Topo

Descubra o valor da atenção plena no trabalho moderno

Richard Branson

21/08/2015 00h01

O clamor das pessoas em torno dos ingressos para assistir Benedict Cumberbatch encenar Hamlet no Barbican Centre de Londres neste verão chegou às manchetes em todo o mundo. Alguns fãs viajaram milhares de quilômetros para ver este ator admirado assumir um dos maiores papéis de Shakespeare.

Eu não ousaria questionar o brilho de "Hamlet" ou de seu ator principal, mas havia outro evento intrigante na programação de verão do Barbican: "Perdido em pensamentos: uma ópera da consciência". Esta experiência interativa de quatro horas apresenta músicas inspiradas pelos ensinamentos budistas e incentiva a participação do público em práticas de ioga, meditação e até mesmo de alimentação em comunidade. A sua inclusão na programação junto com "Hamlet" é um fascinante sinal dos tempos.

A noção de atenção plena (ou mindfulness, em inglês), um estado mental alcançado pela desaceleração e o foco da consciência no momento presente, está provocano um grande impacto no campo dos negócios atualmente. A vida dos empreendedores sempre foi agitada e estressante, mas, nos últimos anos, o aumento da conectividade agravou as coisas ainda mais. A presença consciente é uma maneira que muitos empresários escolhem para combater o custo dos e-mails 24 horas por dia, longos expedientes e outros aspectos da nossa cultura empresarial acelerada. A líder empresarial Arianna Huffington diz que a atenção plena dá a ela uma vantagem competitiva; Steve Jobs também usava essa prática.

Novas tecnologias transformaram nossos expedientes de trabalho na Virgin. O smartphone, especialmente, parecia trazer apenas pontos positivos, dando às pessoas mais oportunidades para se encontrarem com outras, sem perder o contato com o escritório. Afinal, as melhores ideias em geral surgem de experiências na vida real e de encontros face a face --com colegas de trabalho, clientes ou o público.

Mas logo todos começaram a notar que, o trabalho e a vida privada, antes estritamente segregados, começaram a se misturar. O aumento da conectividade também significa que você está sempre em sua mesa de trabalho.

O estresse agora é uma ameaça muito real para muitos trabalhadores de todo o mundo, e é por isso que tomamos o passo de introduzir férias ilimitadas e opções de trabalho flexíveis em nossa sede, na Virgin. Outras empresas também intensificaram seu foco na saúde do empregado. Arianna me contou no ano passado que, no "Huffington Post", a introdução de lanches saudáveis, além de um programa de bem-estar e de treinamento da mente deixou a equipe mais em forma e produtiva.

O truque para não se estressar a ponto de quebrar é ditar a maneira que a tecnologia complementa o seu negócio e seu estilo de trabalho, em vez de permitir que seus dispositivos e software ditem as regras. Uma ideia que está fazendo a diferença é o conceito de “fracasso rápido” (talvez devêssemos chamá-lo de “fracasso inteligente”).

Deixe-me explicar: há exemplos famosos em toda a história em que a persistência de um candidato a inventor valeu a pena --James Dyson precisou de milhares de tentativas até aperfeiçoar seu protótipo de aspirador de pó, por exemplo, enquanto Thomas Edison passou por cerca de 10 mil protótipos fracassados antes de criar a lâmpada elétrica com sucesso. Você pode imaginar como eles poderiam ter se beneficiado de um processo de fracasso mais curto.

Na Virgin agora temos processos de "falha rápida" e tecnologias que poupam tempo. Na Virgin Australia, por exemplo, contamos com uma tecnologia que reúne dados sobre tudo o que fazemos; um diálogo aberto com nossos clientes através da mídia social que nos permite responder ao feedback em tempo real; e um Laboratório de Ideias, a nossa plataforma de inovação interna, que encoraja os "campeões da inovação" a apresentarem possíveis soluções para os problemas que o negócio possa estar enfrentando. Isto significa que não temos medo de cometer erros, já que podem ser corrigidos rapidamente, e as lições podem ser aprendidas e implementadas velozmente também.

Esta busca incessante pelos melhores produtos e serviços para nossos clientes em todas as empresas do grupo Virgin é essencial, pois nunca queremos ficar parados. A busca pela inovação, é claro, requer uma força de trabalho talentosa e dedicada --e precisa de velocidade, que também pode causar tensão. E é aqui onde entra o treinamento da mente para a presença consciente, algo que deve ser tão valorizado quanto qualquer grande atualização tecnológica.

Quando saí de férias com a minha família recentemente, não tive medo de ativar a mensagem automática de e-mail dizendo que estava fora do escritório. Quando foi a última vez que você fez isso? Se você não consegue se lembrar, então talvez seja hora de desacelerar, desligar o telefone e se concentrar no presente.

Sua empresa se beneficiará disso.

Rápido, mas saudável

As oportunidades de negócios e a produtividade que as novas tecnologias podem trazer são grandes --mas não deixe a tecnologia assumir o comando.

- Se você for proprietário de uma empresa, lembre-se que um tempo de férias robusto e opções de trabalho flexíveis são bons para os negócios. Se você for empregado, certifique-se de tirar proveito de tais benefícios.

- Certifique-se de que as tecnologias que você usa complementam o seu estilo de trabalho - elas não devem estar ditando as regras.

- Se você não consegue se lembrar da última vez que escolheu conscientemente desacelerar e se concentrar no presente, provavelmente faz tempo demais. Faça disso uma prioridade.