Topo

Obstáculos são parte importante da vida; aproveite-os

Sonny Tumbelaka/AFP
Imagem: Sonny Tumbelaka/AFP

Richard Branson

14/09/2015 00h02

P: Qual é o seu ponto de vista sobre a adversidade? Como sua vida seria se você não tivesse enfrentado obstáculos em seus empreendimentos?

– Henry Hall, Henry Hall Photography

R:Aprender a superar os obstáculos é uma parte importante da vida – e do empreendedorismo. Essas experiências nos ensinam como superar a adversidade e até mesmo a nos beneficiarmos dela. Como diz o ditado, "mar calmo nunca fez bom marinheiro".

Minha abordagem sempre foi tratar os obstáculos como oportunidades, e então me esforçar para enfrentar os desafios à frente. Mesmo o fracasso apresenta uma oportunidade: não é um beco sem saída – é apenas um obstáculo a superar.

Quase todo empresário tem algum fracasso nos negócios em algum momento. Eu fracassei tantas vezes que nem consigo enumerar todas elas! Mas é por causa desses fracassos que tenho tido sucesso. Todo mundo, e principalmente todo empreendedor, deve receber o fracasso de braços abertos. É somente através do fracasso que aprendemos.

No seu e-mail você menciona que é fotógrafo. Tenho certeza de que você desenvolveu um olhar aguçado – talvez você tenha habilidade para detectar oportunidades e focar naquilo que é mais importante em qualquer situação. Esta é uma das habilidades mais úteis que você pode ter quando os problemas vêm ao seu encontro.

Diante de um obstáculo, eu pessoalmente acho que a melhor forma de lidar com ele é dividi-lo em componentes menores. Pergunte-se: o que posso fazer para afetar positivamente cada parte? Existem coisas que você não pode mudar, é claro. Você tem que aceitar que ninguém pode sempre vencer todas as batalhas, e você tem que aprender com seus erros e seguir em frente.

Enfrentei talvez o maior obstáculo de minha vida quando era muito jovem: eu simplesmente não conseguia acompanhar as aulas na escola. Meus professores achavam que eu era preguiçoso, e foi só muitos anos mais tarde que fui diagnosticado com dislexia e dificuldade de aprendizagem. Mas ao invés de simplesmente desistir, parei de perder tempo e energia tentando me encaixar e fazer as coisas do jeito “certo” (como meus professores ditavam) e comecei a tentar resolver os problemas da forma que eu conseguia.

Uma vez que eu não conseguia aprender muito através da leitura, por exemplo, eu falava sobre a matéria com meus colegas de classe. Esta necessidade constante de me adaptar à minha situação me ensinou a abordar os problemas de forma criativa em todas as áreas da vida.

Depois que meus amigos e eu lançamos a Virgin, nem tudo foi calmaria, especialmente quando entramos em ramos novos. Aprender trabalhando tem sido uma característica definidora da experiência da nossa equipe. Da Virgin Records à Virgin Hotels, cada dia nos trouxe um desafio diferente, que, uma vez superado, nos ensinou mais uma lição útil.

O setor aéreo foi particularmente difícil de assumir. Quando começamos a Virgin Atlantic, tínhamos apenas um avião. Éramos sem dúvida o azarão, e enfrentamos obstáculos a cada esquina enquanto tentávamos colocar nosso negócio para funcionar. Houve problemas com bancos, problemas logísticos e concorrentes de peso que tinham muito mais dinheiro e estavam tentando nos derrubar. Fomos desafiados além dos nossos limites, e parecia que o negócio estava condenado.

Mas nós persistimos. Aprendemos a combater os orçamentos grandes dos nossos concorrentes com um marketing inteligente e memorável. Aprendemos que, em vez de ficar em silêncio, precisávamos ficar à vista do público e responder aos críticos quando a empresa enfrentava dificuldades. E aprendemos que quando permanecemos fieis a nós mesmos, à nossa marca e aos nossos ideais, ganhamos a confiança dos nossos clientes e sua preferência. Teria sido mais fácil para nós abandonar em vez de perseverar – e, de fato, desde então, 16 dos nossos 17 concorrentes originais saíram do ramo.

Se não tivéssemos enfrentado esses obstáculos na Virgin Atlantic e aprendido grandes lições com deles, então não teríamos lançado a Virgin Australia e a Virgin America, além de centenas de outras empresas em vários setores diferentes em todo o mundo.

Há poucas certezas no mundo dos negócios, exceto que você vai enfrentar adversidades e fracassar de vez em quando. Cada história de sucesso de um empresário é uma história de adaptação, revisão e mudança constantes.

Henry, assim como na fotografia, tudo se resume à perspectiva. Quando você se depara com uma situação que é desagradável, difícil ou desafiadora, você pode decidir desistir, reajustar-se a ela, ou transformá-la a seu favor. Obstáculos e desafios são intrínsecos ao trabalho de um empresário – não permita que eles o dissuadam de fazer seu trabalho e nem que o impeçam de realizar seus sonhos.

Tradução: Eloise De Vylder