Topo

Pense de modo global, mas comece local

Richard Branson

11/02/2015 00h04

P: Eu vivo na Jamaica e tive que abandonar um programa de doutorado em administração pela Universidade de Phoenix. Nossa moeda se desvalorizou muito recentemente e não pude mais arcar com o preço do curso.

Fazendo uma pesquisa, eu concluí que a melhor forma de sobreviver nesse ambiente econômico é encontrar uma forma de proteger meus ganhos em relação ao dólar americano. Para isso, eu desenvolvi uma bebida que pode ser vendida internacionalmente. Mas apesar de ter pedido empréstimos para novas empresas, nenhum foi aprovado. 

O que devo fazer para que possa começar a viver meu sonho de me tornar um empreendedor? Além disso, você tem alguma outra ideia de negócio que possa me ajudar a ganhar dinheiro e dar continuidade à minha educação?

–Marlon Farquharson, Kingston, Jamaica

R: Marlon, sua pergunta envolve muitas questões importantes, mas o elemento chave é a importância da motivação. Eu lamento saber que você foi forçado a abandonar seus estudos, mas admiro sua capacidade de invenção ao tentar criar um produto que pudesse vender visando ganhar dinheiro suficiente para continuar estudando. Dito isso, criar uma empresa apenas para levantar dinheiro rapidamente não é uma estratégia que funciona para muitas pessoas que a tentam.

Sua ideia para uma bebida parece ser um bom começo, mas você não pode apostar que ela se tornará um sucesso de vendas internacional instantâneo. Lançar sua marca no exterior será imensamente caro e encontrar distribuidores e varejistas dispostos a aceitar uma marca desconhecida será extremamente difícil. Esse provavelmente é o motivo para você ainda não ter conseguido levantar fundos por meio de empréstimos.

Como o dinheiro é curto, pode ser melhor concentrar toda sua energia em desenvolver seu produto na Jamaica, depois no Caribe como um todo. Se você conseguir criar uma marca local forte, que reflita a vibração e energia de sua pátria, você terá uma melhor chance de atrair parceiros ou investidores interessados em bancar sua expansão.

Pense no seu produto e tente apontar o que o torna diferente de todas as outras bebidas presentes no mercado. Escreva essas qualidades e decida como você poderia promover a bebida para clientes potenciais. Ela é 100% natural? É feita de produtos locais? É uma receita caseira da família, ou se baseia em algo que é sinônimo de Jamaica?

Também considere o propósito maior por trás de seu produto e considere como pode fazer para que faça uma diferença positiva no mundo. Uma ideia seria usar seus lucros para ajudar estudantes a pagarem seus cursos. Inicialmente, o dinheiro poderia pagar sua própria educação, depois o restante poderia ajudar a subsidiar aqueles que não podem. Pensando na expansão de seus negócios no futuro, isso poderia se aplicar a todos os produtos vendidos em campi.

Sua história me recorda os três jovens que fundaram a Innocent Drinks, uma empresa de sucos e batidas do Reino Unido. Todos eles ainda tinham outros empregos no dia em que usaram dinheiro do próprio bolso para montar uma banca para vender o produto deles em um festival de música. Eles colocaram duas lixeiras na banca – uma marcada "Sim" e outra marcada "Não" – e pediram aos clientes que provassem as bebidas e então recomendassem se o trio deveria largar seus empregos e abrir um negócio colocando os copos vazios na lixeira apropriada. Naquele fim de semana eles receberam um enorme "Sim". Poucos anos depois, a empresa deles foi comprada pela Coca-Cola, provando que você pode começar pequeno e local e depois se tornar um grande sucesso.

Seu e-mail também sugere que você encontrou online os cursos que estava fazendo pela Universidade de Phoenix. Apesar de poder ser um bom programa, não se esqueça de que eles não são os únicos disponíveis e que você também poderia se beneficiar em procurar por ferramentas ou cursos online gratuitos. Também há muito material disponível atualmente na Internet visando ajudar empreendedores iniciantes em coisas como planejamento, marketing e relações públicas.

Em seguida, eu procuraria por ajuda na Jamaica. Nossa fundação, a Virgin Unite, criou um Centro para Empreendedorismo em Montego Bay, e apesar desse curso poder não ser o certo para você, a equipe também pode compartilhar informações e contatos com você. Vários jovens jamaicanos que frequentaram as sessões ali já criaram produtos locais que são vendidos nas ilhas próximas. Esses empreendedores agora estão começando a olhar para o exterior. Finalmente, tente encontrar um bom mentor – alguém que, idealmente, more na Jamaica e tenha alguma experiência na indústria alimentícia. Iniciar um negócio pode ser uma tarefa bastante solitária, de modo que o apoio de um mentor pode ser de grande valor enquanto você lança e tenta expandir sua empresa.

Se você lançar com sucesso sua bebida na Jamaica, você pode nem precisar concluir seu curso de administração – o lançamento pode acabar se transformando em seu programa de trabalho-estudo da vida real, e caso se transforme em uma empresa bem-sucedida, esse pode acabar se transformando em todo o credenciamento de que você precisa.