Topo

Debaixo de chuva, Bloco Ritaleena convida público a "mutar, e não mitar"

Anahi Martinho

Colaboração para o UOL, de São Paulo

03/03/2019 19h19

Foi debaixo de um temporal de granizo na Mooca que o Bloco Ritaleena abriu o desfile de hoje ao som de "Doce Vampiro". Comemorando seu quinto ano, o bloco que homenageia Rita Lee escolheu "Mutante" como tema.

O nosso mote deste ano é mutar, e não 'mitar'. É um convite para as pessoas mutarem, abraçarem novas fantasias

Alessa Camarinha, fundadora e vocalista do bloco

O tema vai além da referência ao hit de 1981. "É uma homenagem a todas as fases da Rita Lee, essa mulher que se transforma, que é mutante", diz.

Já a referência ao "mito" é uma alfinetada política da qual não dava para escapar num ano como este. "Acho que este ano todo os blocos estão se posicionando politicamente. O Ritaleena sempre levantou as bandeiras feminista e LGBT."

Fantasiadas de Rita Lee, o casal Priscila Paes e Amanda Rocha seguiu o trio elétrico mesmo embaixo d'água. "Estamos nesse momento de cada um achar sua força. Não falando só dos movimentos LGBT, feminista, mas de cada um. Você tem que ser você na vida. Acho que a Rita Lee representa esse poder de transformação o tempo todo", diz Priscila.

"Com tudo o que acontece no mundo, a gente tem que se adaptar, mas sempre mostrando a força. Cada um pode ser o que quiser, é isso que a Rita nos ensinou", completa Amanda.

Em seu desfile de Pré-Carnaval, no dia 23 de fevereiro, na Rua dos Pinheiros, o bloco contou com a ilustre presença da própria homenageada. "Ela veio, subiu no trio e fez uma 'live' com a gente", relembra Alessa.

Em São Paulo, bloco Ritaleena começa com chuva de granizo

TV Folha

CarnaUOL