Topo

Estudar e abrir um negócio podem caminhar lado a lado

Richard Branson

27/04/2015 00h03

P: Estou no primeiro ano da faculdade no Canadá. Tenho um plano maravilhoso para um negócio online, mas meus pais, que são empresários nas Filipinas, têm medo que eu negligencie os estudos se seguir esse caminho. Eles me mandaram para o Canadá para estudar, o que é uma despesa pesada para eles. Eu estou muito entusiasmada com os meus planos de negócios. Como posso convencê-los a me apoiar?

- Luisa Salimbangon

R:Minha mãe era – e ainda é – empresária, então sempre tive alguém a quem recorrer quando preciso de conselhos. Meus pais sempre foram as primeiras pessoas que consultei quando tive uma ideia nova para um negócio. Luisa, você tem muita sorte, uma vez que seus próprios pais já são empresários!

A carreira da minha mãe teve uma influência enorme sobre a minha, e você também parece ter sido inspirada por seus pais, mas eu entendo que os estudos também são um grande atrativo. Eu sempre quis ir para a universidade. Quando eu estava com uns 40 anos, até considerei tirar alguns anos de folga para voltar a estudar. Minha esposa me convenceu a não fazer isso; tirar um diploma toma muito tempo, e eu simplesmente não conseguiria estudar e continuar meu trabalho na Virgin.

Muitas pessoas acreditam que os jovens empresários precisam escolher entre continuar a estudar e abrir uma empresa. Na realidade, estas duas escolhas podem coexistir. As universidades deveriam incentivar os alunos a abrirem empresas em áreas ligadas aos estudos. Especialmente em programas de administração, os professores devem ser incentivados a fomentar o espírito empreendedor na sala de aula. As universidades deveriam oferecer orientação a estudantes que abriram empresas, ajudando-os a ter sucesso – jovens empresários não devem ser obrigados a fazer tudo sozinhos.

Uma maneira de ajudar os estudantes que são empresários é reduzir o tempo da graduação. Ele é longo demais atualmente – para os jovens estudantes, o primeiro ano é muitas vezes desperdiçado, e um programa de três anos poderia facilmente ser concluído em dois. Isso diminuiria a dívida dos alunos e os deixaria em uma situação melhor para começar seu próprio negócio.

Fico entusiasmado em saber que você está pensando em começar seu negócio apesar dos obstáculos. Quando você fala com seus pais sobre isso, tenha em mente – e transmita essa ideia a eles – que começar um negócio enquanto você está na universidade pode ser uma decisão importante. A faculdade é um ambiente no qual você está sempre aprendendo, e embora muitas matérias às quais você é exposta não sejam diretamente relevantes para o seu negócio, você vai aprender a pensar de forma crítica. O ambiente de aprendizagem também oferece aos alunos muitas oportunidades para conhecer pessoas novas e compartilhar ideias. Este é um benefício enorme: o número de empresas e amizades para a vida inteira que são formados na faculdade é incontável.

Mas, você perguntou, como pode fazer isso sem deixar de lado seus estudos?

Embora tanto o seu negócio quanto os seus estudos vão exigir muito trabalho duro, suas horas de estudo provavelmente serão bastante flexíveis. E se você estuda matérias que gosta e pelas quais é apaixonada, você não vai se importar em dedicar bastante tempo a elas – na verdade, você pode achar prazeroso.

Tenha em mente que a maioria dos novos empreendedores precisa fazer um pouco de malabarismo, quer seja com a faculdade, um outro emprego ou com os filhos. Mas os bem-sucedidos criam um plano de ação que os ajuda a evitar serem sugados pelo trabalho o tempo todo. No seu caso, talvez seja fácil não ver o tempo passar quando você está mergulhada em uma ideia interessante, então estabeleça limites – determine dias e momentos específicos para os estudos e outros para trabalhar em sua empresa. Seja honesta consigo mesma sobre se o fato de abrir a empresa vai ter um impacto nos estudos, e planeje-se para isso.

Você já pensou em procurar um orientador que possa dar conselhos e mantê-la no caminho certo? E que tal checar se existe um clube para empresários na sua faculdade? Um grupo como esse poderia conectá-la a uma rede de colegas bem útil, e apresentá-la a outros alunos que estão combinando estudo e trabalho. (Você também pode fazer amigos com quem possa discutir suas ideias.) Também pode considerar procurar um sócio, que possa dividir a carga de trabalho com você. Se você puder mostrar a seus pais que não vai fazer tudo sozinha, isso pode ser uma garantia para eles de que seu plano é viável.

Depois de traçar seu plano, mostre-o para seus pais, e enfatize o quanto o apoio deles significa para você. Seja honesta com eles sobre quanto tempo o seu negócio vai exigir; em seguida, discuta as medidas que você vai tomar para minimizar o impacto.

Não há forma melhor de aprender a gerenciar o tempo, resolver problemas e trabalhar duro à moda antiga do que administrando uma empresa. E se você conseguir isso, no momento em que se formar na faculdade, você poderá ter uma pequena empresa (e, tomara, próspera!). Boa sorte!

Conciliar um pequeno negócio e a faculdade

Abrir uma empresa enquanto você está na universidade é difícil, mas possível. É tudo uma questão de planejamento.

Lembre-se de:

1. Estabelecer limites: Decida em quais horas do dia você vai estudar e quais horas você vai trabalhar no seu negócio; depois, siga o plano.

2. Faça amigos: Ampliar sua rede trará inúmeros benefícios. Se a sua escola tem um grupo de empreendedores, isso pode levá-lo a um orientador, ou até mesmo a amigos que possam ajudá-lo a avaliar suas ideias.

3. Divida a carga de trabalho: Duas cabeças pensam melhor do que uma, então tente encontrar um sócio para seu negócio para garantir que o trabalho não o engula totalmente.

(Perguntas dos leitores serão respondidas em colunas futuras. Por favor, envie-as para RichardBranson@nytimes.com. Por favor inclua o seu nome, país, endereço de e-mail e o nome do site ou publicação onde você lê a coluna.)

Tradutora: Eloise De Vylder