Topo

Empresários são natos, não feitos

13/05/2015 00h01

P: Sou um cingapuriano de 18 anos me preparando para entrar na universidade. Eu quero me tornar um empresário –para melhorar vidas, servir ao público e explorar novos horizontes. Entretanto, o sistema de ensino do meu país não expõe os estudantes ao empreendedorismo.

Li alguns livros, incluindo "Like a Virgin", mas não sei ao certo como iniciar minha carreira. Que recursos eu preciso? Que passos devo dar?

Meus pais se inspiraram em você quando escolheram meu nome, e espero algum dia chegar ao seu nível de sucesso –ou talvez até superá-lo!

– Branson Lee, Cingapura


R: Branson, primeiro, eu gostaria de agradecer aos seus pais pela grande honra. Meus filhos escolheram recentemente o nome de seus bebês, de modo que lembrei de quão grande essa decisão pode ser! Eu fiquei altamente surpreso quando li sua carta e descobri que tinha um xará.

Considerando a escolha lisonjeira deles, eu presumo que seus pais tenham paixão por empreendedorismo. A longo prazo, o apoio e aconselhamento deles será um de seus maiores ativos, à medida que você embarcar nesta aventura de se tornar empreendedor. Isso é muito mais valioso do que qualquer treinamento em sala de aula –empreendedores são natos, não criados em escolas, e aqueles que decidem ganhar a vida com isso simplesmente contam com talentos que sempre tiveram. Na sua época de playground, você já trocou seu sanduíche por outro melhor? Já vendeu algo para um amigo e teve lucro? Se sim, você tem o espírito empresarial.

Eu espero que "Like a Virgin" tenha aguçado seu apetite para encarar o mundo real, porque é aí onde você conseguirá grande parte de seu aprendizado. No final, há apenas um modo de iniciar sua carreira, que é abrindo um negócio. Se você se sentir hesitante, lembre do meu lema: Dane-se, apenas faça.

Agora que você está pronto para começar, tenha estas seis dicas simples em mente:

1. Pense no que move você

Quando considerar que ideia transformar em um negócio, pense nos assuntos e problemas que mais lhe interessam. Há um setor que você adora? Tem um talento? Uma causa que você apoie 110%? Não abra um negócio apenas por achar que dará lucro –se você não estiver apaixonado pela ideia, você não conseguirá mover montanhas para que aconteça.

2. Comece em casa

Agora que você decidiu sobre a área em que se concentrará, olhe ao redor em Cingapura. O que falta no mercado e que ele precisa desesperadamente? Que serviço você e seus amigos usam que deixa a desejar e poderia melhorar enormemente? Pense em como seu negócio poderia ajudar sua rua, seu bairro e sua cidade. A partir daí, algum dia você poderá expandir para mercados maiores.

3. Sacuda as coisas

Ao projetar seu produto ou serviço, lembre que sua determinação é servir ao público –uma empresa visa melhorar as vidas dos outros. Esperamos que, assim que você tiver feito isso, mais dinheiro entrará do que sairá.

Da Virgin Records e Virgin Atlantic até a Virgin Money e Virgin Active, nossa equipe sempre lançou empresas com o desejo genuíno de sacudir o status quo e melhorar as coisas para os clientes. Nossas empresas tiveram sucesso porque nos concentramos em sacudir setores onde serviço ruim era a norma. Nós queremos que as pessoas tenham uma experiência bancária agradável. Nós queremos que malhar e permanecer saudável seja agradável. Nós queremos tornar as viagens aéreas de longa distância ocasiões para recordar, não apenas suportar!

4. Ouça os conselhos, não as pessoas do contra

Quando estiver começando, peça conselhos para pessoas com experiência em seu campo, especialmente aos seus pais. Cuidado para não confundir comentários desencorajadores com bons conselhos –muita gente lhe dirá que sua ideia não funcionará, ou que já foi feito antes. Quando comecei, eu perdi a conta de quantas pessoas me disseram que eu não teria sucesso.

É importante lembrar que ideias raramente são únicas. O que importa é a execução. Como você pode fazer algo melhor que os outros? Como pode seguir por um caminho que seus concorrentes não podem?

5. Permaneça focado e motivado

Você precisa sonhar grande e ter metas elevadas –mas em seu primeiro ano, concentre-se em estabelecer seu negócio e sobreviver. Fique de olho no prêmio e nas operações do dia a dia, estabelecendo pequenas metas para cada dia, depois para cada semana, cada mês, cada trimestre e cada ano. Coloque em um papel e então vá riscando. Você ficará surpreso em quanta satisfação terá com isso.

6. Ame o que você faz

Independente de qual seja sua atividade, ela deve ser divertida. Essa sempre foi uma prioridade na Virgin, e é um componente vital de nosso sucesso. Eu amo o que fazemos, nossos funcionários amam o que fazemos, e assim nossos clientes também amam o que fazemos.

Os itens básicos do sucesso

Para ser um empreendedor bem-sucedido, não é preciso um diploma de um curso de administração e negócios, desde que você siga os fundamentos:

– Siga sua paixão: Abrir um negócio apenas pelo lucro é uma aposta furada. Faça algo que você ama.

– Torne a vida melhor: Concentre-se em provocar uma disrupção no status quo e melhorar as coisas para os clientes.

– Pense local: Considere que tipo de negócio pode fazer sucesso em sua rua, depois expanda a partir daí.

– Mantenha-se comprometido: Ideias totalmente novas são raras – é a execução que importa mais.

– Meça seu progresso: Registre o quão longe você chegou para permanecer motivado.

(Perguntas dos leitores serão respondidas em futuras colunas. Por favor, as envie para Richard.Branson@nytimes.com e inclua seu nome, país, endereço de e-mail e nome do site ou publicação onde leu a coluna.)