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Investimento não é tudo

27/11/2014 00h01

Pergunta: Bom dia Richard. Sou um jovem estudante de engenharia, com pouca ou nenhuma experiência como empresário. Eu acho que eu tenho uma grande ideia, uma equipe pronta e capaz, mas tenho pouco dinheiro para comercializar meu produto inovador. Temo que os potenciais investidores não vão me levar a sério por causa da minha idade (21) e inexperiência. Como posso convencer investidores experientes a acreditar na minha equipe e investir na minha ideia?

- Jordan Gruber, Austrália

Resposta: Eu e meus amigos criamos o nome “Virgin”, um dia quando tínhamos 15 anos de idade, conversando no porão de casa. Eu gostava do nome “Hérnia de Disco” para o nosso novo empreendimento musical, mas um dos meus amigos destacou que, quando se tratava de negócios, nós éramos todos virgens, então por que não chamar nossa empresa assim? No nosso caso, a inexperiência provou-se um grande trunfo - se tivéssemos ido com a opção mais segura, não tenho certeza de que muitas pessoas estariam trabalhando em academias ou bancos chamados Hérnia de Disco!

A inovação e o empreendedorismo prosperam com a energia das pessoas que estão colocando os pés na água pela primeira vez. Jovens empresários com perspectivas frescas têm a liberdade de pensar muito diferente, o que é tremendamente excitante para potenciais colaboradores. No entanto, Jordan, como você está descobrindo, traduzir um novo conceito em um produto pode ser uma tarefa assustadora.

Talvez você ainda não tenha as conexões certas ou uma entrada junto a grandes investidores, mas outras pessoas têm - empresários experientes, no seu setor ou em outros, que estiveram no seu lugar antes e obtiveram sucesso. Essas pessoas são os mentores em potencial e podem ajudá-lo em seu caminho.

Nós da Virgin gostamos muito de mentores. Eu mesmo me beneficiei de muitos mentores em toda a minha vida. No entanto, não considere um mentor como uma maneira rápida de obter contatos úteis. Uma boa relação com um mentor se baseia em mais do que isso - é uma forma de aprender lições valiosas com os erros que alguém já fez.

Além disso, notei na ênfase de sua mensagem em convencer “investidores experientes” para patrocinar sua ideia. Apesar de parecer o caminho ideal para impulsionar um negócio à frente, a realidade é que muito poucos empreendimentos consegue este tipo de financiamento, com grandes somas de dinheiro patrocinadas por empresários importantes.

A melhor alternativa talvez seja uma plataforma de crowdfunding (financiamento coletivo) online. Sites como o Indiegogo não apenas têm o potencial de financiar a criação de um protótipo para começar seu negócio, mas também podem resultar em uma significativa publicidade.

Outra opção é tomar um empréstimo destinado a pequenos negócios. No Reino Unido, nós lançamos o Virgin StartUp, um programa que oferece empréstimos de até $ 25.000 libras (em torno de R$ 100 mil) para as empresas que estão tentando tirar suas ideias do papel. Vale a pena dedicar um tempo para buscar iniciativas semelhantes em sua área e decidir se um empréstimo é o passo certo para você. Um benefício adicional é que tanto o crowdfunding quanto os empréstimos às pequenas empresas permitem que você retenha a propriedade plena do seu negócio -você não tem que dar nenhuma parte para os investidores.

Aqui estão três passos que podem ajudar você a descobrir qual abordagem é melhor para você:

1. Avalie e pesquise.

Seja sempre honesto com você mesmo sobre suas habilidades, sobre o trabalho que você vai ter que ter para colocar sua empresa em funcionamento, bem como o montante de dinheiro que você está esperando levantar. Pesquise todas as opções que estão disponíveis e avalie como elas afetariam seu objetivo final.

Pergunte a si mesmo: sua meta de crowdfunding é realista? Quanto de participação no seu negócio você está disposto a dar aos potenciais investidores?

E se você quiser encontrar um mentor para ajudar-lhe com direção e orientação, certifique-se de que seja um bom mentor. Descubra o que ele faz, se já orientou outros antes e por quais setores se interessa.

2. Entre no radar das pessoas.

Participe de eventos do setor, como seminários e conferências. Fale com o maior número de pessoas possível, e não venda de imediato a ideia do seu produto. Certifique-se de ouvir e aprender com o que as pessoas têm a dizer.

Não restrinja seus esforços de networking ao contato cara a cara, tampouco; interaja em mídias sociais, participe de grupos do LinkedIn e mantenha as relações online. Quando você se aproximar de mentores ou investidores potenciais, ou se você lançar uma campanha de crowdfunding, você terá um grau de visibilidade.

Na verdade, quanto mais proativo você for na construção de seu perfil, mais provável que os potenciais investidores vão se sentir confiantes o suficiente para colocar fé em você -e dinheiro em sua empresa. Lembre-se que, quanto mais relacionamentos você constrói, maiores as chances de que sua rede irá colocá-lo em contato com as pessoas que podem ajudar em seu negócio.

3. Mantenha a mente aberta.

Lembre-se de ser flexível. Apesar de, neste instante, a melhor opção parecer ser obter um financiamento, não descarte outras oportunidades que surgem em seu caminho. Por exemplo, o crowdfunding pode não ter o prestígio de um investimento de um grande empreendedor, mas você vai se conectar diretamente com futuros clientes e terá mais controle sobre o processo.

Manter a mente aberta é especialmente importante quando se trata de tutoria. Não veja seu tutor como uma solução rápida para seus problemas e não descarte seus conselhos. Considere a sua conexão com um mentor como uma relação comercial de longa duração que pode ensinar-lhe lições e reduzir as chances de fracasso. Mas lembre-se também que, como com qualquer outra coisa, você vai tirar da relação tanto quanto você investir nela.

O potencial sucesso de seu negócio não está subordinado à obtenção de um grande investimento. Muitas empresas de sucesso –incluindo a Virgin- começaram com recursos modestos. Neste momento, os investidores podem parecer o elo entre você e seu sonho, mas a única pessoa que pode tornar o seu negócio um sucesso não é um investidor, ou mesmo um mentor. É você.

Boa sorte!

(Richard Branson é fundador do Grupo Virgin e de empresas como Virgin Atlantic, Virgin America, Virgin Mobile e Virgin Active. Ele mantém um blog no www.virgin.com/richard-branson/blog. Você pode segui-lo no Twitter em twitter.com/richardbranson. Para saber mais sobre o Grupo Virgin: www.virgin.com.)