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Nos negócios, uma nova abordagem com frequência supera a experiência

11/03/2015 00h00

Eu sou um recém-formado e tenho algumas ideias que gostaria de botar em prática, mas não tenho nenhuma prática ou experiência em negócios. Sempre me disseram que eu deveria primeiro trabalhar para outros antes de abrir meu próprio negócio. Mas tenho medo de que se esperar, outros terão ideias semelhantes às minhas e se beneficiarão primeiro. Qual é o seu conselho, sr. Branson?

Daniel Choe

Primeiro, Daniel, é brilhante que você tenha múltiplas ideias para negócios – esse é o primeiro passo crucial. E é geralmente difícil para empreendedores aspirantes saber quais de suas ideias podem funcionar como um negócio viável. É apenas quando você pega o que aprendeu na universidade e aplica na vida real é que você será capaz de dizer quais das suas ideias vale a pena ser tentada.

Mas você deveria trabalhar para outra pessoa antes de lançar sua própria empresa? Essa é uma pergunta difícil. Pessoalmente, eu nunca consegui me imaginar tendo um chefe. Eu sempre quis fazer as coisas do meu jeito e seguir meu próprio caminho, de modo que abri minha primeira empresa na adolescência.

Com certeza você não deve deixar que a falta de experiência o impeça de tentar suas próprias ideias agora. Inexperiência pode na verdade ser um grande ativo nos negócios –um que você pode usar em seu proveito. Eu tenho feito isso desde o início da minha carreira: em nosso primeiro empreendimento, a revista "Student", meus amigos e eu geramos empolgação e publicidade ao usarmos nosso status de novatos para obtermos algumas ótimas entrevistas. A inexperiência alimentava nosso entusiasmo de tentar novas abordagens e essa postura acabou se tornando parte de nossa missão central na Virgin. Essa postura nos tornou bem-sucedidos, já que se você oferece uma nova abordagem em um setor cansado, você chama a atenção das pessoas.

Como já escrevi antes, quando iniciamos a Virgin Records, nós sabíamos muito pouco sobre trabalhar na indústria fonográfica. Nós éramos fãs de música, não empresários. Nós éramos jovens e gostávamos de fazer as coisas do nosso modo. Mas essa foi a chave para a popularidade de nossas lojas de discos e nossa gravadora. Nossos clientes apreciavam as mudanças que estávamos fazendo. Eles gostavam do fato de os convidarmos a passar o tempo que quisessem em nossas lojas, curtindo e conversando sobre música, em vez de os pressionando para fazerem suas compras e os dispensando.

Essa nova forma de olhar para as coisas prosseguiu em nosso lançamento da Virgin Atlantic. Eu odiava ficar plantado em um lugar por oito horas, de modo que criamos bares em nossos aviões, onde os passageiros da classe executiva podiam se encontrar e conversar durante o voo. Nós também contávamos com massagistas a bordo para aliviar o tédio dos voos longos, e fomos pioneiros do conceito de entretenimento nos assentos.

Daniel, eu concordo que deixar suas ideias morrerem seria um desperdício. Então não as abandone! Comece a desenvolvê-las, encontre pessoas de mentalidade semelhante que possam ajudá-lo. Isso poderia significar trabalhar primeiro com outra pessoa e ser empresarial dentro de outra empresa, ou poderia significar se arriscar e encontrar um mentor para ajudá-lo a lançar seu primeiro negócio.

Porque diferente de você, um mentor tem experiência e pode oferecer orientação e, talvez, até mesmo alguns contatos dentro da sua área. Mas encontrar o mentor certo pode ser difícil, de modo que busque frequentar seminários, palestras e conferências do setor, e participe de comunidades. Sua câmara de comércio local é um ótimo lugar para começar, já que ela promove com frequência eventos de networking e encontros que reúnem empresários que estão começando com empresários bem-sucedidos. Converse com as pessoas, ouça suas histórias e acompanhe aquelas com as quais você acha que pode aprender.

Certifique-se de que escolheu corretamente seu mentor. Um executivo sênior de uma empresa multinacional de engenharia não será um menor adequado para alguém que acabou de abrir uma empresa no setor de reparos domésticos, por exemplo. Concentre-se em achar alguém que abriu um negócio semelhante ao seu, e que entenda as dificuldades de desenvolver um negócio naquele setor.

Independente do caminho que você escolher, acredite em suas ideias e não pare até se tornarem realidade.