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Inspiração vale mais que participação acionária

O empresário britânico Richard Branson - Reed Saxon/ AP
O empresário britânico Richard Branson Imagem: Reed Saxon/ AP

25/06/2015 00h01

P: Sou um estudante de 19 anos e estou trabalhando em uma ideia de negócio dispondo de quantidade limitada de dinheiro. Assim, a única coisa que tenho a oferecer a pessoas com conhecimento de negócios é parte da minha empresa (que ainda não existe). Eu não gosto da ideia de dividir o controle da empresa, já que sinto que não seria minha ideia, meu produto ou minha empresa a menos que seja plenamente dono dela.

Como você se sente quando vende parte de uma empresa?

–Jake Gerrard, Austrália

R: Meus amigos e eu tínhamos apenas uma quantia limitada de dinheiro quando começamos a Virgin Records, mas conseguimos atrair pessoas talentosas –-e você também pode. A chave: se você pensar bem, você perceberá que tem bem mais a oferecer do que apenas uma participação acionária em sua empresa.

Primeiro, pergunte a si mesmo se você lançou uma empresa pela qual seus funcionários possam demonstrar genuinamente paixão. No centro de todo empreendimento Virgin está nosso desejo de provocar uma disrupção radical ou mudar um setor de modo positivo. As pessoas adotam as ideias capazes de mudar o jogo porque isso as empolga –-essas ideias podem mexer com valores fundamentais e lhes dar algo em que acreditar.

Por exemplo, de volta aos primórdios da Virgin Records, as pessoas queriam trabalhar conosco porque estávamos focados em promover artistas diversos que estavam criando música incrível, mas eram ignorados por outras gravadoras. Nossa abordagem atraiu bandas que representavam subculturas esquecidas –-bandas como Sex Pistols, que acabaram definindo toda uma geração.

Avance até o presente e temos uma situação semelhante na Virgin Money. Nós atraímos pessoas com instintos financeiros aguçados, mas que estão à procura de um banco que pense de modo diferente. (Que outro banco teria lançado um cartão com tema dos Sex Pistols, "Never Mind the Bollocks" –-ou "Esqueça os Escrotos"?)

Assim, Jake, pense no que torna sua ideia diferente e como ela pode causar um impacto positivo, então comece a dizer a pessoas talentosas em seu nicho sobre os motivos pelos quais gostariam de trabalhar com você. As chances são de que vão querer ajudá-lo a tornar sua ideia realidade, e o envolvimento delas poderá assumir a forma de parcerias ou colaborações, em vez de investimentos.

Entregar parte da propriedade de sua empresa não é a única opção se não contar com o luxo de dispor de dinheiro economizado ou uma família que possa ajudá-lo a financiar sua ideia. Uma boa forma de atrair pessoas talentosas e levantar fundos adicionais ao mesmo tempo seria fazer uso de sites de crowdfunding baseado em recompensas, como Kickstarter e Indiegogo. Capture a paixão e ambição por trás de sua ideia em um vídeo, poste online e então ofereça às pessoas uma recompensa caso apoiem você.

Essas recompensas em geral estão associadas a fazer sua empresa começar a funcionar e envolvem um lote de seu primeiro produto ou uma versão exclusiva dos produtos que você deseja criar. O vídeo servirá como ferramenta para atrair outros que possam ser inspirados pela sua ideia. No Reino Unido, se você levantar dinheiro por meio do site de crowdfunding baseado em recompensas Crowdfunder, você pode até mesmo ter direito a um empréstimo equivalente por meio da Virgin StartUp, que também lhe fornecerá um mentor.

Posteriormente, quando sua empresa estiver pronta para expandir, você provavelmente terá que vender uma parcela de participação acionária para poder crescer. Apesar de parecer mais seguro manter controle pleno, vender parte de sua empresa para uma organização ou indivíduo que possa melhorá-la pode ser altamente benéfico. Por exemplo, no ano passado, a Delta comprou uma participação acionária de 49% na Virgin Atlantic da Singapore Airlines. Essa foi a decisão certa, já que permitiu que a Virgin Atlantic agora possa oferecer serviços em mais de 200 aeroportos da América do Norte, o que levará nossa marca a milhares de novos clientes. Nós não poderíamos ter feito isso sem o apoio da Delta. Eu estive recentemente em Detroit para lançar nossa rota mais recente, e foi ótimo ver a parceria funcionando tão bem.

É claro, vender parte de uma empresa na busca pelo crescimento pode proporcionar uma sensação libertadora, mas vender toda uma empresa que você e sua equipe construíram da estaca zero é extremamente difícil. É quase uma sensação de estar vendendo sua família.

Eu me recordo de quando vendemos a Virgin Records em 1992. Nós tínhamos acabado de contratar Janet Jackson e os Rolling Stones, mas tivemos que vendê-la para fornecer à Virgin Atlantic o poder financeiro para competir com a British Airways. Eu já descrevi muitas vezes como, após o acordo ser fechado, eu corri pela rua com um cheque de US$ 1 bilhão no meu bolso e lágrimas escorrendo pelo meu rosto. Mas precisava ser feito –-aquela venda garantiu o futuro da Virgin e não estaríamos voando hoje se não fosse por aquela decisão.

No final, a diferença entre tomar uma boa decisão e uma ruim a respeito de vender parte de sua empresa tem a ver com paciência. Espere pelo parceiro certo para o acordo certo no momento certo.