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Três perguntas que você deve se fazer antes de abrir um negócio

Richard Branson

04/12/2014 00h01

Empreendedores são solucionadores naturais de problemas, o que significa que sempre temos ideias para novos negócios brotando em nossas cabeças. Ter muitas ideias é ótimo, mas às vezes pode ser difícil focar naquela na qual devemos nos dedicar.

Na Virgin, quando estamos pensando sobre lançarmos um novo negócio, nós avaliamos se o novo projeto atende a uma série de critérios antes de investirmos nosso tempo e dinheiro nele. Aqui estão três perguntas que ajudarão você a decidir a qual ideia se dedicar.


1. Você faria isso por diversão?

Abrir seu próprio negócio não é apenas um trabalho --é um modo de vida. Você provavelmente terá que fazer sacrifícios pessoais visando assegurar o sucesso de sua nova empresa. Isso pode significar uma redução salarial, já que pode ser necessário reinvestir imediatamente qualquer dinheiro obtido por seu novo negócio, ou você pode se ver obrigado a responder e-mails e lidar com problemas dos clientes até tarde da noite. Tendo isso em mente, é essencial que você abra uma empresa em um setor que você ame --essa é nossa filosofia na Virgin.

Logo, não causa surpresa que nosso primeiro negócio tenha sido a Virgin Records. As pessoas em nossa equipe eram adolescentes e realmente ligadas em música, o que significava que não nos importávamos em trabalhar até tarde da noite, ou conversar com os clientes sobre novos artistas ou trabalhar com afinco para contratar novas bandas para nossa gravadora --nós estaríamos conversando sobre música e ouvindo novas bandas mesmo se não ganhássemos a vida com aquilo. Uma analogia que me ocorreu após realizarmos nosso torneio de tênis Necker Cup recentemente: descobrir qual ideia você deve desenvolver é como fazer malabarismo com diferentes tipos de bolas no ar, porque, rapidamente, você precisa decidir qual bola é a mais importante.

Ou considere um cão que adora correr atrás de bolas de tênis. Não importa o que esteja acontecendo ou o que ele esteja fazendo, se você jogar uma bola de tênis, o cão correrá atrás dela. Qual é a sua bola de tênis? O que captura imediatamente sua atenção, independente do que estiver fazendo?

2. Ela faz uma diferença positiva na vida das pessoas?

Um foco nas pessoas e no planeta, tanto quanto o lucro, também ajuda nosso pessoal a se sentir empoderado. Isso significa que nossos clientes não nos procuram apenas para comprar um produto ou serviço --eles acreditam em nossas ideias. Desenvolva uma comunidade de mentalidade semelhante em torno de um negócio e os clientes retornarão, falarão sobre ele para outras pessoas e apoiarão você nos momentos difíceis. Essa estratégia tem ajudado muitos novos empreendimentos a sobrepujarem empresas estabelecidas nos últimos anos. Um exemplo é a Gandy's, que doa um percentual de seus lucros com a venda de sandálias para projetos para órfãos em todo o mundo. Outra é a Toms, que doa um par de calçados para uma criança carente para cada par que vende.

E esse é o motivo para duas de nossas mais novas empresas serem a Virgin StartUp, que fornece financiamento para empreendedores, e a Formula e Team da Virgin Racing, que está promovendo transporte bom para o meio ambiente ao se concentrar em tecnologias de carros elétricos.

3. Será lucrativa o suficiente para se sustentar?

Você também precisa considerar suas finanças quando vasculhar suas opções. Pesquisa mostra que 8 dentre 10 novos negócios fracassam nos Estados Unidos nos primeiros 18 meses, e o principal matador de novas empresas é falta de fluxo de caixa. Se o seu negócio não der lucro, você será incapaz de ter o impacto positivo que deseja. É raro um novo negócio dar dinheiro imediatamente, de modo que você precisa assegurar que tenha o bastante economizado, ou que tenha outra fonte de renda que possa lhe sustentar.

Se a sua ideia favorita é uma que demorará para dar lucro, pode ser melhor se concentrar primeiro em uma de suas ideias menores. Depois, você pode usar o sucesso de seu negócio menor --e o lucro-- como trampolim para o lançamento de um projeto maior. Mas lembre-se, abrir um negócio pelo único propósito de ganhar dinheiro geralmente termina em fracasso.

Assim, descubra qual é a sua bola de tênis e estude como conectar essa paixão com ajuda à sua comunidade. Ofereça aos clientes um motivo para apoiarem sua causa, então assegure que suas margens permitam algum lucro para manter o negócio à tona. Boa sorte e não esqueça de se divertir ao longo do caminho.