Topo

Aprender a explorar os aspectos positivos da pressão é uma habilidade valiosa

Getty Images
Imagem: Getty Images

Richard Branson

05/12/2015 00h03

Outro dia, alguém me perguntou sobre como lido com a pressão. Sem pensar na resposta, eu disse que a pressão é um privilégio –o que realmente é uma ótima maneira de encarar de forma positiva e pró-ativa qualquer desafio.

Posteriormente, eu procurei por "a pressão é um privilégio" para descobrir que mente brilhante tinha cunhado a frase. Ela revelou ser, de modo apropriado, o título de um livro da lendária tenista Billie Jean King. Detentora de 39 títulos do Grand Slam, incluindo 12 vitórias individuais, King com certeza sabe algo sobre lidar com a pressão!

Fui anfitrião recentemente do torneio de tênis Necker Cup na Ilha Necker, no qual amadores jogavam contra astros e lendas mundiais do tênis, como Tracy Austin, Martina Navratilova e Marion Bartoli. Para aqueles de nós que adoram jogar tênis, mas nunca chegaram a ser profissionais, a Necker Cup é uma oportunidade única de testar sua habilidade contra os melhores do esporte (além de todo o dinheiro arrecadado ser destinado a boas causas, como a Virgin Unite).

Mesmo em meio à atmosfera divertida e amistosa da Necker Cup, ainda assim é possível sentir a pressão de jogar bem. Afinal, quem não ficaria ao menos um pouco apreensivo ao se preparar para servir para Novak Djokovic ou ao ser parceiro de Rafael Nadal?

Aprender a explorar os aspectos positivos da pressão é uma habilidade valiosa no tênis e na vida cotidiana. Quando enfrentamos situações ou cenários emocionantes, lidar com o estresse que podem causar nos leva a ficar mais alertas, vivos e atentos. Isso pode ajudar a melhorar nosso desempenho. E lembre-se: quando as apostas são altas, as recompensas são maiores –e a jornada é mais divertida.

Eu aprendi a lidar com a pressão fazendo algo que me causou muito estresse e ansiedade ao longo dos anos: palestras. Atualmente, faço discursos e participo de eventos em todo o mundo, mas no começo eu era um orador muito nervoso. Eu tive dificuldade com isso desde a primeira vez que uma professora me pediu para que me levantasse em frente aos meus colegas de classe, na Escola Stowe, e recitasse um poema. Por ser disléxico, eu realmente tinha dificuldade sempre que tínhamos que fazer algo assim. Além disso, nosso diretor costumava soar um gongo sempre que fazíamos uma pausa longa demais ou cometíamos um erro, e então éramos forçados a marchar para fora do palco sob coro de vaias. Eu me via sendo gongado para fora do palco com regularidade deprimente.

Em vez de desistir de falar em público, acabei aprendendo a converter em energia positiva a pressão intensa que colocava sobre mim mesmo para me sair bem. Como não sou dotado em leitura de discursos formais, trato a ocasião como uma conversa informal, algo em que sou bom. Hoje, posso compartilhar alegremente meus pensamentos com as plateias ao tratar os discursos e aparições públicas como uma grande conversa, independente de estar em uma sala com duas ou 20 mil pessoas.

É claro, ainda fico nervoso quando estou no palco e ainda gaguejo uma palavra ou duas, até mesmo às vezes esqueço minhas falas, mas enquanto me lembrar de que é uma conversa, não uma performance, e tentar me divertir, as coisas geralmente acabam bem. Hoje em dia, adoro colocar pressão sobre mim mesmo para manter a plateia engajada, já que ajuda a manter elevados os meus padrões.

Dito isso, existe pressão em excesso. É preciso equilibrar períodos de pressão elevada com bastante tempo de descanso, reflexão e recuperação, ou não será capaz de se desligar e obter perspectiva. Isso é, em parte, o motivo para o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal e passar algum tempo longe do escritório ser tão importante.

No mundo dos negócios, a pressão pode vir de muitas direções diferentes ao mesmo tempo. Talvez você precise fazer uma apresentação muito importante de modo repentino, um fornecedor não cumpriu sua parte de um acordo ou um funcionário esteja aquém das expectativas –independente de qual seja a situação, você pode se ver de repente encolhendo sob o estresse, em vez de prosperando sob pressão. Mas se fizer uma pausa para se conscientizar e reconhecer de que a pressão pode, de fato, ser um privilégio, você poderá conseguir administrar os resultados de uma forma mais inteligente.

A única forma de melhorar no tênis é praticando e praticando. Quanto mais você servir, maior será seu domínio da técnica. Mais importante, você se tornará mais confiante. O mesmo pode ser dito sobre prosperar sob pressão como um empreendedor. A prática leva à perfeição –ou como diz Billie Jean King, "Os campeões continuam jogando até acertarem".

Situações de alto estresse

A pressão pode ser positiva, caso tenha em mente estes fatores chave:

  • Não considere a pressão simplesmente como um fardo a ser combatido. Lidar com a pressão pode ajudar a melhorar seu desempenho, já que força você a ficar mais alerta, atento e vivo.
  • Não esqueça de se divertir. Lidar com o estresse pode ser agradável se você transformar a pressão que está sentindo em energia positiva.
  • Não fique preso a um estado de estresse constante. Lembre-se de desligar e equilibrar situações de alta pressão com amplo tempo para descanso, reflexão e recuperação.