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Você realmente precisa ser digital?

O bilionário britânico Richard Branson - Adrian Dennis/AFP
O bilionário britânico Richard Branson Imagem: Adrian Dennis/AFP

08/07/2015 00h01

P: Sempre quis publicar uma revista de artesanato –-uma pequena publicação impressa exclusiva, que proporcione aos leitores uma experiência tátil. Mas atualmente, tenho dúvidas. Já me disseram que uma publicação impressa não seria viável, graças ao sucesso das edições digitais. Logo, devo desistir do meu sonho?

Além disso, ao promover este negócio, seria essencial para eu conhecer pessoas bem-sucedidas que possam me dar um impulso? Sinto que o fim do meu negócio anterior (era uma empresa que estampava camisetas por atacado) ocorreu por falta de contatos. É possível para uma ninguém que não conhece ninguém ser bem-sucedida?

–Abigail Azul, Filipinas

R: A decisão sobre optar pelo meio digital é uma questão que proprietários de negócios, em setores nem mesmo remotamente ligados a tecnologia, estão enfrentando. Afinal, segundo o pensamento atual, se você não está online, você não está em lugar nenhum. Esse panorama é particularmente comum no setor editorial. Mas não acredito que seja sempre o caso.

Primeiro, se o seu sonho é publicar uma revista tradicional, você deve fazê-lo –-após realizar sua pesquisa. Apesar de muitas publicações impressas terem sido suspensas, algumas continuam sendo impressas e continuam bem-sucedidas, e você precisa descobrir por que e como aplicar essas lições em seu mercado. Assim que estiver orientada, você poderá publicá-la –-apenas terá que trabalhar para que funcione.

Abigail, ao seguir em frente com sua publicação, concentre-se em criar um produto com o qual as pessoas possam realmente se beneficiar –-e que desejem. Se você acertar isso, você terá um produto que poderá desenvolver seguidores fieis.

Uma das coisas mais importantes na qual você deve trabalhar desde o início é em seus esforços de marketing e relações públicas. Algumas pessoas alegam que relações públicas estão mortas, mas discordo –-apenas os métodos mudaram. Mesmo se você tiver todo o dinheiro do mundo para gastar, a melhor forma de vender seu negócio e chamar atenção para seu produto é estabelecer uma presença nas redes sociais.

Atualmente, a maioria das pessoas interage nas redes sociais e toda grande marca (incluindo a Virgin), muitos presidentes-executivos e basicamente todo mundo em entretenimento tem uma presença. (Até minha mãe de 91 anos usa o Twitter!)

Assim, independente de publicar uma revista física ou uma digital, certifique-se de criar contas no Facebook, Twitter e Instagram visando divulgá-la. Convide seus amigos a seguirem você, e peça que encorajem os amigos deles a também seguirem você. Use hashtags para participar de conversas. Siga outras páginas e pessoas. Essa interação social ajudará você a desenvolver uma comunidade e pode estimular suas vendas.

As redes sociais funcionam porque coloca produtos e informação diante das pessoas certas. E mesmo se você não conhecer ninguém que possa se qualificar como estabelecido, proeminente ou bem-sucedido, você ficará surpresa a quem pode ter acesso. Não veja a si mesma como uma ninguém. Hoje, todo mundo tem voz e qualquer pessoa pode conquistar o apoio de uma comunidade. Você apenas precisa estar nela para conquistá-la.

Além disso, tenha em mente que as pessoas certas para promover sua marca não são necessariamente famosas. Na verdade, a pior coisa que você poderia fazer é associar sua marca a alguém apenas por ela ser uma celebridade. Encontrar os defensores certos de sua marca pode exigir muito pensamento, assim, busque saber muito sobre trabalho potencial e metas. Pergunte a si mesma: quais valores estão mais alinhados ao meu negócio?

Se você deseja publicar uma revista de artesanato, por exemplo, talvez o melhor lugar para começar a olhar seja o Pinterest. (Não é uma área que explorei em detalhe, mas soube que é maravilhoso para tipos artísticos à procura de inspiração.) Assim que você se decidir a respeito das poucas pessoas que você acha que amariam sua revista e às quais seus leitores potenciais poderiam dar ouvido, entre em contato e fale com elas a respeito. Porque se o seu produto repercutir bem entre as pessoas certas na comunidade apropriada, elas iniciarão uma conversa a respeito, aí então você poderá descontrair e assistir a popularidade de seu produto explodir.

Eu também aconselharia que sua marca tenha um propósito além de ganhar dinheiro –-qualquer negócio pode, e deve, ser uma força para o bem. Case consciência social com redes sociais e você avançará muito pela trilha do sucesso.

No final, é sempre melhor ir atrás de seus sonhos. Você nunca saberá o que acontecerá se não tentar. Mas se você se empenhar ao máximo e mesmo assim as coisas não funcionarem, não veja o fracasso como algo totalmente ruim. O considere uma lição e aprenda com ela. Lembre-se: o fracasso não é um beco sem saída. É apenas um obstáculo.

(Perguntas dos leitores serão respondidas em futuras colunas. Por favor, as envie para Richard.Branson@nytimes.com e inclua seu nome, país, endereço de e-mail e nome do site ou publicação onde leu a coluna.)

Como desenvolver uma audiência online

Se você tem uma pequena empresa com um orçamento pequeno, o estímulo às vendas começa com a formação de um público leal nas redes sociais, e é algo simples de conseguir:

–Exiba seus produtos no Facebook, Twitter e Instagram. Convide seus amigos a seguirem você, e peça que encorajem os amigos deles a fazerem o mesmo. Postar fotos pode ser valioso. Faça parte das conversas usando hashtags e não deixe de seguir outras páginas e pessoas.

–Encontre defensores de sua marca nas redes sociais. Quem será inspirado por seu produto? Quem provocará discussão a respeito dele? E lembre-se: essas pessoas não precisam ser celebridades.

–Não esqueça de acentuar as coisas boas que está fazendo. Seu negócio deve ter consciência social –-certifique-se de que seus esforços façam parte da conversa nas redes sociais.