Topo

Eis um conselho de vida: transforme sua fraqueza em força

Getty Images
Imagem: Getty Images

Richard Branson

21/12/2015 00h05

Pergunta: Como líder de uma companhia tão grande, quais você acha que são seus pontos fortes e suas fraquezas hoje? (Haermana Sivamohan)

Resposta: Como um empresário, você não pode esconder suas fraquezas, não importa se o seu negócio é grande ou pequeno. Elas são óbvias para os seus colegas e funcionários e, uma vez que a estrutura e a cultura de sua empresa vão refleti-las, é provável que os seus concorrentes e clientes também as percebam. Essas deficiências podem se tornar ainda mais evidentes e, em alguns casos, debilitantes, se você tentar fingir que elas não existem.

Ao longo de minha carreira aprendi que é essencial identificar os seus pontos fracos e entrar num acordo com eles. Uma vez que eles estão expostos, você pode lidar com eles e seguir em frente --ou até mesmo transformá-los em pontos fortes.

Ao longo da minha vida, sempre fui muito aberto sobre minha dislexia. Como já escrevi antes, poucas pessoas entendiam que isso era uma deficiência quando eu era criança. Meus professores achavam que eu era preguiçoso e não era muito inteligente, principalmente porque às vezes tinha dificuldade em acompanhar as leituras, ficava entediado com facilidade na sala de aula e passava o tempo fantasiando sobre todas as coisas que eu faria quando saísse da escola.

A chave para transformar uma desvantagem em vantagem é reconhecer as oportunidades que estão diante de você, mesmo que os outros enxerguem apenas desafios. Você precisa ter a coragem de confiar nos seus instintos, e estar pronto para fazer perguntas que as outras pessoas não estão. E você deve aproveitar as chances que as outras pessoas podem perder.

Eu aprendi isso como empresário, quando passei a usar a dislexia a meu favor. Em vez de me esforçar para acompanhar o texto escrito, pedi à equipe para resumir nossas ofertas para os consumidores em poucas palavras. Isso fez com que eu passasse a me concentrar na simplicidade --se a nossa oferta não pudesse ser resumida de forma clara e simples, não podíamos esperar que os clientes comprassem. Eventualmente, isso se tornou um dos meus truques mais poderosos nos negócios, e foi fundamental para o sucesso da Virgin.

Como meus professores também notaram, sou inquieto e insaciavelmente curioso; isso talvez tenha me tornado uma criança difícil de lidar, mas agora definitivamente considero isso uma força. Isso está relacionado com a minha disposição para dizer “sim”, que muitos consideram uma fraqueza e diriam até que é uma com a qual eu venho lutando há algum tempo. Mas eu vejo esses aspectos de minha personalidade como habilidades.

Não me interpretem mal: eu não sou um homem que só diz sim, mas sou um otimista, pois aprendi no início da minha carreira que a oportunidade favorece os corajosos. Eu gostaria de tentar fazer tudo, e a experiência me mostrou que, se uma oportunidade incrível bate à sua porta, e você não está inteiramente certo de como pode se beneficiar com ela, você ainda assim deve dizer sim e descobrir o resto mais tarde.

Embora a minha filosofia do “dane-se, vamos fazer!” nem sempre tenha me levado a grandes vitórias (também tivemos umas derrotas épicas), aprendemos muito com as voltas e reviravoltas que encontramos ao longo do caminho. Isso empurra nossa companhia para fora da zona de conforto e nos instiga a realizar coisas incríveis. E se algo não der certo… Bem, todo mundo, especialmente os empresários, deveria acolher o erro de braços abertos.

Hoje em dia, a minha maior força é a minha capacidade de me divertir --e, novamente, isso pode ser percebido por alguns empresários como uma fraqueza. Normalmente se espera que os líderes apareçam no escritório de terno e gravata, prontos para transmitir autoridade com um olhar severo. Mas sempre acreditei que devemos fazer aquilo de que gostamos, e gostarmos daquilo que fazemos. E depois de mais de 40 anos nos negócios, ainda amo o que faço, e ainda estou me divertindo.

Haermana, todos nós temos pontos fracos --e tenho certeza de que meus amigos, familiares e colegas podem destacar mais áreas nas quais a minha nota é ruim! Mas cada dificuldade em nossas vidas está lá por um motivo: para que possamos descobrir como transformá-la em uma força.

Antes uma fraqueza, agora uma força

Lutar para superar a dislexia já foi o meu maior desafio, mas hoje essa deficiência é uma das minhas maiores forças. Aqui estão duas formas pelas quais eu me adaptei:

  • A dislexia permite que eu me concentre na simplicidade: descobri que objetivos e valores diretos podem oferecer um caminho claro para o sucesso.
  • Aprendi a delegar: sei que nos negócios há aspectos nos quais eu não tenho as habilidades necessárias, então passei a pedir ajuda e delegar algumas tarefas para pessoas mais qualificadas.