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Para crescer como empreendedor é preciso saber delegar

Richard Branson

31/12/2014 00h01

Eu me deparei recentemente com uma carta que escrevi em 1986, para um homem chamado Jack Clayden, o agradecendo por tudo o que fez por mim e pela Virgin ao longo dos anos. "Não é um exagero dizer que nunca teríamos decolado sem você", eu escrevi. "O seu entendimento desde então nos ajudou a seguir em frente, e serei sempre enormemente grato a você. Eu sempre vi você nos primórdios como um segundo pai na minha vida empresarial e depois como amigo --não apenas meu, mas de toda minha família."

Quem foi Jack? Nosso primeiro contador. As pessoas me perguntam com frequência qual é o meu segredo para o sucesso: a resposta é Jack e pessoas como ele, porque tinham os conhecimentos que eu não tinha. Em algumas áreas, eles sabiam mais do que eu como tornar minha visão uma realidade.

Se você realmente quiser crescer como empreendedor, é preciso aprender a delegar. Quando meus amigos e eu começamos a Virgin, eu sabia que carecia de conhecimento vital em alguns assuntos, de modo que comecei a aprender essa habilidade bem cedo na minha carreira.

Eu nunca fui muito bom com números. Em vez de servir como contador de nossa empresa e realizar um trabalho ruim, eu encontrei Jack, que compartilhava minha visão para a empresa e queria estar envolvido, mas que também entendia a diferença entre líquido e bruto!

Durante uma visita agradável e inspiradora ao Centro Branson de Empreendedorismo, em Johannesburgo, onde compartilhei parte da minha experiência com um grande grupo de empreendedores promissores, eu estava com essa carta em mente. Durante um painel de discussão, eu ouvi algumas propostas excelentes de cinco empreendedores do Centro Branson: James Coetzee, Bonga Bangani, Reamo Tshabalala, Khomoto Mopai e Lesego Mathaba.

Eles tinham boas ideias de negócios, mas todos enfrentavam um problema semelhante: descobrir como lidar com todos os seus compromissos e ainda ter tempo para pensar no quadro maior. Essa é uma dificuldade comum para aqueles que abrem um negócio, já que no princípio a preocupação maior é a sobrevivência. Após o lançamento, grande parte de sua energia é dedicada a manter a empresa à tona, enquanto você resolve os problemas inesperados ligados ao desenvolvimento de seu produto ou serviço. Mas você precisa poder se afastar desse papel, ou o negócio não crescerá e nem prosperará a longo prazo.

Os demais palestrantes eram Yossi Hasson, o proprietário e fundador do SYNAQ, o maior provedor de serviços de e-mail em nuvem na África sub-Saara; Stephen van Coller, o presidente-executivo de investimento e serviços bancários para empresas do Absa Bank; e Given Mkhari, o presidente-executivo da MSG Afrika Holdings. Durante nossa discussão sobre delegar responsabilidades, eu os apontei como bons exemplos de líderes que sabem como abrir mão visando crescer.

Depois eu circulei pela feira montada para expor as empresas dos novos empreendedores e seus produtos brilhantes. Eu fiquei impressionado em quão passionais e entendidos os empreendedores eram sobre seus produtos e serviços. Eles foram esplêndidos em transmitir o propósito e empolgação da empresa (afinal, eles as abriram!). E àquela altura, o que realmente precisavam era encontrar pessoas em quem pudessem confiar para colocar seus planos em ação.

Quando você estiver pronto para fazer suas primeiras contratações, procure por pessoas que entendam sua paixão, queiram adicionar suas próprias ideias e possam conceber formas de fazer melhorias. Tenha em mente que você não deseja pessoas que apenas digam sim ou clones: queira pessoas a bordo que tenham pontos de vista fortes sobre como desenvolver o negócio a longo prazo, juntamente com a habilidade e a presença de espírito para conduzir a empresa à frente a curto prazo, assim como a habilidade de administrar as tarefas cruciais do dia a dia.

Delegar responsabilidades a essas pessoas libertará você para planejar o futuro e encontrar novas formas de desenvolver sua empresa --mas delegar não é uma habilidade fácil de dominar. Cinco décadas após o lançamento da Virgin, eu ainda estou aprendendo. Na verdade, quando realmente fico entusiasmado a respeito de um dos nossos novos produtos ou empresas, nossos presidentes-executivos da Virgin bem que gostariam que eu às vezes me envolvesse menos!

A chave é encontrar o equilíbrio certo. Apesar de necessidade de delegar, se você se desconectar demais de seu negócio, ele pode rapidamente se desviar em uma direção indesejada. Mas se você contratar pessoas incríveis para liderar suas empresas, seus departamentos e suas equipes, você pode ter o melhor dos dois mundos.