Topo

"Saudade": Claudia Leitte lança clipe que remete a M. Jackson no Pelourinho

Maurício Dehò

Do UOL, em São Paulo

30/01/2019 13h43

A cantora Claudia Leitte lançou nesta quarta-feira (30) o clipe para "Saudade", nova música que conta com participação do rapper Hungria Hip Hop e do Olodum. O videoclipe já chegou causando polêmica nas últimas semanas, por conter imagens que remetem ao clipe de Michael Jackson "They Don't Care About Us", gravado pelo norte-americano no Pelourinho, em Salvador.

Entre as cenas que se passam em meio aos casarões históricos, há referências a nomes consagrados da axé music, como Luiz Caldas e Sarajane, além de inserções da época em que Claudinha era vocalista do grupo Babado Novo, onde iniciou sua carreira em 2001. 

Um dos trechos reproduz o cenário em que Michael Jackson (1958-2009) gravou  "They Don't Care About Us", em 1996. Algumas pessoas a acusam de fazer uma apropriação cultural no vídeo, que também conta com o Olodum.

"Minha infância foi em Salvador! Minhas raízes, meu lar! Eu sou o que sou porque cresci no Pelô, brincando de Sara, cantando Luiz, vendo Michael. É lá, com meus pés no chão. Sempre foi lá, com a cabeça no céu!", disse Claudinha, que é natural de São Gonçalo (RJ) e radicada na capital baiana.

De acordo com a cantora, a data de lançamento foi planejada, já que 30 de janeiro é o "dia da saudade". É por isso que o clipe repassa shows de Claudia ao longo de seus 18 anos de carreira, além de ter releituras de Luiz Caldas e Michael Jackson e a presença do Olodum.

 "No clipe, quis ilustrar em cada releitura o meu sentimento de saudade perante minha infância, minhas inspirações musicais, memórias e vivências. Vocês verão ali uma Claudia por inteiro, sem amarras, com o coração aberto, cheio de amor e gratidão. Do que você sente saudade? Eu sinto de tudo que vivi e de coisas que mesmo não estando presente, marcaram minha vida e minha carreira musical. Sinto saudade.", comenta Claudia. 

A direção foi do do publicitário e cineasta Chico Kertész, que gravou o videoclipe em formato de cinema. 

"A canção traz lembranças de coisas que marcaram a nossa música e a participação de Hungria Hip Hop representa o novo. A própria música fala das memórias, do abadá, da saudade, e a gente construiu um roteiro contando um pouco da história do samba-reggae. É uma forma que Claudia encontrou para homenagear a Bahia e exaltá-la. É uma música que fala da Bahia, que traz a batida da gente'', destaca o cineasta. 

Salvador