Topo

Ala de passistas plus size ganha as ruas e terá bloco em São Paulo

Integrantes do grupo Plusamba - Divulgação
Integrantes do grupo Plusamba Imagem: Divulgação

Olívia Dantas

Colaboração para o UOL

21/12/2018 04h00

De uma ala de passistas especialmente dedicado a mulheres plus size, nasceu o bloco Plusamba, que estreará no Carnaval de rua de São Paulo em 2019.

O projeto tem um ano de existência e reúne 45 apaixonadas por samba que pretendem ganhar mais espaço nos desfiles das escolas. "Queremos estar em todos os lugares, não só na ala das baianas ou com fantasia toda coberta. Não é porque a gente é gorda que não pode sambar", diz Aldria Adiola, coordenadora do grupo. Ela explica ainda que, fora do período da folia, as mulheres se reúnem em ensaios fotográficos, encontros, ações sociais e até para dar workshop.

Aldria Adiola, coordenadora do grupo de passistas plus size - Divulgação - Divulgação
Aldria Adiola, coordenadora do grupo de passistas plus size
Imagem: Divulgação

"Temos que conquistar mais mulheres e mostrar que elas podem ter uma vida plena, acolher essas mulheres, pois muitas já sofrem preconceito dentro de casa por serem gordas. Queremos mostrar a força da mulher, motivá-las para a vida, o bloco foi criado para isso", afirma. O desfile do Plusamba será no dia 9 de março, às 14h, na altura do número 7.000 da Avenida Engenheiro Caetano Álvares, na Zona Norte de São Paulo, e a organização espera que as integrantes do grupo contagiem e conquistem o engajamento da comunidade.

"Queremos fazer um encontro de mulheres plus size. Temos outras escolas que abraçaram o projeto e queremos trazer todas as mulheres da região. O importante é que venha fantasiada com coroa e faixa", orienta Aldria Adiola.

A brincadeira do bloco será incentivar as mulheres a escreverem frases motivacionais nas faixas. "Vamos também comemorar o Dia Internacional da Mulher e fazer uma homenagem no dia do bloco", completa a organizadora.

No final de janeiro, ainda sem data certa definida, haverá uma festa de lançamento do bloco com apresentação das candidatas a rainha, que será escolhida em outro evento a ser realizado em fevereiro.
 

Blocos de rua