Topo

Encontrando a fonte certa de financiamento para sua empresa

Richard Branson

04/02/2015 00h02

P: Eu abri seis empresas (cinco lucrativas, uma ainda no início) em seis anos. Agora estou com 26 anos e estou procurando por financiamento para um projeto disruptivo. Você recomendaria abrir o capital ou buscar capital de risco?

–Jordan Banda


R: Antes de qualquer coisa, eu acho que uma congratulação é merecida. Dirigir uma empresa é difícil, mas você parece ter dominado a arte de cuidar de várias ao mesmo tempo. Parabéns!

O que é muito bom em ser um empreendedor atualmente é a grande variedade de opções de financiamento disponíveis, em comparação ao passado. Não há uma solução tamanho único –a rota que você deve escolher depende de muitas variáveis.

As abordagens diferentes que as pessoas empregam para esse problema são fascinantes. Empresas de capital de risco são cada vez mais procuradas por empreendedores que usaram plataformas de crowdfunding para levantar sua primeira rodada de financiamento. Quando sua ideia é apoiada por alguns poucos milhares de pequenos investidores, isso deixa você em uma posição mais forte quando procura investimento de capital de risco ou um empréstimo bancário.

Você descreve sua ideia como um "projeto disruptivo" –isso é motivo para celebração! Mas isso representa uma dificuldade: muitas pessoas temem que se você colocar uma ideia inovadora em domínio público, como uma plataforma de crowdfunding, ela será copiada. E obter uma patente para uma ideia não é um processo barato. Apesar de alguns empreendedores estarem abrindo suas patentes para uso público em nome do movimento de código aberto –talvez mais famosamente Elon Musk– essa pode não ser a melhor abordagem para sua empresa. Mas no seu caso, você pode ter a opção de evitar esse problema ao financiar a ideia você mesmo –o que poderia significar vender uma de suas empresas. Foi isso o que meus colegas e eu no Virgin Group decidimos fazer no início dos anos 90, quando vendemos a Virgin Records para levantar o dinheiro necessário para assegurar o futuro de nossa ideia disruptiva: a Virgin Atlantic, uma companhia aérea que fornecia ótimo serviço em uma época em que nossas concorrentes tinham esquecido o que era serviço.

Não foi uma decisão fácil, mas foi a melhor. Nós tínhamos chegado a uma encruzilhada: nossa companhia aérea Virgin Atlantic precisava de fundos para combater a campanha de truques sujos que a British Airways lançou contra nós, mas não estávamos em posição de continuar pedindo a terceiros ou ao nosso banco injeções adicionais de capital. Simplesmente não seria sustentável.

Entretanto, o Virgin Group contava com outra empresa altamente lucrativa, a Virgin Records, e vimos que vender esta empresa era a forma mais segura de levantar fundos. Se continuássemos dirigindo ambas as empresas, nós correríamos o risco de perder ambas: àquela altura, parecia possível que a Virgin Atlantic teria que fechar, deixando 2.500 pessoas desempregadas e a reputação de nossa marca em farrapos. Ao vendermos a Virgin Records, nós deixamos ambas as empresas em posições mais fortes.

Essa decisão foi muito dolorosa para mim, mas não a tomei sozinho –eu consultei colegas, amigos e minha família. Seja qual fora a rota que você escolha, suas chances de sucesso serão muito melhores se você assegurar que conta com a equipe certa preparada antes de se comprometer com algo.

Eu me lembrei disso recentemente no Fórum Econômico Mundial em Davos, Suíça. Durante minha viagem, me juntei ao rapper e empreendedor americano Will.i.am para responder algumas perguntas do público, uma das quais de uma pessoa querendo saber o que nos motivava a seguir em frente quando tínhamos dificuldade para fazer as ideias decolarem e os tempos eram difíceis. Tanto Will quanto eu respondemos: "A equipe à nossa volta".

Diz muito o fato de nós dois termos dado a mesma reposta. Mas pense: você não pode controlar o que um capitalista de risco fará quando apresentar sua ideia a ele; você não sabe se um banco lhe dará o empréstimo que você pediu; e não dá para saber ao certo o que acontecerá quando abrir o capital de sua empresa.

Mas, se você estiver cercado das pessoas certas –amigos e colegas honestos, trabalhadores, confiáveis e talentosos que serão francos com você– então você terá certeza que chegarão à melhor resposta possível juntos. Boa sorte!