para promovê-lo. Funcionou perfeitamente - os dois negócios se complementavam. Posteriormente, a Virgin Records se tornou tão popular que decidimos parar de produzir a revista e dedicamos todos os nossos esforços ao ramo de discos. Por algum tempo, assim como vocês, nós estávamos dirigindo duas novas empresas simultaneamente. Na verdade, nós também dirigíamos o Centro de Orientação ao Estudante sem fins lucrativos, de modo que eram três projetos em andamento! Cinco décadas depois, nós estamos operando centenas de empresas em uma variedade de setores, estando sempre de olho no lançamento da próxima. De festivais a telecomunicações e hotéis, nós colocamos estrategicamente a marca Virgin em muitos setores.

Este também pode ser o caminho para você e seus amigos. Mas se o seu coração não estiver em um dos negócios ou se você achar que é improvável que um decole rapidamente, vocês poderiam considerar uma abordagem mais estratégica: vocês poderiam trabalhar em um dos negócios a curto prazo e manter o outro na manga. Quando vocês olham para os dois negócios, há um que pode fazer sucesso mais rápido? É possível usar o sucesso de um para lançar o outro?

Uma das novas empresas que cresceram mais rapidamente nos últimos anos, a Airbnb, conseguiu decolar dessa forma. Quando o negócio deles de compartilhamento de acomodações não decolou imediatamente, os três fundadores, Brian Chesky, Joe Gebbia e Nathan Blecharczyk, criaram um negócio paralelo para arrecadar fundos para o projeto que era paixão deles. Eles lançaram um cereal ridicularizando a eleição geral americana, que estava ocorrendo na época, vendendo 800 caixas em edição limitada. Eles ganharam US$ 30 mil com esse projeto, que reinvestiram na ideia original deles, o Airbnb.

Por que voltaram ao Airbnb em vez de lançar outro cereal, já que a ideia já tinha sido bem-sucedida? Porque eles acreditavam na escalabilidade a longo prazo do Airbnb e adoravam o conceito.

Se vocês decidirem continuar tocando as duas ideias ao mesmo tempo, vocês precisam testar uma amostra de cada produto em seu respectivo mercado e registrar os resultados. Dessa forma, se o dinheiro ficar curto e vocês puderem dar continuidade a apenas um projeto, vocês saberão qual tem a maior probabilidade de ser bem-sucedido. A chave é assegurar que um negócio não seja dependente do outro. Quando estávamos preparando o lançamento da Virgin Atlantic, nós fechamos um acordo com a Boeing que nos permitiria devolver o avião adquirido por leasing após um ano, caso o negócio não vingasse. Nós fizemos isso para proteger a Virgin Records - nós vimos que ela poderia ficar em risco caso a Virgin Atlantic fracassasse e ainda precisássemos continuar pagando pelo avião. Felizmente, nós nunca precisamos devolver o avião e hoje a Virgin Atlantic é uma empresa estável e bem-sucedida.

Para empreendedores que têm muitos interesses, seguir sua paixão pode levar você a trabalhar simultaneamente em algumas ideias de empresas. Às vezes o trabalho pode parecer esmagador, mas as recompensas também são maiores.