Topo

Quando é hora de passar as rédeas

15/07/2015 00h01

P.: Sou um empreendedor aspirante e um grande fã seu. Comecei a lançar negócios bem jovem (tenho atualmente 25 anos). Apesar de muitos não terem se saído bem, atualmente sou coproprietário de duas empresas –-uma agência de viagem e site voltados para o surfe e uma empresa de exportação de frutas.

Minha pergunta é: como dominar a arte de criar empresas que possam posteriormente ser dirigidas com sucesso por outras pessoas? E como motivar a pessoa à qual você delegará a responsabilidade da gestão para que cuide da empresa como se fosse dela? Além disso, é possível fazer isso com empresas de pequeno e médio porte, que não ganham milhões de dólares?

–Gad Levy, Israel

R.: Assegurar que outra pessoa possa posteriormente dirigir a empresa que você está construindo depende de uma coisa chave: encontrar ou não a pessoa certa. Como apontei antes nesta coluna, as pessoas que você contrata determinarão seu sucesso ou não –-e isso é verdadeiro independente de quão grande seja sua empresa.

Esse é o motivo para eu insistir em estar envolvido nas decisões de contratação de nível sênior de todas as nossas empresas Virgin ao longo dos anos, mesmo que isso às vezes signifique que os candidatos precisem voar até a Ilha Necker para me encontrar –-uma prática da qual ninguém ainda se queixou!

Estou certo que não sou o único empreendedor que entende quão importante são as decisões de contratação. Meu amigo Larry Page, o cofundador e presidente-executivo do Google –-uma empresa de US$ 400 bilhões que contrata mais de 4 mil pessoas por ano-– insiste em ter a palavra final sobre fazer ou não uma proposta de emprego para alguém sendo considerado para um papel de liderança.

Assim que você delega responsabilidades, as pessoas que tomam as decisões cuidarão de muitos aspectos importantes de sua empresa. Mas como assegurar que você pode ter 100% de confiança nas decisões delas?

Bem, se você mantiver um fluxo constante de fortes candidatos para cada posição desde o momento que você lançar sua empresa, promover pessoas de dentro poderá ser uma ótima solução. Assim, quando um executivo ou gerente partir, você deve tentar passar o cargo para alguém que já está trabalhando na sua empresa –-essa pessoa já conhecerá os pontos fortes e fracos de sua empresa, e contará com o apoio do restante da equipe.

Dito isso, haverá vezes em que você terá que considerar a contratação de gente nova, particularmente se você estiver em uma situação em que sua empresa estiver estagnada. Nesse caso, certifique-se de procurar pessoas que prosperaram em diferentes setores e cargos –-essas pessoas tendem a ser versáteis, boas para tratar problemas de modo criativo e possuem talentos que podem ser transferidos. Para encontrar esses candidatos, pergunte às pessoas durante as entrevistas que empregos deixaram de fora de seus currículos.

Não se apegue às qualificações. Uma pessoa com múltiplos diplomas em seu campo nem sempre é uma melhor opção do que alguém com mais experiência e boa personalidade.

Outra consideração importante é se um candidato se encaixa ou não na cultura de sua empresa. A pessoa certa expandirá o que você criou, enquanto a pessoa errada poderá minar tudo rapidamente –-e a cultura pode levar tempo demais para ser reconstruída.

Um ótimo modo de avaliar se um candidato se encaixará na cultura de sua empresa é pedir para que dois ou três funcionários que trabalharão com aquela pessoa participem do processo de entrevista em algum momento e façam algumas poucas perguntas próprias. Esse processo permite que você observe como um candidato interage com eles. Procure indícios sobre se a pessoa é divertida, amistosa e gentil –-indicações de que entende de trabalho em equipe e valoriza ajudar os outros.

Preste bastante atenção para o que os candidatos dizem a respeito de seu setor ou negócio durante as entrevistas. Ocasionalmente, você se deparará com um candidato com tantos entendimentos que você terá vontade de continuar conversando com ele mesmo após o término da entrevista. Se o currículo dessa pessoa não for o melhor, pode ser uma boa ideia correr o risco e contratá-la assim mesmo. Pessoas que veem oportunidades onde outros só veem problemas podem energizar todo seu grupo.

No final, entretanto, a melhor forma de assegurar que sua equipe cuidará de sua empresa é você cuidar dela –-tratá-la com respeito, oferecendo bons benefícios, horário de trabalho flexível e quaisquer outras regalias que puder oferecer. Cuide de seus funcionários e eles cuidarão da sua empresa. É simples assim.