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Formando uma equipe com propósito

Sir Richard Branson, fundador da Virgin Galactic - Stan Honda/AFP
Sir Richard Branson, fundador da Virgin Galactic Imagem: Stan Honda/AFP

31/07/2015 00h01

P.: Sou dona de uma pequena empresa em Israel no setor de atendimento de saúde e nutrição. Sei que para crescer, preciso contratar mais pessoas. Em particular, quero contratar um gerente de projetos e alguém encarregado dos esforços de redes sociais.

O problema é que no momento não posso arcar com gerentes desse tipo. Mas, é claro, sem mais ajuda não posso crescer. Como posso contratar pessoas para me ajudar quando minha empresa não está ganhando muito dinheiro?

–Ayelet Rosenfeld, Israel

R: É verdade que fazer uma empresa crescer com um orçamento pequeno pode ser difícil, especialmente se você precisar contratar pessoas para ajudarem você a expandir e atingir seus objetivos. Mas o tamanho de seu orçamento não deve impedir você de tentar.

Na Virgin, nós geralmente entramos em muitos dos setores em que atuamos como azarões. Isso porque entramos em vários setores como uma marca desafiadora: nós não buscamos apenas provocar uma disrupção nos mercados, mas também mudá-los para sempre.

Nosso status como desafiador frequentemente significa que não contamos com os orçamentos e recursos de empresas maiores e estabelecidas –-mas não deixamos que esse desafio nos impeça. Na Virgin, nós acreditamos firmemente que as pessoas certas, e não grandes verbas, podem levar um negócio ao sucesso.

Assim, meu conselho para você, Ayelet –-e para outras pessoas em sua situação, que querem montar uma equipe com um orçamento limitado-– é parar de querer contratar pessoas apenas por terem currículos extraordinários ou um histórico acadêmico impressionante, e procurar por pessoas que compartilhem sua paixão. Busque trazer pessoas que compartilhem sua motivação e desejem fazer a diferença, e assim você deverá conseguir atrair talento a baixo custo.

O primeiro passo para atrair as pessoas certas é refinar seu propósito.

Pergunte a si mesma: o que seu produto ou serviço deseja atingir? Por que você está fazendo o que está fazendo? Como seu produto ou serviço podem ajudar a criar um mundo melhor?

Se você puder expressar seu propósito de uma forma compreensível e engajadora, a probabilidade será maior de as pessoas reagirem a ele e se identificarem com ele. Além disso, tenha em mente que atualmente está cada vez mais comum as pessoas valorizarem o propósito acima da recompensa monetária por si só no trabalho.

Na Virgin, nós lançamos recentemente a Virgin Sport, e convidamos Mary Wittenberg para preencher o papel de presidente-executiva. Antes de se juntar a nós, Mary trabalhava para a já estabelecida New York Road Runners, uma organização responsável por mais de 50 eventos, incluindo a mundialmente famosa Maratona de Nova York.

Com o lançamento da Virgin Sport, nós esperamos revolucionar os eventos que atraem um grande número de participantes, expandir seu alcance e fazer uma diferença na vida das pessoas. Assim, contatamos Mary, na esperança de que nossa história, propósito e metas para a Virgin Sport a atrairiam para nossa empresa –-um empreendimento novo e, consequentemente, muito menos estabelecido e mais desafiador que a New York Road Runners.

Para nossa alegria, Mary topou a oportunidade. Ela acredita em nosso desejo de desafiar a visão estabelecida a respeito de saúde e fitness, e juntos esperamos começar com tudo para ajudar pessoas de todo tipo a expandir os limites do que se espera delas, e ajudá-las a atingirem a grandeza.

Mas essa não foi a única vez em que Mary seguiu seu coração. Antes de se juntar à New York Road Runners, ela foi sócia de um escritório de advocacia bem-sucedido. Mas, assim como fez com a Virgin Sports, Mary se juntou à New York Road Runners por ter visto uma oportunidade de fazer a diferença.

Felizmente, a história de Mary não é incomum. Muitas pessoas do Virgin Group mudaram de carreira ou deixaram empresas estabelecidas para se juntarem a nós.

A boa notícia para você, Ayelet, e também para nós na Virgin, é que mais e mais pessoas estão à procura de empregos que proporcionem um propósito, não apenas um grande salário. Acerte seu propósito e você atrairá o talento que sua empresa precisa para crescer e ser bem-sucedida.

Assim, passe a oferecer um programa de estágio que forneça uma experiência de trabalho relevante, ou se associe a parentes e amigos. Isso pode ajudar você a preencher sua equipe por ora, sem quebrar seu orçamento. E quando trouxer as pessoas, lembre-se de delegar. Delegar de modo inteligente é uma das coisas mais importantes que qualquer líder pode aprender a fazer direito desde o início.

Montar uma equipe bem-sucedida começa com uma forte definição de propósito. Aqui estão algumas perguntas que você deve fazer a respeito de seu negócio:

–O que seu produto ou serviço busca atingir? Lembre-se, "lucro" nunca é uma boa resposta por si só.

–Por que você está fazendo o que está fazendo? O que motiva a ideia para seu negócio?

–Como seu produto ou serviço ajuda a criar um mundo melhor? Os negócios mais bem-sucedidos atualmente são aqueles que fazem uma diferença na vida das pessoas.

E tenha sempre em mente que não há nada de errado em não saber fazer de tudo, e que você deve trazer pessoas cujos pontos fortes compensem seus pontos fracos. Não há vergonha em reconhecer que você deixa a desejar em algumas áreas. O engajamento com pessoas que possam ajudar você deixará você mais próxima de atingir suas metas.

(Richard Branson é o fundador do Virgin Group e de empresas como Virgin Atlantic, Virgin America, Virgin Mobile e Virgin Active. Ele mantém um blog no endereço www.virgin.com/richard-branson/blog. É possível acompanhá-lo no Twitter em twitter.com/richardbranson. Para saber mais sobre o Virgin Group: www.virgin.com.)