Topo

Camarote fechado acabou com blocos de Salvador, diz promoter do Recife

Dani Suzuki, Adriane Galisteu e Carla Bensoussan no Carnaval Recife Antigo - Divulgação
Dani Suzuki, Adriane Galisteu e Carla Bensoussan no Carnaval Recife Antigo Imagem: Divulgação

Mateus Araújo

Colaboração para o UOL, em São Paulo

02/02/2019 04h00

Há 12 anos, Carla Bensoussan decidiu acionar sua lista de contatinhos para agitar o Carnaval do Recife com famosos. De lá para cá, nomes como Preta Gil, Sophia Abrahão, Rafael Cardoso, Renato Góes e Adriane Galisteu já marcaram presença na Casa Recife Antigo, espaço VIP hoje hospedado em um casarão do bairro histórico da cidade, de frente para o Marco Zero (confira a programação do Carnaval de Recife).

"Usei como ferramenta um espaço glamoroso para atrair pessoas formadoras de opinião. O desafio era criar uma área de evento e usá-la como isca para promover o Carnaval do Recife", conta a relações públicas e promoter, que neste ano expande a grife de festa com a casa Olinda Tropicana, na cidade vizinha, agora em parceria com o cantor Alceu Valença.

O novo projeto inaugurado no próximo domingo (3), ocupa o casarão de Alceu, numa das ladeiras de Olinda, e é assinado por Bensoussan em sociedade com as produtoras Yanê Valença, esposa do cantor, e Natalia Reis. 

Durante este mês, a cada domingo, e nos quatro dias de Carnaval, o local recebe apresentações da Orquestra do Maestro Spok, com participação de artistas convidados -entre eles, Otto, que canta na abertura. 

A promoter diz que "camarotização" a incomoda. Por isso não gosta de chamar as suas casas de camarotes -segundo ela, a experiência dos seus convidados não se limita a um ambiente interno, fechado. A proposta de Bensoussan vai de encontro com os novos espaços particulares que vêm surgindo no Recife e em Olinda com shows de música sertaneja, axé e funk.

"Meu Carnaval é bem raiz", garante. "Você não vai ouvir sertanejo nem funk. Não é falando mal [dos camarotes que têm esses estilos de música na programação]; mas quero que nos quatro dias de Carnaval meus convidados vivam a nossa cultura. A rua faz parte da nossa festa. Nós mesmos colocamos um bloco todos os dias na rua para os convidados poderem curtir. Minha casa não é um esquema para dentro. Sou completamente contra. Foi esse tipo de camarote fechado que acabou com patrocínios de Salvador, acabou com os blocos."

A próxima ideia da Carla Bensoussan agora é levar o Carnaval do Recife e de Olinda para São Paulo, onde inclusive ela fez uma ação de promoção, no ano passado, com show de Elba Ramalho, Alceu Valença e Almério. "Deu um caldo. Mas meu sonho é fazer um Carnaval 100% pernambucano em São Paulo. De repente uma prévia. A intenção é que essa experiência ative ainda mais a vontade de eles [turistas e patrocinadores] virem para Pernambuco no Carnaval."  

Casa Recife Antigo
Quando: de 1º a 5 de março
Onde: avenida Alfredo Lisboa, 18, Bairro do Recife
Informações aqui.

Olinda Tropicana
Quando: 3, 10, 17 e 24 de fevereiro; e de 2 a 5 de março
Onde: rua Prudente de Morais, 313, Carmo 
Informações aqui.

Recife e Olinda