Topo

Dez dicas para ter sucesso nos negócios

Getty Images
Imagem: Getty Images

25/10/2014 00h01

Muitas vezes me perguntam como eu cheguei onde estou e como a marca Virgin conseguiu tudo o que tem. Apesar de não haver atalhos para o sucesso, certas atitudes podem ajudar. Aqui estão as minhas dez principais dicas de como fazer negócios da maneira da Virgin:

1. Siga seus sonhos

Você vai viver uma vida muito melhor se você perseguir suas paixões. As pessoas que trabalham nas coisas que amam geralmente aproveitam a vida mais do que todo mundo, simplesmente porque estão correndo atrás de seus sonhos.

2. Faça algo pelos outros

Se você não está fazendo uma diferença na vida de outras pessoas, você não deve estar nesse negócio - é simples assim. As empresas têm a responsabilidade de fazer a diferença no mundo: elas devem isso à sua comunidade, seus funcionários, seus clientes, todo mundo. A parte surpreendente é que fazer o bem também é bom para os negócios -o que você está esperando?

3. Acredite em suas ideias: dê ao seu empreendimento tudo o que você tem

Um compromisso apaixonado com o seu negócio e com seus objetivos pessoais pode fazer toda a diferença entre o sucesso e o fracasso. Se você não tem orgulho do que está fazendo, por que alguém terá? E não seja levado cegamente pela busca de lucros e crescimento. Se você ficar focado em ser o melhor no que faz, é provável que o resto seguirá.

4. Divirta-se e certifique-se de que os membros de sua equipe também estejam se divertindo

A diversão é um dos componentes mais importantes -e subestimados- de qualquer empreendimento de sucesso. Se você não está se divertindo, provavelmente é hora de parar e tentar outra coisa. Se os seus funcionários estiverem envolvidos e se divertindo, e eles realmente se preocuparão com os seus clientes, gostarão do trabalho e trabalharão melhor. Contrate pessoas que procuram ver o melhor nos outros, que tecem mais elogios do que distribuem críticas e que realmente amam o que fazem.

5. Não desista

Em cada empreendimento em que me engajei –seja abrindo um negócio, voando ao redor do mundo em um balão ou atravessando o oceano em um barco a motor- enfrentei momentos difíceis quando o mais fácil seria jogar a toalha e ir embora. Mas você vai se surpreender com o que consegue alcançar ao se ater aos seus objetivos com tenacidade. Quando você falhar, levante-se, sacuda a poeira e tente novamente.

6. Escute, tome muitas notas e estabeleça sempre novos desafios para você mesmo

Se você não anotar suas ideias espontâneas (e as dos outros), elas podem desaparecer em um piscar de olhos. Então não se esqueça de manter o controle de seus objetivos: faça listas. E lembre-se de ouvir mais e falar menos. Você vai se surpreender com os obstáculos que o hábito da escuta pode superar.

7. Delegue e passe mais tempo com a sua família

A arte de delegar é uma das principais competências que os empresários devem dominar. Certifique-se de “contratar pessoas que cubram as suas fraquezas”. Trazer pessoas que podem fazer as tarefas nas quais você não é particularmente bom pode liberá-lo para planejar o futuro da sua empresa. Esta estratégia também permite que você passe mais tempo com a sua família, que é realmente a coisa mais importante. Ah, sim, e não se esqueça de ouvir a opinião de sua família sobre a sua última grande ideia -como eu deveria ter feito antes de lançar os preservativos Mates, por exemplo!

8. Comunique-se, colabore e comunique-se um pouco mais

Simplifique, seu bobo. Acima de tudo, trabalhe e divirta-se com os outros. Os cogumelos talvez cresçam no escuro e com uma dieta de esterco, mas essa estratégia não funciona bem com as pessoas. O fundador da Apple, Steve Jobs, e empresas como a Pixar montaram ambientes de trabalho abertos que estimulavam o convívio e o compartilhamento de visões –você também precisa desse tipo de ambiente.

9. Desligue o laptop e o iPhone e vá lá fora

Não se sente na frente de uma tela o dia todo. Desligue tudo e aventure-se pelo mundo regularmente. Se você tem negligenciado esta parte da vida, comece em seu próprio quintal. Em seguida, expanda seu campo de visão. Com tantas pessoas fascinantes para conhecer, aventuras emocionantes para embarcar e desafios gratificantes para empreender, não há tempo a perder. Como diz o ditado: a vida não é um ensaio geral.

10. Faça o que você ama, e mantenha um sofá na cozinha

Enquanto você estiver cercado por pessoas que você ama e estiver fazendo o que gosta, realmente não importa onde você mora ou quanto dinheiro você ganha. Quando estamos em Necker Island, minha família passa a maior parte do tempo junta na cozinha. Se você tem um teto sobre sua cabeça e um parceiro que você ama, realmente você não precisa de muito mais.

Agora eu realmente preciso voltar para a minha rede na árvore e fazer alguma coisa -por aqui, esse é o jeito das Ilhas Virgens!

(Esta coluna foi adaptada do próximo livro de Richard Branson, “The Virgin Way”, em tradução livre, “do jeito da Virgin”. Para mais informações, acesse virgin.com/richardbranson/books.)