Topo

Carnaval de Salvador promete ser o mais democrático dos últimos anos

Prefeito ACM Neto durante lançamento oficial do Carnaval de Salvador - Valter Pontes/Secom
Prefeito ACM Neto durante lançamento oficial do Carnaval de Salvador Imagem: Valter Pontes/Secom

Alexandre Santos

Colaboração para o UOL, em Salvador

21/02/2019 08h06

Sob a promessa de ser o mais democrático dos últimos anos, o Carnaval de Salvador começará oficialmente na próxima quinta-feira (28) com uma megaestrutura montada para fazer jus a tal feito. A abertura será marcada pela tradicional entrega das chaves da cidade ao Rei Momo, no circuito Osmar (Campo Grande).

Decretado o início dos trabalhos momescos, serão sete dias de agito, mais de 700 apresentações e ao menos 800 mil visitantes a se esbaldarem até a Quarta-Feira de Cinzas (6). 

Detalhes da festa foram divulgados nesta quarta (20), em coletiva que contou com representantes dos principais órgãos municipais envolvidos na organização do evento. 

Entre as atrações anunciadas para a primeira noite de festa estão o grupo BaianaSystem, os Irmãos Macedo e a banda Mudei de Nome (ex-Alavontê), que desfilarão sem cordas.

A poucos minutos dali, no circuito Dodô (Barra), ainda na quinta, o público poderá curtir ao som de Daniela Mercury, Claudia Leitte, Saulo, Pegadeira, Harmonia do Samba, Banda Eva, Lincoln & Duas Medidas e Cheiro Híbrido.

Na sexta (1º de março), a avenida irá ferver ao som Parangolé, Magary Lord, Saulo, Psirico, Igor Kannário, Pipoca do Cheiro e La Furia. Já no sábado (2), a folia terá o comando por Major Laser (música eletrônica com Diplo, Jilionaire e Walshy Fire), Katê e Amanda Santiago. 

Margareth Menezes, Lincoln & Duas Medidas e Márcia Freire arrastam a pipoca no domingo (3). 

Chiclete com Banana e Jau, por sua vez, sobem ao trio na segunda (4); enquanto, na terça (5), será a vez de Araketu, Gerônimo, Alinne Rosa, Adriano Rezende, Márcia Castro e Quabales.

Carnaval nos Bairros

Uma das novidades no chamado Carnaval nos Bairros -uma espécie de circuito alternativo da folia- foi o anúncio de uma programação especial no Rio Vermelho, reduto boêmio turisticamente bem frequentado da capital.

Ali, de sexta a domingo (de 1º a 3 de março), quem preferir uma folia menos frenética e mais família terá como opções bailes infantis, a partir das 15h, e apresentações de orquestras, às 17h. 

O formato também será levado às ilhas de Maré, Bom Jesus dos Passos e de Frades, bem como aos bairros e Pau da Lima, Liberdade, Pelourinho, Itapuã, Cajazeiras, Periperi, Piatã e Plataforma. Márcio Victor (Psirico), Sarajane, Gerônimo e Márcia Castro e artistas locais se apresentarão nessas regiões.

Ritmos para todos os gostos

"A festa terá serviços públicos ainda mais aperfeiçoados, folia democrática como nunca antes, com maior número de atrações sem corda nos principais circuitos e no Carnaval nos Bairros, inclusive com baile infantil e apresentação de orquestras. Procuramos sempre reinventar a festa para garantir as novidades com mistura de ritmos e sons e opções para todas as idades e gostos", diz o prefeito ACM Neto.

Sobre o tema que batiza a folia, denominada "O Mundo Escolheu Salvador", o gestor  explica: "Neste ano de 2019, Salvador está bombando e tem o melhor verão da última década. Por isso, foi escolhido este tema porque essa é a verdade: o Carnaval é o momento no qual as pessoas do mundo inteiro voltam as atenções para a cidade".

Salvador