|
17/10/2007 - 16h36Buell festeja 25 anos com a superesportiva 1125R Da Infomoto Para comemorar os 25 anos da marca, que serão completados em 2008, a Buell resolveu revolucionar. Apresentada recentemente nos Estados Unidos com pompa pelo idealizador da marca, Erik Buell, a superesportiva 1125R desembarca agora no Brasil, no Salão Duas Rodas 2007, que vai até domingo, em São Paulo. A grande novidade do modelo esportivo está no inédito motor fabricado pela Rotax com refrigeração líquida, em substituição aos já tradicionais propulsores da Harley-Davidson que vinham equipando a linha Buell -- divisão esportiva da Harley -- ao longo dos anos.
A fabricante austríaca, a pedido da Harley, desenvolveu um novo motor de dois cilindros em V a 72º de 1.125 cm³, DOHC (duplo comando de válvulas no cabeçote), capaz de desenvolver 146 cv de potência máxima a 9.800 rpm, e torque de 11,1 kgfm a 8.000 rpm. Nada mal para empurrar os 170 kg de peso da moto. Com isso, este propulsor inova não apenas por ser o mais potente a equipar uma motocicleta Buell, mas também por ser o primeiro a oferecer refrigeração líquida num modelo da marca. A transmissão é de seis velocidades, com a final feita por correia dentada. Destaque também para a carenagem, que pode causar certa estranheza à primeira vista, mas promete uma excelente proteção aerodinâmica. Nessa mesma carenagem estão fixados os espelhos retrovisores, que contam com as luzes do pisca integradas. Nas laterais estão duas semicarenagens que dão um aspecto diferenciado ao desenho do conjunto, além de funcionarem como dutos de ar para o resfriamento dos dois radiadores (um de cada lado).
A curta distância entre eixos (1.387 mm) da 1125R, outra marca registrada Buell, deve continuar privilegiando a agilidade nas tomadas de curva. Na dianteira a nova moto usa suspensões invertidas da marca Showa com tubos de 47 mm de diâmetro e curso de 120 mm. Na traseira, a suspensão é monochoque, também da Showa, com curso de 127 mm e ajustável. Na dianteira o freio é perimetral, ou seja, único disco de 375 mm com pinças de 8 pistões é fixado diretamente na roda. Atrás, um disco simples de 240 mm com pinças de 2 pistões se encarrega de frear esta bela esportiva americana. Segundo o Grupo Izzo, já se pode encomendar o novo modelo, que vai chegar em janeiro na cor preta com o quadro em azul, e cotado entre R$ 50 mil e R$ 60 mil. Para fechar a marca apresenta a nova Ulysses XB12X. As mudanças significativas deste modelo são encontradas na suspensão dianteira com bengalas mais largas e com um maior ângulo de esterço. (por Arthur Caldeira)
|
![]() |