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Sucesso do novo negócio está no empreendedor, não nos investidores

26/10/2015 06h00

Pergunta: Como um empreendedor esperançoso, gostaria de pedir um conselho sobre como atrair possíveis investidores quando se é jovem. Estou tendo problemas para conseguir um financiamento para o meu plano de negócios só porque tenho 23 anos e não possuo capital líquido.

Tenho bastante experiência e recomendações; o que eu não tenho é uma carreira longa. Comecei a trabalhar como encarregado de bagagens por meio período numa pequena companhia aérea há três anos, enquanto estava na faculdade. Aos 22 eu já tinha um cargo de gerência na United, uma das maiores companhias aéreas do mundo.

Costumo contar esta história aos investidores para demonstrar que eu tenho o que é preciso para conquistar o sucesso, mas tenho sido rejeitado constantemente. Que estratégias alternativas você me sugere para conseguir um financiamento?

– Eric Brewe

Resposta: Eric, em primeiro lugar quero parabenizá-lo por você ter trabalhado e chegado a um cargo de gerência na United Airlines em apenas dois anos. Isso de fato mostra que você é determinado – e, como você vai descobrir, se há uma qualidade de que os jovens empresários necessitam, é a determinação.

Como você provavelmente sabe, eu inaugurei a revista Student aos 16 anos, então sei na pele como pode ser frustrante ser rejeitado várias vezes por possíveis investidores simplesmente porque você não tem experiência. Mas como empresário, você sempre vai encontrar pessoas que acham que sabem melhor do que você como sua empresa deve funcionar, e às vezes elas estarão certas – mas nem sempre é o caso.

A única maneira de conquistar investidores céticos é parar de tentar convencê-los de que você tem o que é preciso, e apenas seguir em frente e abrir seu negócio. Só então você poderá provar que sua ideia realmente funciona.

Deixe-me explicar: a crença de que você precisa de um investimento considerável quando lança um negócio é um mito. O fato é que apenas uma pequena porcentagem das empresas são financiadas desta forma. Há muitos anos, lancei a Student com apenas 300 libras (R$ 1.800), que minha mãe recebeu depois de vender um colar que encontrou na rua. Usei o dinheiro para entrevistar pessoas influentes e convencer companhias a comprarem anúncios na revista.

Mas hoje o jogo mudou completamente. O crowdfunding e as mídias sociais tornaram muito mais fácil para um empreendedor lançar um novo negócio. Se você tiver uma grande ideia, pode descobrir rapidamente se as pessoas vão apoiá-la: basta publicar seu plano de negócios na internet e você receberá um feedback quase instantâneo – ou as pessoas vão adorar sua ideia e vão querer seu produto, ou não.

Uma recepção positiva pode mostrar a possíveis investidores que há demanda suficiente e um mercado concreto para seu produto ou serviço. Mais importante que isso, uma boa resposta na internet pode lhe dar acesso a um crowdfunding que não dependa de sua empresa estar totalmente em funcionamento.

No Reino Unido, outra forma de conseguir um financiamento inicial sem ter de depender totalmente de investidores é requerer um empréstimo para startup, que oferece melhores taxas e termos do que os empréstimos bancários tradicionais. Nós fornecemos esses empréstimos, que podem chegar a 25 mil libras (R$ 150 mil) através da Virgin StartUp. Desde que foi lançada, há 18 meses, a Virgin StartUp financiou mais de 700 empresas.

Além disso, Eric, embora você possa acreditar que conquistar a aprovação, o prestígio e o dinheiro de um investidor seja essencial para seu negócio, no ponto em que você está um investidor pode mais atrapalhar do que ajudar. Ter flexibilidade para mudar e crescer é essencial para as startups, especialmente se você é novo nos negócios.

Tenha em mente que a maioria dos empresários escolhem esse caminho porque querem ser seus próprios patrões. Por que procurar alguém a quem você terá de responder, antes mesmo que um acordo como este seja benéfico? Pergunte a si mesmo: você está realmente disposto a abrir mão do controle tão cedo? Você não preferiria se concentrar em trabalhar com os clientes para criar o negócio dos seus sonhos e buscar um investimento mais tarde, depois que você provou o valor de sua ideia?

Quando me fazem perguntas como a sua, sempre penso no jovem empreendedor que venceu a competição Virgin's Pitch to Rich em 2014. Carl Thomas fundou a MiPic, uma plataforma inovadora que oferece a artistas amadores e profissionais uma forma de vender suas imagens, permitindo que os clientes solicitem impressões e outros produtos, como chinelos e capas de celular, com suas fotos.

Depois que Carl teve dificuldades para encontrar um grande investidor, o prêmio Pitch to Rich forneceu a injeção de capital de que ele precisava e um endosso de peso a seu produto. E à medida que a empresa se desenvolveu, Carl buscou o crowdfunding e um empréstimo para startups para completar o financiamento. Um ano depois, Carl conseguiu o apoio de um grande investidor internacional.

O “seed funding”, ou “investimento semente”, é chamado assim porque a quantidade de dinheiro envolvida pode parecer menor do que o ideal para seu empreendimento iniciante. Mas lembre-se: essas sementes podem crescer e se tornar negócios cada vez maiores. Então, não fique desanimado quando os investidores o rejeitam. O jogo mudou: o segredo para ter sucesso está em você, não neles.

(Perguntas dos leitores serão respondidas em colunas futuras. Por favor, envie a sua para RichardBranson@nytimes.com. Inclua seu nome, país, endereço de e-mail e o nome do site ou publicação onde você lê a coluna.)