Topo

Bloco em homenagem a Amy Winehouse estreia no Carnaval carioca

Lola Ferreira

Colaboração para o UOL, do Rio

10/02/2019 23h08

Como seria se a cantora Amy Winehouse (1983-2011) e seu repertório se unissem ao Carnaval? Foi a partir desta ideia que o Bloco da Amy, estreante na festa carioca, decidiu sair às ruas em 2019. Misturando o jazz e o soul da voz rasgada da britânica ao batuque brasileiro, o bloco consegue levantar o público ao mesmo tempo em que se mantém fiel à trajetória da cantora.

Comandado pela cantora gaúcha Lica Tito, o bloco ensaia semanalmente no Jockey Club do Rio de Janeiro, na zona sul e aos pés do Cristo Redentor, até o Carnaval. Lica é a única vocalista do bloco e mantém o alto-astral durante todo o tempo de ensaio, cerca de uma hora. Com a animação de quem estreia no Carnaval e mostrando completo entrosamento com os sete músicos da banda, ela ainda interage com o público, tirando fotos e cumprimentando os mais próximos do palco.

O Bloco da Amy tem no repertório sucessos de Winehouse como "Valerie", "Rehab", "You Know I'm no Good", "Back to Black" e "Me and Mr Jones". Com arranjos inéditos, as músicas ganham nova cara e fazem parecer que foram compostas para o Carnaval, com suingue típico do axé.

Mas esta não é a primeira experiência de Lica com o repertório da britânica: desde 2015 ela homenageia Amy Winehouse com o show "Tributo a Amy" nos palcos do Rio de Janeiro e do país. Em 2019, ela não abre mão do clássico penteado de Amy Winehouse e do delineado que era sua marca registrada. 

Para o show do bloco, Lica e banda também incorporam marchinhas clássicas de Carnaval, como "Índio Quer Apito" e "Cachaça Não É Água". Apesar de ser uma prévia do que seria o Carnaval, o público presente não usava fantasias ou adereços típicos da festa, mas se jogou ao som do batuque.

Nos intervalos, os DJs residentes do The Rock Bar investem nos funks atuais do Rio e de São Paulo para não deixar o público desanimar até o início do segundo show da noite. 

Todo domingo, o ensaio do Bloco da Amy recebe um bloco já consolidado no Carnaval carioca. Neste domingo (10), o convidado foi o bloco que homenageia os pagodes da década de 1990. No próximo domingo (17), o convidado é o Samba de Santa Clara. Os ingressos custam de R$ 45 a R$ 75.

Blocos de rua