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Você tem o que é preciso para ser um empreendedor?

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Imagem: Thinkstock

Richard Branson

17/06/2015 00h03

Muitas pessoas me contam um pouco sobre sua ideia para um negócio e me perguntam se acho que ele será bem-sucedido, mas há muito mais por trás disso. O empreendedorismo é uma das carreiras mais difíceis e desafiadoras que uma pessoa pode escolher, e é muito difícil prever quem se sairá bem. Se você está pensando em lançar um negócio, aqui está um questionário para ajudar você a avaliar se está pronto para a aventura à frente:

1. Você diz para todo mundo que é um empreendedor?

Os empreendedores raramente têm tempo para anunciar para o mundo que são empreendedores –eles geralmente estão ocupados demais e concentrados em seu trabalho para se preocuparem sobre como são vistos.

2. Você está trabalhando em seu negócio em tempo integral ou essa é sua meta?

O empreendedorismo não é um trabalho de meio expediente ou um bico entre empregos assalariados. Ou você está focado nele com a meta de tornar seu negócio um sucesso ou ele não sobreviverá a longo prazo. Se um emprego seguro e horas de trabalho regulares são importantes, então esse papel não serve para você!

3. Qual é sua motivação para lançar seu negócio?

Você não é um empreendedor se estiver lançando seu negócio apenas pelo dinheiro. É verdade que todos nós precisamos ganhar a vida, e se você permanecer focado e empenhado, algum dia poderá ganhar muito dinheiro, mas ele não pode ser sua motivação principal.

4. Quais são suas metas para seu negócio?

Os empreendedores geralmente não começam imaginando construir corporações imensas. Eu não tinha planos de criar uma empresa global, assim como Steve Jobs não previu que a Apple valeria quatro vezes mais que a General Electric: eu comecei querendo fazer música e Steve queria produzir computadores. Tudo se resumia a isso.

5. O medo do fracasso impede você de tentar colocar suas ideias em prática?

Empreendedores não têm medo do fracasso, mas sim aprendem com ele e seguem em frente. Alguns dos maiores disruptores que o mundo dos negócios já viu faliram na busca por seus sonhos –Henry Ford e Walt Disney, para citar dois.

6. Você se preocupa com o que as pessoas pensarão de você?

Como complemento ao número 5, o empreendedorismo exige certa insensibilidade a ataques e alta capacidade de tolerar desconforto. Se você tem problemas com risco ou críticas, então não deve entrar no negócio. E se esquivar da culpa não é uma opção: nos primórdios de seu negócio, a bola não tem para onde ir, exceto para você, de modo que você precisa ser capaz de lidar com isso.

7. Você gosta dos holofotes?

Você precisa se colocar à frente. Se não estiver preparado para se levantar e ser o homem de frente de sua empresa de tempos em tempos, então é melhor trabalhar para outra pessoa. Não se preocupe: se um sujeito tímido, disléxico e que não concluiu o colégio como eu conseguiu superar o terror de falar em público, então qualquer um pode.

8. Seus funcionários precisam fazer tudo do seu modo?

Se você é o tipo de gerente "do meu jeito ou caia fora", então você nunca será um empreendedor –as habilidades de delegar e colaborar são características cruciais.

9. Você acredita em si mesmo e em suas ideias?

Pensadores disruptivos raramente têm ideias que são entendidas de forma instantânea por todos ao seu redor. Eles precisam ter uma coragem inabalável em suas próprias convicções –e mais. Os empreendedores precisam confiar em seus instintos e se recusarem a ceder quando sua nova ideia ousada é atacada como sendo inviável, frequentemente por motivos bastante sensíveis. Crentes no senso comum não devem se candidatar.

Em 1983, quando a Virgin Records era nosso negócio principal e eu trabalhava no lançamento de uma companhia aérea transatlântica, se tivesse dado atenção às afirmações ultrajadas de meus sócios de que eu estava "completamente louco", então a Virgin Atlantic Airways nunca teria existido. Isso não significa que estavam errados!

Independente do setor, é preciso muito espírito empreendedor, fome, desejo, coragem e um pouco de insanidade como de Davi para pegar um estilingue e competir com os Golias entrincheirados da indústria. O que me leva à pergunta nº 10...

10. Você é um pouco insano?

Se não for, talvez não esteja talhado para a vida de empreendedor. Há muitas formas recompensadoras e bem menos traiçoeiras de ganhar a vida, mas poucas tão divertidas.

Três características que os pensadores disruptivos compartilham

Os empreendedores que abrem novas trilhas devem convencer outras pessoas a acreditarem em suas ideias não convencionais. Para isso, eles precisam ter:

  • Coragem: pensadores disruptivos precisam confiar em seus instintos.
  • Tenacidade: ideias ousadas costumam ir contra o senso comum, de modo que os pensadores disruptivos precisam estar prontos para se defender. Eles também precisam ter um forte desejo de competir com jogadores estabelecidos.
  • Tolerância a críticas: é provável que você enfrente críticas, e nos primórdios de seu negócio, a bola sempre vai parar nas suas mãos, de modo que você precisa ser capaz de lidar com toda a negatividade que será direcionada contra você.